O que pode ser confundido com infecção urinária?

Perguntado por: lreal . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
3.9 / 5 3 votos

A cistite intersticial se confunde com as infecções urinárias causadas por bactérias (causa mais frequente de cistite), por acometer o sistema urinário inferior. Os principais sintomas se dão pela irritação ou inflamação da parede da bexiga, sendo a doença também chamada de Síndrome da Bexiga Dolorosa.

Se você está sentindo dor ao urinar, ou sensação de bexiga cheia, certamente pode estar sofrendo de uma infecção urinária. Muitas vezes esta infecção é silenciosa e passa despercebida, onde o corpo consegue combatê-la naturalmente.

Sintomas de bexiga inflamada: veja quais são eles e como tratar a doença da melhor forma

  • Urgência e aumento da frequência miccional;
  • Baixo volume de urina em cada micção;
  • Ardência ao urinar;
  • Dores na bexiga, nas costas e na região da bexiga;
  • Em casos mais graves pode causar febre e sangue na urina.

Quando ocorre a infecção na uretra, pode haver uma urgência e vontade de urinar com frequência, seguida de dor no canal urinário. Quando a bactéria infecta os rins, pode causar febre alta, dores nas costas (do lado do rim infectado), náuseas e vômitos. Outros sintomas comuns são: Urina leitosa com odor acentuado.

Urocultura. É o exame que detecta e identifica a presença de bactérias no trato urinário. Os rins e a bexiga são ambientes estéreis, onde normalmente não há bactérias, portanto, a urocultura pode indicar a presença delas.

O sintoma clássico da cistite é dor ou ardor para urinar e a necessidade frequente de urinar eliminando apenas pequena quantidade em cada micção. Em alguns casos, o paciente pode urinar sangue ou apresentar dor na pélvis (parte baixa da barriga). A cistite, porém, pode ser absolutamente assintomática.

Dor ao urinar, vontade de ir ao banheiro com frequência e às vezes até presença de sangue na urina. Tanto a cistite quanto a infecção urinária são mais comuns em mulheres, principalmente naquelas que são ativas sexualmente. Isso porque a uretra é menor que a dos homens e em local de fácil acesso a bactérias.

Sintomas da cistite

  • Necessidade urgente de urinar com frequência;
  • Escassa eliminação de urina em cada micção;
  • Ardor ao urinar;
  • Dores na bexiga, nas costas e no baixo ventre;
  • Febre;
  • Sangue na urina nos casos mais graves.

Geralmente os sintomas acabam após 1 dia, mas, se persistirem por mais de 3 dias, é importante que haja uma reavaliação pelo urologista. – Infecção em Homens: A infecção urinária nos homens é mais rara, geralmente associada a doenças da próstata.

Os sinais e sintomas das infecções urinárias variam de acordo com a estrutura do aparelho urinário afetado. Infecções dos rins, por exemplo, costumam causar febre alta e dor lombar. Já infecções da bexiga não costumam cursar com febre, mas podem provocar intensa dor ao urinar.

Beber muita água durante todo o dia ou bebidas com ação diurética (chá verde, hibisco, cavalinha, carqueja e erva-doce) – isso ajuda a diluir a urina e aumenta a excreção urinária. Urinar sempre que sentir vontade – não se deve “segurar” a urina.

Os analgésicos associados com antibióticos ajudam a melhorar o quadro de dor ao urinar, podendo ser prescrito anti-inflamatórios sistêmicos como a nimesulida e ibuprofeno, ou locais como o Pyridium ou Uristat, por exemplo.

O que acontece é que durante a relação sexual, há o transporte de muitas bactérias que naturalmente habitam na região íntima. Elas acabam entrando pela uretra e se instalam na bexiga, onde se proliferam e causam a infecção.

Sangramento visível na urina; desconforto ao urinar, como dor e ardência; aumento da frequência ou urgência em urinar são sintomas para acender o alerta de um possível câncer de bexiga, órgão que armazena a urina antes de ser eliminada do corpo.

Sinais que podem alertar para problemas nos rins

  1. Alteração na urina. A urina é um importante identificador de que algo está errado no funcionamento dos rins. ...
  2. Anemia. ...
  3. Dores nas costas. ...
  4. Cansaço excessivo. ...
  5. Edemas. ...
  6. Coceira na pele. ...
  7. Perda do apetite, náuseas e vômitos. ...
  8. Hipertensão.

Quando não tratada, a candidíase pode provocar infecção urinária. Isso porque a mulher segura a urina devido à ardência que a sua passagem pela região vaginal causa. Além disso, o acúmulo de corrimento é um ambiente propício para a proliferação de bactérias.

De acordo com especialistas, são vários os sintomas, como dor ou ardência ao urinar, diminuição na quantidade de urina liberada, vontade frequente de ir ao banheiro e mudança no odor da urina. Em situações mais graves, a infecção pode ocasionar febre e até a presença de sangue na urina.