O que pode ser confundido com hiperatividade?

Perguntado por: atorres . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.7 / 5 10 votos

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) e o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) são comumente confundidos por apresentarem sintomas semelhantes e que podem comprometer o comportamento, o aprendizado, o desenvolvimento emocional e as habilidades sociais de quem os possui.

Os sintomas do TDAH são diferentes e envolvem, principalmente, problemas com foco e concentração. Já os sintomas de TAG são caracterizados pelos sentimentos de nervosismo e medo constante, mesmo quando não há perigo aparente. Apesar de cada condição ter sintomas únicos, os dois transtornos se espelham.

Em geral, os primeiros sinais do TDAH são notados na escola, quando a criança tem dificuldade para se concentrar, conversa muito com os colegas, não consegue ficar sentada na carteira por muito tempo e precisa se levantar com frequência.

TDAH é um transtorno mental que se desenvolve no momento ou logo após o nascimento, mas os sintomas normalmente não ficam aparentes até a idade de quatro ou cinco anos e, muitas vezes, não até que as crianças estejam no ensino fundamental ou médio.

O diagnóstico correto e preciso do TDAH só pode ser feito através de uma longa anamnese (entrevista) com um profissional médico especializado (psiquiatra, neurologista, neuropediatra).

Testes e exames biológicos, como ressonância magnética do encéfalo, tomografia ou eletroencefalograma são utilizados para excluir outras condições que podem acarretar queixas de atenção e hiperatividade.

Entre os principais sinais da condição, podemos destacar: sono agitado: o paciente hiperativo não dorme tranquilamente. Ele se mexe de forma excessiva, ele fala durante o sono e pode estar constantemente mexendo alguma parte do corpo, como as pernas, ao dormir.

Os sintomas de hiperatividade são notados no comportamento das crianças:

  • Inquietação e agitação.
  • Falar demais.
  • Ansiedade.
  • Agressividade.
  • Irritabilidade.
  • Impulsividade.
  • Falta de atenção.
  • Dificuldade de absorver aprendizados, assimilar regras e compreender instruções.

Neurologista/Neuropediatra – é o especialista que diagnostica, trata e acompanha distúrbios que afetam o sistema nervoso. No caso de suspeita de TDAH em crianças na fase pré-escolar até o ensino fundamental, o neuropediatra é o profissional adequado para confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento.

Qual a diferença entre TDAH e autismo? As diferenças entre TDAH e autismo se relacionam ao campo de dificuldade, enquanto crianças com TDAH têm em geral maior dificuldade no controle inibitório, crianças com TEA apresentam maior dificuldade na flexibilidade cognitiva e planejamento.

Os instrumentos que comumente utilizados no diagnóstico do TDAH são: a entrevista, as escalas Weschler (WISC-III ou WAIS III), as técnicas grafo-projetivas, o Bender, Escala Benzick, os critérios do DSM IV e em alguns casos a lista de REY.

Agitação, inquietação, movimentação pelo ambiente, mexem mãos e pés, mexem em vários objetos, não conseguem ficar quietas (sentadas numa cadeira, por exemplo), falam muito, têm dificuldade de permanecer atentos em atividades longas, repetitivas ou que não lhes sejam interessantes, são facilmente distraídas por ...

Não é incomum que adultos que possuem TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade) também sofram com os sintomas de ansiedade. Essa combinação de transtornos, de ansiedade e TDAH, pode transformar a vida cotidiana em um grande e constante desafio.

Os principais sinais do TDAH em crianças e adolescentes são desatenção, inquietude e impulsividade. O transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) é uma condição crônica caracterizada por um comportamento agitado e impulsivo associado a dificuldades em manter o foco nas atividades.

As mudanças mais comuns são dificuldade de decodificar um texto, falta de organização textual e mudança das ordens lógicas de uma frase. Portanto, as dificuldades da criança com TDAH aparecem mais em contexto escolar, e não na fala.

O diagnóstico de TDAH é feito a partir da análise de sintomas e sinais do paciente, portanto, ele é totalmente clínico. Um especialista conduz a análise do paciente, na anamnese, levando em conta as principais características desse transtorno.