O que pode ser confundido com cinomose?

Perguntado por: opinheiro . Última atualização: 19 de janeiro de 2023
4.4 / 5 6 votos

"Muitas vezes, os sintomas iniciais da cinomose são confundidos como sinais de uma infecção respiratória com tosse, corrimentos nasal e ocular.

Recomenda-se tentar o isolamento de material genético viral no maior número de amostras possível: sangue, urina, secreções conjuntivais, nasais e líquor. Em estudo, swabs conjuntivais representaram as amostras onde o maior número de animais mostrou-se positivo.

Parvovirose X Cinomose
Já no caso da cinomose, o cão pode apresentar os sintomas por meses, e quando o dono ou tutor busca ajuda, o animal já tem danos neurológicos. Na parvovirose há óbitos, mas são menos do que na cinomose.

Depois de afetar a respiração, o amigo de quatro patas passa a sentir desconfortos gastrointestinais. É imprescindível que, já a partir da primeira fase, o pet vá ao veterinário para tratar a doença.

Ribavirina é um antiviral para tratamento da cinomose canina.

Infelizmente a resposta é sim. Assim como qualquer vacina (em humanos também), a formação de anticorpos pode não ser total e deixar o animal sujeito a infecção. Isso acontece por particularidades do organismo de cada animal, que podem interferir na produção dos anticorpos.

O exame custará R$ 20 e entrará no mercado em dois anos. A cinomose, doença responsável por atingir principalmente cães filhotes, é uma virose resistente que sobrevive por muito tempo em locais secos e frios, chegando a resistir até um mês em locais quentes e úmidos.

O hemograma, o PCR e a prova de Elisa são exames pedidos pelos veterinários para diagnosticar a doença alem dos sintomas clínicos.

Quando a doença está em fase terminal, é comum que aconteçam convulsões, paralisia parcial ou total e coma. Devido ao estágio avançado da doença, nesses casos há poucas chances de sobrevivência e, caso fique curado, o cão terá algumas sequelas.

A resposta é sim! Esse medicamento muito utilizado para aliviar esses sintomas em pessoas também pode ser prescrito para cães.

Sim. A cinomose causa uma encefalite que gera a vocalização, o "choro". Costuma cessar após alguns dias.

Os principais sintomas são: Apatia, Perda de apetite, Diarreia, Vômito, Febre, Secreções oculares (remela em grande quantidade), Secreções nasais (pus), Convulsões, Paralisias, Tiques nervosos e falta de coordenação.

É comum confundir os sintomas da doença do carrapato com os sintomas da Cinomose, por isso é sempre importante consultar um veterinário assim que seu cachorro se mostrar apático, triste, prostrado e diferente do normal. A doença é transmitida de um cão contaminado para um cão sadio através do carrapato.

Portanto, antes de continuar, lembramos que não é possível curar a cinomose com remédios caseiros, pois não existe cura ou tratamento veterinário que seja específico e eficaz para curar a cinomose canina. O tratamento sempre irá focar no alívio dos sintomas que o cachorro apresenta.

A cinomose não tem cura, mas, quando é identificada em seu estágio inicial, o tratamento dos sintomas costuma permitir que o animal se fortaleça e seu sistema imunológico combata a ação do vírus, mas infelizmente são casos raros. A taxa de reversão da doença em cães com sistemas imunológicos frágeis é de 15%.

A alimentação – com ou sem ovos – tem um papel muito importante durante o tratamento da cinomose em cães. Ao receber ração de qualidade, que ofereça todos os nutrientes, o organismo do cachorro poderá combater o vírus com mais força.

A vacina para cinomose está dentro do pacote oferecido pelas vacinas V8 , V10 e V11. No caso de filhotes, devem receber três a quatro doses da vacina a partir de 45 dias de vida, com intervalo de 21 a 30 dias entre as aplicações.

Segundo uma crença popular que circula na internet, o suco de quiabo pode prevenir ou mesmo curar cinomose e parvovirose. Mas a verdade é que isso é apenas um mito: não existe qualquer comprovação científica de que o alimento realmente funcione como um remédio que combate essas doenças.