O que pode ser confundido com catapora?

Perguntado por: imoreira9 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 5 votos

Catapora e sarampo são duas doenças que podem ser confundidas, especialmente por causa da forma de manifestação na pele e outros sintomas em comum. Apesar disso, trata-se de patologias diferentes que possuem particularidades importantes.

Após um período de incubação, que varia de duas a três semanas, a doença mostra seus primeiros sinais característicos: febre baixa, surgimento de gânglios linfáticos e de manchas rosadas, que se espalham primeiro pelo rosto e depois pelo resto do corpo.

As bolhas surgem inicialmente na face, no tronco ou no couro cabeludo, se espalham e se transformam em pequenas vesículas cheias de um líquido claro. Em poucos dias o líquido escurece e as bolhas começam a secar e cicatrizam.

Já no caso da catapora, o que vai diferenciá-la da mão-pé-boca é que normalmente na catapora as bolhas se espalham por todo o corpo, enquanto na DMPB elas preferencialmente atingem as áreas da mão, pé e boca.

A erupção da catapora começa com pápulas vermelhas, que se transformam em bolhas cheias de líquido que coçam, eventualmente se rompem e drenam, e depois cicatrizam completamente. Já a do sarampo aparece como pontos vermelhos achatados, embora às vezes possa haver protuberâncias elevadas que não contêm líquido.

O principal sintoma da catapora, a erupção na pele, tem início após um período de incubação que varia entre 10 e 21 dias. Num primeiro momento as lesões são do tipo macular, que se caracterizam por bolinhas vermelhas.

As manchas vermelhas na pele normalmente são lesões dermatológicas comuns, podendo ser causadas por fungos, dermatite atópica, psoríase, pitiríase rósea de Gilbert, alergia, urticária provocada por remédios, contato com substâncias e até problemas no fígado.

Como identificar a catapora
Ela começa com pequenas manchas vermelhas que muitas vezes aparecem primeiro no peito ou pescoço e depois se espalham por todo o corpo. Depois, elas se transformam em pequenas bolhas, cheias de líquido, que normalmente secam em até 48 horas, formando uma crosta vermelho-escuro.

O diagnóstico pode se confundir com o do impetigo. Nos casos graves de varicela, espalha por todo o corpo, enquanto que a varíola, além de espalhar-se por todo o corpo, apresenta erupção na planta dos pés e palma mãos. Varicela e heterogênea, enquanto que a varíola é homogênea.

Às vezes, mesmo quem tomou a vacina pode contrair catapora (isso se chama “varicela modificada”). Quando as pessoas vacinadas contraem a catapora, os sintomas costumam ser leves. Elas têm menos lesões, menos probabilidade de ter febre e recuperam-se mais rapidamente.

As erupções de pele típicas do sarampo (exantema do sarampo) são machas avermelhadas, com discreto relevo, que surgem inicialmente no rosto e se espalham para o resto do corpo de forma descendente. As lesões podem ser abundantes, sofrendo fusão, de forma a criar grandes manchas avermelhadas.

Sintomas de rubéola
Pode haver algum grau de coceira, mas bem mais leve do que na catapora. A rubéola também pode causar febre baixa de até 38 graus, além de dores e inchaço nas articulações.

Os sintomas principais sintomas da rubéola são:

  1. febre baixa.
  2. linfoadenopatia retro auricular, occipital e cervical.
  3. exantema máculo-papular.

Para diminuir a coceira, o ideal é fazer compressa de água fria. As vesículas não devem ser coçadas e as crostas não devem ser retiradas. Para evitar que isso aconteça, as unhas devem ser bem cortadas.

O tratamento específico da catapora (varicela) é realizado por meio da administração do antiviral aciclovir, que é indicado para pessoas com risco de agravamento.

Doenças

  • Catapora.
  • Dermatite atópica.
  • Dermatite de contato.
  • Disidrose.
  • Herpes genital.
  • Herpes simples.
  • Herpes Zóster.
  • Impetigo.