O que pode ser confundido com Candida?

Perguntado por: oximenes . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 9 votos

Clamídia é uma das doenças sexualmente transmissíveis mais frequentes do planeta, mas muitas vezes é confundida com a candidíase. Muitas mulheres confundem clamídia com candidíase, apesar da clamídia ser assintomática em 70% dos casos. A confusão aparece nos casos em que há queimação ao urinar e dor durante o sexo.

Existem algumas características do corrimento vaginal que auxiliam no diagnóstico. O pH da vagina na candidíase é mais ácido, menor do que 4,5 e, além disso, a presença da levedura pode ser confirmada pelo exame a fresco da secreção vaginal com soro fisiológico ou com hidróxido de potássio (KOH) a 10%.

A principal maneira de saber se é candidíase ou tricomoníase é observar a cor e o odor do corrimento vaginal. No caso da tricomoníase, o corrimento geralmente é amarelo ou esverdeado e tem um cheiro forte, já o corrimento da candidíase é esbranquiçado e sem cheiro.

O principal sintoma da vulvovaginite é o inchaço da vulva e da região genital da paciente.
...
Quais os sintomas da vulvovaginite?

  • vermelhidão na vulva e na região genital;
  • eliminação de corrimento mal-cheiroso;
  • coceira intensa na região genital;
  • dor, queimação e desconforto ao urinar;
  • leve sangramento vaginal.

Diagnóstico. Para diagnosticar a candidíase, é feito pelo exame clínico ginecológico, de laboratório e pelo exame de Papanicolau.

Sintomas da Candidíase
Por conta de a clamídia causar infecção na uretra, o paciente, seja ele homem ou mulher, pode ter sintomas como dores e maior frequência para urinar e em mulheres, sangramento vaginal mesmo após o período menstrual, juntamente com dores na região do ventre.

A vagina e a vulva podem coçar ou arder, sobretudo durante a relação sexual. A área genital pode tornar-se vermelha e inchada. A mulher pode ter um corrimento branco, espesso, que lembra o queijo cottage. Os sintomas da candidíase podem piorar uma semana antes do início da menstruação.

Corrimento esbranquiçado
O corrimento branco, ou amarelado, se assemelha a uma nata de leite. Esse líquido é grumoso, ou seja, apresenta grumos.

É causada por um desequilíbrio entre as bactérias anaeróbias e aeróbias e facultativas. Tem como fatores de risco a raça negra, uso de duchas, tabagismo, menstruação prolongada, estresse e comportamentos sexuais de risco. Se caracteriza por um corrimento vaginal homogêneo e esbranquiçado ou amarelado, com odor fétido.

Sintomas da tricomoníase
Nas mulheres, a infecção geralmente começa com uma secreção vaginal de cor amarelo-esverdeada, espumosa, com odor de peixe. Em algumas mulheres, a secreção é discreta.

Os principais sintomas para detectar a tricomoníase são:

  1. Corrimento amarelado ou amarelo-esverdeada;
  2. Coceira;
  3. Odor forte e desagradável;
  4. Irritação vulvar;
  5. Dor;
  6. Dificuldade de urinar.

A mulher com vaginite por Trichomonas pode ter um corrimento vaginal de coloração esverdeada ou amarelada, que às vezes é espumoso, abundante ou ambos. Ele pode ter odor fétido. É possível haver coceira na área genital e a vagina pode ficar vermelha e dolorida (irritada). Assim, a relação sexual pode ser dolorida.

Gino-Canesten® é a marca de tratamento para candidíase Nº1 do mundo*. O comprimido vaginal para candidíase Gino-Canesten® é um tratamento em dose única. A aplicação de 1 dia em dose única pode ser a preferida de mulheres com estilo de vida agitado ou que optam por um tratamento rápido e conveniente.

Deficiência imunológica. O sistema imunológico é um dos responsáveis por manter o equilíbrio da flora vaginal. Por isso, a queda da imunidade é um dos principais fatores que levam ao aparecimento da candidíase, tanto a comum como a de repetição.

Dificilmente a infecção desaparece sozinha e, geralmente, o desconforto é muito grande”, explica André Branco, médico ginecologista. Caso o parceiro também venha a desenvolver sintomas, o tratamento também é indicado. Do contrário, não é preciso.

Quando presentes, os sintomas mais comuns nas mulheres são:
corrimento amarelado ou claro; sangramento espontâneo ou durante as relações sexuais; dor ao urinar e/ou durante as relações sexuais e/ou no baixo ventre (pé da barriga).

Podemos suspeitar de casos de clamídia com os sintomas ou qualquer das seguintes circunstâncias: Um homem com uma sensação de queimação durante a micção e secreção uretral. Uma mulher com desconforto e aumento da frequência urinária, com a cultura de urina negativa. Uma pessoa com outra doença sexualmente transmissível.

A clamídia é transmitida de pessoa para pessoa durante o sexo sem proteção. Pode ser transmitida através do sexo vaginal, anal e oral. Também pode ser passado aos olhos por uma mão ou outra parte do corpo umedecida com secreções infectadas.

O Fluconazol em comprimido, 150 mg em dose única, é o tratamento mais usado para candidíase vaginal. Uma opção com posologia menos cômoda é o Itraconazol 200 mg por dia, por 3 dias. Em relação aos tratamentos por via vaginal, o leque de opções é bem maior.