O que pode ser confundido com a fibromialgia?

Perguntado por: esubtil . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 7 votos

Logo, ela é comumente confundida com uma grande depressão ou com a síndrome da fadiga crônica. Porém, o que é pouco discutido e merece mais atenção, é que a fibromialgia pode também ser confundida com uma crise neural, devido a localização de muitos pontos de tensão neural adversa.

O DIAGNÓSTICO DE FIBROMIALGIA É CLÍNICO, NÃO HAVENDO EXAMES QUE O COMPROVEM. O sintoma mais importante da fibromialgia é a dor difusa pelo corpo. Habitualmente, o paciente tem dificuldade de definir quando começou a dor, se ela começou de maneira localizada que depois se generalizou ou que já começou no corpo todo.

Apesar de causarem muita dor no paciente, a principal diferença entre a fibromialgia e a dor neuropática é que a segunda ataca áreas específicas do corpo, ao contrário da fibromialgia que provoca dor generalizada.

Esse sintoma se manifesta através de uma dificuldade cognitiva para concentração e atenção, bem como problemas na memória. Para Lynna Dutra, de 34 anos com diagnóstico de fibromialgia, foi o “nevoeiro” que fez com que ela percebesse os desafios da condição.

De forma geral, é melhor que os pacientes com fibromialgia evitem ou reduzam o consumo de:

  • Bebidas açucaradas, como refrigerantes, chás industrializados, sucos de caixinha, entre outros industrializados;
  • Carnes processadas, como os embutidos;
  • Alimentos ultraprocessados.

A despeito do avanço tecnológico, nenhum exame de imagem ou de sangue é capaz de detectar a fibromialgia. Nem mesmo a ressonância, ultrassonografia, ou termografia se mostraram capazes de demonstrar de forma fidedigna a presença da doença.

A musculação moderada ajuda a aliviar os sintomas da fibromialgia. Incômodos constantes, fadiga e rigidez muscular faz parte do cotidiano de quem tem fibromialgia, até porque ainda não existe um tratamento realmente efetivo para silenciá-la.

O Médico Reumatologista é o especialista responsável pelo diagnóstico e tratamento de pacientes com Fibromialgia. Abaixo, o Dr.

O que é fibromialgia? Além destes sintomas mais frequentes podemos observar outros, como problemas de memória e concentração, ansiedade, formigamentos e dormências, depressão, dores de cabeça, tontura e alterações intestinais.

É possível trabalhar sim, mas desde que o paciente faça um tratamento para tratar ou pelo menos aliviar as dores! Para muitos profissionais da saúde, a fibromialgia é considerada como uma doença autoimune, mas para outros profissionais a fibromialgia tem cura.

A fibromialgia pode causar alterações na sensopercepção cutânea, o que causa comichão, sensação de coceira na pele. É essencial, nesses casos, uma investigação cautelosa da origem do sintoma com o intuito de descartar outros problemas, como alergia a algum medicamento.

A resposta é: rotundamente, não. Para o caso da fibromialgia: embora distúrbios inflamatórios, infecciosos e autoimunes podem ser considerados como prováveis indutores da fibromialgia, como de outras doenças de origem mal definido, ainda há muito poucos dados para confirmar tal tese.

A Fibromialgia é caracterizada por uma dor crônica e espalhada pelo corpo. Ela tem ligação com o sistema nervoso do paciente e se destaca por atuar principalmente nas articulações, tendões e músculos. Apesar da dor, a pessoa com Fibromialgia não apresenta inflamação ou inchaço nas partes do corpo que doem.

Uma pessoa pode suspeitar da doença quando estiver com dor intensa em grande parte do corpo por pelo menos 3 meses. A dor pode ser descrita de várias maneiras, até mesmo com sensação de queimação ou formigamento.

O aumento de peso nesses pacientes parece estar mais associada a fatores que são comuns tanto a fibromialgia quanto ao sobrepeso ou obesidade. Fatores como SEDENTARISMO, ALTERAÇÕES DO HUMOR, SONO DE MÁ QUALIDADE, ALIMENTAÇÃO INADEQUADA.

As dores de cabeça estão presentes em mais de 50% dos pacientes com FM e incluem enxaqueca e cefaleias tensionais de origem muscular. Os pacientes também relatam parestesias, incluindo sensação de dormência, formigamento, queimação ou sensação de peso, principalmente nos braços e nas pernas.

Dr. Elton Pereira Rezende – O tratamento da fibromialgia é multidisciplinar com acompanhamento do fisiatra, psiquiatra e neurocirurgião, para descartar outras alterações de origem neurológica. Também é necessário o tratamento psicológico e acompanhamento fisioterápico.