O que pode ser céu da boca descascando?

Perguntado por: obarbosa9 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 4 votos

A descamação ao redor da boca é um quadro comum. De modo geral, costuma ser mais frequente entre mulheres. A visita a um dermatologista é essencial para esclarecer a causa da descamação e o tratamento. Entre as possibilidades para a ocorrência, está a dermatite perioral.

Simplificando, sua mucosa oral (sim, todo mundo tem uma) é o revestimento de membrana mucosa no interior da boca, inclusive na gengiva. Uma pesquisa publicada na revista Journal of the Royal Society Interface explica que ela funciona como uma camada protetora.

Isso pode pode ser um caso de infecção por fungo, como a candidíase, ou até mesmo o início de um problema mais sério, como câncer. O profissional vai te fazer perguntas, entender seu histórico familiar e, claro, examinar o local para fazer um diagnóstico e prescrever a melhor solução.

Os principais sinais que devem ser observados são:

  • lesões na cavidade oral ou nos lábios que não cicatrizam por mais de 15 dias;
  • manchas/placas vermelhas ou esbranquiçadas na língua, gengivas, palato (céu da boca), mucosa jugal (bochecha);
  • nódulos (caroços) no pescoço;
  • rouquidão persistente;

Use gomas de mascar e produtos cítricos para estimular o fluxo de saliva. – Diminua o consumo de bebidas com cafeína (café /chá e refrigerantes). – Use enxaguante bucal sem álcool e escolha cremes dentais com adição de cálcio e fósforo.

Os pesquisadores acreditam que essas lesões podem ser causadas por problemas no sistema imunológico e podem ser desencadeadas por estresse, alterações hormonais, determinados alimentos, entre outras coisas.

Se não houver infecção bacteriana ou fúngica, pomadas hidratantes e anti-inflamatórias, como óxido de zinco (presente no Hipoglós) ou Omcilon A Orabase são úteis. Cremes à base de vaselina também são uma opção. Se houver infecção por fungos, pomadas com cotrimazol, nistatina ou miconazol podem ser usadas.

Flogoral é destinado ao tratamento de processos inflamatórios e dolorosos da boca e/ou garganta porque apresenta propriedades anti-inflamatória, antisséptica, analgésica e anestésica.

O HPV na boca ocorre devido ao contato da mucosa oral com o Papiloma vírus humano, por meio de contato direto com lesões feridas, que podem ocorrer durante o beijo ou o sexo. As feridas são mais comuns nos lábios e borda lateral da língua, embora qualquer área da superfície bucal possa ser afetada.

A mucocele, também conhecida como cisto mucoso, é uma espécie de bolha que se forma no lábio, língua, bochechas e/ou céu da boca. É provocada pelo acúmulo de saliva no interior do tecido, isso pode acontecer pelo rompimento de canais que transportam a saliva devido a algum trauma ou pancada local.

estomatologistas

Os estomatologistas são especialistas no diagnóstico das doenças da boca.

O que podem ser as feridas no céu da boca?

  • Aftas. As aftas são machucados arredondados que se apresentam na coloração amarelada ou branca com bordas vermelhas. ...
  • Candidíase oral. ...
  • Câncer bucal. ...
  • Herpes. ...
  • Mantenha uma alimentação saudável. ...
  • Faça a boa higiene bucal.

O palato, que é o céu da boca, divide-se em duas partes. A parte anterior possui sulcos e é dura (palato duro). A parte posterior é relativamente mole e macia (palato mole).

Normalmente, é indicado a aplicação de corticoides ou anestésicos tópicos, de acordo com a prescrição médica. Além disso, há também a opção de auxílio terapêutico através da laserterapia infravermelha de baixa potência.

Dores de cabeça frequentes, muitas vezes com vômitos. Alterações na visão ou mudanças repentinas de comportamento. Perda de apetite ou perda de peso não planejada. Aparecimento de pintas novas ou manchas na pele, que mudam de tamanho, forma ou cor.

São eles:

  • Carcinoma de células escamosas. A maioria dos cânceres de cavidade oral e de orofaringe (cerca de 95% dos casos) pertence a esse tipo. ...
  • Câncer de boca relacionado ao HPV. ...
  • Carcinoma verrucoso. ...
  • Carcinoma de glândulas salivares menores. ...
  • Linfomas.

A lesão do câncer geralmente não dói e a da afta é dolorida. A lesão do câncer não cicatriza e a da afta cicatriza de 7 a 14 dias. A lesão do câncer tem diferenciação celular na biópsia e a da afta não.

Doenças — doenças que afetam as glândulas salivares, tais como diabetes, doença de Hodgkins, mal de Parkinsons, HIV/AIDS e síndrome de Sjögren, podem causar boca seca.