O que pode ser casquinha no ouvido?

Perguntado por: aporto . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.3 / 5 16 votos

Pode resultar de alterações da pele do canal auditivo, causadas por fungos, dermatite crônica ( inflamação da pele), dermatite seborréica ( semelhante à caspa dos cabelos), cera seca e laminada, e alergia, com repercussão neste local.

A infecção fúngica do canal auricular causa mais coceira do que dor e as pessoas têm a sensação de entupimento do ouvido. A infecção fúngica causada pelo Aspergillus niger geralmente leva à formação de pontos preto-acinzentados ou amarelos cercados por material com aspecto algodonoso no canal auricular.

A dermatite seborreica, por exemplo, é uma condição semelhante à caspa do couro cabeludo. A cera é seca, escamosa e abundante. Alguns pacientes sentem uma melhora na coceira no ouvido ao diminuir a ingestão de certos alimentos agravantes como gordura, açúcar, chocolate e amido.

Quando as placas estão localizadas perto do conduto auditivo, a audição pode ser diminuída como quando se forma um rolhão de cera no ouvido. O desconforto estético da psoríase da orelha deve ser considerado, sobretudo se os cabelos não cobrirem as orelhas.

O álcool absorve a água e o ácido acético do vinagre mata as bactérias ou fungos que crescem em pele úmida ou molhada. Incline a cabeça, puxe a orelha para cima e aplique uma medida completa do conta gotas no canal do ouvido.

A cera de ouvido é um óleo natural do corpo que hidrata e protege o canal auditivo. Acontece que algumas orelhas não produzem cera suficiente e, como resultado, a orelha fica seca e pode apresentar descamação. A cera e o óleo produzido pelo organismo auxiliam na limpeza e na saúde auditiva.

A dermatite seborreica não pode ser transmitida de uma pessoa a outra, não é contagiosa. Na verdade, é uma doença da pele que em alguns casos pode ficar muito visível e afetar consideravelmente a qualidade de vida de do paciente.

"Se os micro-organismos invadirem a região mais interna do ouvido, podem atingir os nervos auditivos, e isso pode afetar o sistema nervoso central e pode ocasionar, em alguns casos, a meningite. Tem que tomar cuidado, principalmente as crianças, que o sistema imunológico ainda está em formação, e idosos também.

A otite é a consequência da ação de alergias, vírus, fungos ou bactérias. Ela pode atingir as três regiões do ouvido (externa, média e interna), provocando desconfortos que afetam drasticamente a qualidade de vida de uma pessoa, como tímpano inflamado e até o rompimento do tímpano, o que piora a infecção.

Ela pode ser desencadeada por queimaduras graves, tratamentos intempestivos (como uso ou retirada abrupta de corticosteroides), infecções ou por outro tipo de psoríase mal-controlada. Também é uma forma grave da psoríase e muitas vezes é preciso internação hospitalar para seu controle.

Para tratar a dermatite seborreica no couro cabeludo, passe primeiro um shampoo antifúngico, como o cetoconazol, para aliviar a coceira. Em seguida, para a limpeza, use um shampoo superleve especialmente formulado para couros cabeludos sensíveis.

Os medicamentos para combater a dermatite seborreica

  • O cetoconazol(1,2,3): É um dos mais antigos tratamentos para a dermatite seborreica. ...
  • A ciclopiroxolamina(4,5): ...
  • O sulfeto de selênio(6): ...
  • Os sais de lítio(7, 8): ...
  • Os corticoides tópicos (9, 10, 11):

Em otorrinolaringologia, eczema é uma reação alérgica da pele do conduto auditivo. Como característica, causa uma expressiva coceira nos ouvidos do paciente. Podem ocorrer, também, descamações da pele com constantes obliterações do conduto. Por ser de causa alérgica, o eczema não tem cura.

Psoríase não é contagiosa: Não se sabe ainda o que provoca a psoríase. As causas estão relacionadas a questões genéticas, imunológicas, ambientais e psicológicas. Mas uma certeza você pode ter: a psoríase não é contagiosa. Ninguém pega psoríase pelo toque, ao compartilhar roupas ou objetos ou dormir na mesma cama.

De forma geral, os sintomas da dermatite seborreica são:

  1. oleosidade na pele e no couro cabeludo;
  2. escamas brancas que descamam – caspa;
  3. escamas amareladas que são oleosas e ardem;
  4. coceira, que pode piorar caso a área seja infectada pelo ato de “cutucar” a pele;
  5. leve vermelhidão na área;
  6. possível perda de cabelo.

O que pode ter acontecido? Sentir essa coceira no ouvido pode ser indicativo de alguma doença ou infecção por fungos, a chamada Otite Externa Fúngica, nesta situação o médico otorrinolaringologista ou otoneurologista, pode identificar algumas alterações ao realizar o exame físico, principalmente, por meio da otoscopia.

A Dipirona certamente, se o paciente não tem nenhum histórico de alergia a medicação, a Dipirona pode ser usada para alívio da dor de ouvido. Mas não recomenda-se usar nada diretamente no ouvido. Azeite quente, álcool, óleo de bebê, nada deve-se pingar diretamente no ouvido. Primeiro, pelo risco de lesão.

uso de antifúngico tópico (2-4): como opção sugere-se o uso de Clotrimazol solução 1% de duas a três gotas no(s) ouvido(s) afetados por duas a três vezes por dia. A terapia deve ser continuada até cerca de 14 dias após a terapia ter obtido aparente sucesso.

O melhor tratamento para aliviar a coceira em orelhas secas é parar de remover a cera e proteger os ouvidos em ambientes agressivos (muito quente, frio, ventanias...). Também é recomendável usar alguma solução lubrificante, como óleo mineral ou óleo de bebê para aliviar o ressecamento da orelha.

Os sintomas comuns de infecção no ouvido incluem:

  1. Dor de ouvido.
  2. Coceira no canal auditivo.
  3. Dores de ouvido.
  4. Febre.