O que pode ser caroço no cotovelo?

Perguntado por: isubtil2 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 18 votos

É a inflamação da bursa, um tipo de almofada que fica entre o osso e a pele, amortecendo o impacto no cotovelo. Caso ocorra traumas ou apoio prolongado sobre a bursa, esta pode ficar inflamada. Algo muito comum em certas profissões em que se apóia o corpo sobre o cotovelo, como pintores e bombeiros hidráulicos.

Para o tratamento e o controle da Bursite do Cotovelo há algumas recomendações gerais como suspender as atividades que coloquem pressão sobre os cotovelos, utilizar compressas de gelo por 15 ou 20 minutos e fornecer compressão médica na área afetada para diminuir o inchaço.

Bursite no cotovelo: sintomas e diagnóstico

  • Dor e rigidez na articulação afetada;
  • Fraqueza muscular;
  • Redução da amplitude de movimento da articulação afetada;
  • Dificuldade de realizar movimentos simples e diários;
  • Sensação de formigamento;
  • Edemas;
  • Crepitação (estalos e rangidos provenientes da fricção dos ossos).

O que pode causar cisto sinovial? Não se sabe ao certo qual a origem do cisto sinovial, mas de acordo com especialistas é que pequenas lesões da cápsula articular, provocadas por traumas, movimento e esforço repetitivo, podem causar o extravasamento do líquido sinovial para fora da articulação, formando o cisto.

O lipoma arborescens (LA) é um raro processo proliferativo não infeccioso das articulações sinoviais, bursas e bainhas tendinosas. Ele é caracterizado por uma proliferação hiperplástica de células adiposas maduras, que dá origem a uma proliferação sinovial vilosa.

Causas. De forma geral, quem eventualmente sofre com dor no cotovelo, pode apresentar algum tipo de tendinite, bursite ou artrite. Até mesmo uma fratura do braço ou compressão de nervo podem resultar em desconforto na região do cotovelo.

Remédios para bursite
A ingestão de remédios analgésicos e anti-inflamatórios, como Dipirona, Ibuprofeno, Nimesulida ou Diclofenaco, pode ser orientada pelo médico. As pomadas de diclofenaco, Cataflan ou Remon gel, por exemplo, são boas opções de medicamentos de uso tópico.

Quando a dor no cotovelo é causada por alguma inflamação, como a tendinite, podemos observar também outros sintomas, como:

  • inchaços;
  • sensação de calor na região;
  • vermelhidão na pele;
  • formigamentos ou latejamento;
  • sensibilidade.

Os anti-inflamatórios podem ser utilizados no tratamento inicial da bursite. Medicamentos como diclofenaco, nimesulida, cetoprofeno , entre outros, aliviam os sintomas na fase de crise de dor .

A bursite do olécrano, ou do cotovelo, acontece quando a bolsa da região do cotovelo fica inflamada por algum motivo e, o motivo mais frequente está relacionado à pressão, à compressão ou impacto.

A bursite aguda leva a um quadro doloroso que pode durar alguns dias, diminuindo em algumas semanas. No entanto, caso não seja tratada adequadamente e o indivíduo ainda necessite fazer constantemente movimentos repetitivos, a bursite aguda poderá evoluir para uma bursite crônica.

SINTOMAS DA BURSITE Uma pessoa com sintomas de bursite pode notar: - Dor nas articulações e sensibilidade ao pressionar a região ao redor da articulação - Rigidez e dor ao mover a articulação afetada - Inchaço, calor ou vermelhidão na articulação, principalmente quando relacionadas à infecção.

Quando a dor no ombro é preocupante? Se você está com uma dor no ombro persistente e incapacitante e mesmo fazendo o uso de analgésicos de venda livre, o problema continua, pode ser um sinal de alerta para uma condição mais grave, como a bursite.

O que é Gota? A gota é um processo de artrite inflamatória que ocorre devido a um aumento dos níveis de ácido úrico no sangue, causando a formação de micro cristais de monourato de sódio, que ficam depositados nas articulações, tendões e tecidos circundantes, podendo causar inchaço, vermelhidão e dor intensa .

Os tumores contendo tecido gorduroso são os mais comuns tumores mesenquimais. A vasta maior a destes tumores, que são massas de partes moles e contém gordura,são benignos. A sua localização típica é subcutânea e consiste de tecido gorduroso maduro.