O que pode ser calafrio e dor nas costas?

Perguntado por: ialbuquerque . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 17 votos

Febre, calafrios e dor lombar são sinais de alerta para Pielonefrite. Um dos motivos que mais levam as pessoas ao consultório médico são as infecções do trato urinário, que é composto pelos rins, ureteres, bexiga e uretra, sendo cada um deles responsável por uma função na produção, armazenamento e eliminação da urina.

Causas do Calafrio: O Calafrio pode ser causado por uma ampla variedade de doenças infecciosas, algumas das quais são comuns, tais como a gripe. Em alguns casos, o Calafrio pode ser devido a uma condição inflamatória, tal como uma reação alérgica ou uma doença auto-imune, como por exemplo o lúpus.

Nesse momento, um banho morno pode ajudar o corpo a se manter aquecido e evitar a perda de calor por conta do suor, consequentemente evitando os calafrios. No caso de gripe com calafrios e dor no corpo, também é relevante se atentar aos demais sintomas da doença, buscando maneiras de aliviar o mal-estar generalizado.

Aos primeiros sinais de calafrios e de mal-estar, é normal suspeitar que o corpo possa estar entrando em um estado febril. Porém, em situações nas quais o termômetro sequer chega a indicar que a temperatura subiu, muitas pessoas acabam alegando que estão com uma condição chamada febre interna.

Se o termômetro continua nos 36 a 37 graus, não é febre. O que as pessoas chamam de febre interna é a percepção de todos esses sintomas, mas sem o aumento da temperatura, que pode ser causada por stress e as crises de ansiedade, que também podem causar arrepios e tremedeira em todo corpo.

A reação de arrepio está relacionada a um pequeno músculo chamado “músculo eretor do pelo”, que, quando se contrai, faz com que os nossos pelos fiquem de pé. A contração é desencadeada pela adrenalina, hormônio liberado em situações de estresse e euforia.

Calafrios
Nesse caso, eles seguem o sentimento de medo com o qual o paciente está lidando. Normalmente, estão ligados a um evento em que o indivíduo não se sente no controle, colocando-se então em estado de alerta. Ter calafrios constantes pode ser sinal de transtorno de ansiedade.

O calafrio acontece quando os músculos se expandem e contraem repetidamente para gerar calor. Eles podem ser constantes e repetitivos ou podem ocorrer periodicamente. Cada episódio pode ter duração de vários minutos.

Reação ao frio - Está na lista dos tremores mais comuns e acontece porque a queda na temperatura faz com que os músculos se contraiam rapidamente. É uma forma que o corpo encontra para manter-se aquecido: com uma contração involuntária que garante a produção de calor.

Os tremores podem ser provocados por diversos fatores, como o estresse e ansiedade, uso de medicamentos e substâncias, fraqueza muscular, cansaço físico ou doenças. Por ser um fenômeno clínico, os médicos analisam outros sintomas associados para fechar um diagnóstico.

Mas se a frequência ou a intensidade desse frio na barriga aumenta em demasiado, isso pode indicar um transtorno de ansiedade. Se não tratado, ele pode afetar vários aspectos da vida, como a carreira e os relacionamentos pessoais.

A primeira manifestação é a febre alta (39° a 40°), de início abrupto, seguida de cefaléia, mialgia, prostração, artralgia, anorexia, astenia, dor retroorbital, náuseas, vômitos, exantema e prurido cutâneo. Hepatomegalia dolorosa pode ocorrer, ocasionalmente, desde o aparecimento da febre.

Na hipotermia leve, o indivíduo apresenta uma temperatura central entre 35 ºC e 32 ºC. Na hipotermia moderada, por sua vez, a temperatura central está compreendida entre 31,9 ºC e 28 ºC. Por fim, na hipotermia grave, o paciente apresenta a temperatura central menor que 28 ºC.

O transtorno de ansiedade generalizada pode se manifestar de maneiras diferentes em cada pessoa. Além dos sintomas mencionados acima, existem outros que podem ocorrer, como falta de ar, palpitações, coração acelerado, náuseas, suor excessivo, dor de cabeça e alteração dos hábitos intestinais.

É comum sofrer com dores nas costas, ombros e nuca. Os músculos do pescoço ficam travados e a dor é tanta que mal dá para virar de lado. Essa tensão muscular, quase constante, geralmente acompanha os transtornos de ansiedade.

Em caso de “FEBRE INTERNA” o paciente tem a sensação de o corpo estar muito quente, apesar de o termômetro apresentar uma temperatura normal. Sem uma elevação da temperatura. O quadro comum é de o paciente apresentar os sintomas conhecidos de febre, tais como: mal-estar, calafrios e suor frio.