O que pode ser beta hCG baixo?

Perguntado por: aqueiroz . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 4 votos

Um nível baixo de hCG pode significar várias coisas e deve ser verificado novamente dentro de 48-72 horas para ver como o nível está mudando. Um nível baixo pode indicar: Erro no datismo menstrual. Possível aborto espontâneo ou gravidez anembrionada.

Se temos uma gestação em que o Beta-HCG está subindo devagar, não subindo como o esperado, podemos realmente precisar do ultrassom para confirmar a gravidez. A imagem de ultrassom também pode ser traiçoeira. Ela varia muito, tem muita imagem diferente de ultrassom que indica gravidez na trompa.

Um ponto importante a se tratar é quando o beta HCG indeterminado não evolui. Ou seja, quando se repete o exame em tempo sugerido e o valor não aumenta, mas também não reduz. Ou então se cai bastante o valor. O recomendável nesses casos é refazer o exame.

Uma gravidez normal pode ter baixos níveis de hCG e resultar em um bebê perfeitamente saudável. Os resultados de um ultrassom após 5 a 6 semanas de gestação são muito mais precisos do que usando valores de hCG.

Quando os valores de beta HCG estão menores que 5 mlU/ml o resultado é negativo para gravidez. O exame não indica de quantas semanas a mulher está grávida, mas os níveis dosados podem dar uma estimativa do tempo gestacional.

A maioria dos exames de sangue consegue detectar níveis mínimos de hCG de 5 mUI/ml, porém já existem testes supersensíveis que detectam a presença de até 1ou 2 mUI/ml. A maior parte dos laboratórios utiliza os seguintes valores de referência: hCG abaixo de 5 mIU/ml: resultado negativo, não há gravidez em curso.

Quando os níveis de hCG no início da gravidez são inferiores a 1.200 mUI / ml, a concentração de hCG geralmente dobra a cada 2-3 dias. Normalmente, o nível de hCG aumenta em pelo menos 60% a cada dois dias.

A gravidez anembrionária é considerada uma gravidez “inviável”, pois não há possibilidade de o bebê nascer vivo. A maioria das mulheres apresenta sintomas típicos da gestação nas primeiras semanas da gravidez, inclusive com um aumento (temporário) nos níveis de hormônio beta hCG.

O diagnóstico da gravidez ectópica é feito por meio da dosagem do beta-hCG e pelo ultrassom transvaginal. A dosagem de beta-hCG deve ser superior a 2000 mUI/ml e a USG transvaginal visualiza saco gestacional fora do corpo do útero, acompanhado do atraso menstrual.

Em uma gestação normal, a taxa do Beta HCG costuma dobrar a cada 24 ou 48 horas. Quando isto não acontece pode ser indicio de que a gravidez não irá progredir. E nos caso de um pequeno aumento pode ser que tenha alguma complicação. Ainda tem duvida?

Falta de Sintomas de Gravidez
Mulheres, a falta de sintomas no primeiro trimestre não significa que sua gravidez não esta evoluindo bem. Se durante as consultas e principalmente depois de realizar o ultrassom esta tudo dentro da normalidade, não tem porque se preocupar.

Como vimos, suplementos com Biotina também podem interferir no resultado. Medicamentos utilizados para tratamentos de infertilidade também podem levar a resultados incorretos. Outros medicamentos, como antibióticos, analgésicos, anticoncepcionais, não afetam o resultado do Beta-hCG.

Durante a gravidez, níveis de B-HCG abaixo dos esperados ou em rápida diminuição podem indicar um estado anormal, tal como uma gravidez ectópica (fora do útero, nas trompas) ou a ocorrência de um aborto espontâneo. Por isso a importância do monitoramento contínuo do hormônio nos meses iniciais da gestação.

Em se tratando de um exame de sangue, realizado em laboratório, caso ele tenha sido feito antes dessa fase, o resultado poderá ser um falso negativo. Isso porque ainda não há uma quantidade de hormônio hCG circulante que seja suficiente para ser detectada pelo exame.