O que pode ser barulho na barriga e diarreia?

Perguntado por: imello9 . Última atualização: 8 de maio de 2023
4.5 / 5 13 votos

Gases. Alimentos gaseificados, como refrigerantes, carboidratos, doces e gorduras aumentam a formação de gases e dos movimentos peristálticos do intestino. Por conta disso, surgem os barulhos na barriga. Geralmente, não indica uma condição de saúde que precisa ser avaliada.

Caso os barulhos sejam acompanhados por outros sintomas como dor, náuseas, aumento ou endurecimento do abdômen, pode ser indicativo de infecções, inflamações ou obstrução intestinal. Nesses casos, é importante ir ao médico para que sejam feitos exames a fim de identificar a causa e iniciar o tratamento adequado.

O excesso de gases no estômago também pode estar relacionado a doenças gastrointestinais que também causam inchaço abdominal e dor de gases. Em doenças intestinais crônicas como diverticulite, colite ulcerativa ou doença de Crohn, o excesso de gases é um sintoma frequente.

Outras causas de ruídos intestinais hiperativos:

  • Doença de Crohn.
  • Diarreia.
  • Alergias alimentares.
  • Sangramento gastrointestinal.
  • Enterite infecciosa.
  • Colite ulcerosa.

Você deve procurar um médico quando os sinais e sintomas piorarem, quando notar sangue nas fezes e não conseguir se hidratar adequadamente apenas com líquidos por boca. De acordo com o Dr. Andrade, os sinais da desidratação são fraqueza, mãos geladas, tontura ao se levantar e frequência do coração aumentada.

Para interromper a diarreia rapidamente, é importante aumentar a ingestão de líquidos para compensar a perda de água e minerais nas fezes. Você deve consumir alimentos como goiaba, maçã e banana, que promovem a formação de fezes e suprimem os movimentos intestinais. Outra ótima estratégia é tomar probióticos.

Imosec 2mg 12 cápsulas (loperamida) indicado para tratar sintomas da diarreia. É eficaz em quadros de diarréia aguda sem caráter infeccioso e causa específica, diarreias crônicas associadas a doenças inflamatórias, e nas ileostomias e colostomia com excessiva perda de água e eletrólitos.

POR QUE A BARRIGA FAZ BARULHO QUANDO ESTAMOS COM FOME? Todo mundo conhece os sintomas da fome, e a barriga roncando com certeza é um deles. O barulho, muitas vezes constrangedor, é causado pela movimentação de ar e líquidos dentro do estômago e do intestino delgado.

É normal sentir a barriga pulsando, principalmente quando se está deitada. No entanto, apesar de ser apenas os batimentos cardíacos que são sentidos através da artéria aorta, pode indicar também um aneurisma nessa mesma artéria.

Bastante comum quando há maior trânsito intestinal, como em casos de diarreia, todo mundo ouve a passagem desses gases e líquidos. Entretanto, algumas pessoas podem ter algum problema que provoque um aumento desse barulho.

Estes desconfortos são muito provavelmente causados pela ingestão muito rápida de alimentos, pelo stress, sendo que isto pode resultar numa alteração na velocidade dos movimentos no trato intestinal. No entanto, também podem estar associados a outros processos patológicos, tais como a diarreia.

Geralmente, o excesso de gases é preocupante quando é acompanhado de odores fortes, dor, inchaço abdominal ou quando se elimina mais de 20 gases por dia, o que indica a necessidade de procurar um especialista para investigação do problema.

Gases no estômago: como eliminar? 8 dicas

  1. Movimente-se. Sabe o que é bom para eliminar gases no estômago? ...
  2. Faça massagens no abdome. ...
  3. Beba água. ...
  4. Faça chá com ervas. ...
  5. Tome bicarbonato de sódio. ...
  6. Tome enzimas digestivas em caso de intolerância à lactose. ...
  7. Alimente-se melhor. ...
  8. Administre fármacos que agem contra a dor.

Quatro tipos de sons podem ser encontrados na percussão abdominal: timpânico, hipertimpânico, maciço e submaciço. O timpanismo costuma predominar, em função dos gases existentes no aparelho gastrointestinal.

Sons abdominais são os ruídos produzidos no tubo digestivo, no estômago ou nos intestinos delgado e grosso. Esses barulhos são comuns e não representam nenhum problema. Contudo, se eles são muito frequentes, o barulho está diferente do usual ou não há nenhum som, pode ser sinal de algum problema no sistema digestivo.

Da seguinte maneira: gastroenterite viral: caracterizada por diarreia aquosa. A causada pelo adenovírus, por exemplo, pode durar entre uma a duas semanas7; gastroenterite bacteriana: apresenta mais chances de causar prostração, febre e diarreia com sangue.

Índice

  • 4.1. Vômitos como principal manifestação.
  • 4.2. Diarreia aquosa como principal manifestação.
  • 4.3. Diarreia sanguinolenta ou com pus e muco.

Para a maioria das pessoas, a doença se resolve sem tratamento dentro de poucos dias, embora alguns tipos de intoxicação alimentar possam durar uma semana ou mais. Para alguns casos, o tratamento da intoxicação alimentar inclui: reposição de líquidos perdidos na diarreia ou vômito por via intravenosa no hospital.

Durante uma crise de diarreia, pode ser que o médico indique remédios como a loperamida, que atua reduzindo os movimentos peristálticos, aqueles que fazem que o alimento siga o "caminho certo" da digestão, desde o esôfago até o intestino.