O que pode ser barulho de borboleta no ouvido?

Perguntado por: baragao . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.3 / 5 15 votos

A ansiedade altera os níveis dos neurotransmissores que estimulam as vias auditivas, causando o barulho de asa de borboleta no ouvido. Nesse caso, você deve procurar um psiquiatra e um psicólogo para entender como diminuir o seu estresse e sua ansiedade.

Hoje, a maioria dos casos de zumbido causado por FAVDs pode ser tratada com embolização. A embolização é um procedimento realizado sob anestesia geral, que consiste num cateterismo seletivo das artérias responsáveis pela nutrição da FAVD, possibilitando a injeção de material embolizante no interior da lesão vascular.

Por ser um sintoma que indica algum problema no sistema auditivo, o tinnitus pode ter uma ou várias causas. As causas mais simples para o distúrbio, por exemplo, é o acúmulo de cera bloqueando o canal auditivo. Também pode estar associado a alguma doença metabólica, como a diabetes.

“Caso você sinta que o inseto está se movimentando, coloque algumas gotas de óleo ( como azeite, óleo de amêndoas e óleo de cozinha) dentro do ouvido, para imobilizar o inseto. Em seguida, vá a um otorrino para ele efetuar a remoção do mesmo.

Se a duração do zumbido nos ouvidos for superior a três semanas, é importante se atentar se há outros fatores associados, por exemplo: quando além do zumbido, o paciente apresenta sensação de ouvido entupido (plenitude aural), perda de audição e tontura, há a suspeita de Doença de Menière.

Em geral, quando um corpo estranho entra no ouvido, rapidamente é percetível que alguma coisa ali está alojada. No caso dos insetos, pode haver um zumbido e perceção de movimento incomodativos.

O zumbido pulsátil pode ser perigoso? O zumbido pulsátil em si geralmente não é perigoso, embora os sintomas possam ser incômodos para algumas pessoas. Um médico ou profissional de saúde auditiva recomendará tratamentos eficazes para mantê-los afastados.

Na maioria dos casos, o zumbido é uma percepção auditiva “fantasma”, percebida apenas pelo paciente, característica que dificulta a investigação do problema. Pode parecer um chiado, apito, cigarra, cachoeira, panela de pressão ou, mais raramente, o barulho do coração batendo no ouvido ou alguns cliques ou estalos.

Quanto tempo dura o zumbido? O zumbido pode ocorrer muito rapidamente e desaparecer quase imediatamente. Porém, pode igualmente permanecer por vários meses – ou durante toda a vida.

Pessoas que vivem com tinnitus pulsátil (zumbido pulsátil) ouvem com fequência ou sempre sua própria pulsação. portanto, se você experimenta uma sensação de pulsação, constante, nos ouvidos semelhante ao ritmo das batidas do coração, você deve estar com tinnitus pulsátil.

Tinnitus e deficiência auditiva
Muitas pessoas que sofrem de tinnitus devem também ter deficiência auditiva. Apesar de tinnitus ser mais comum entre pessoas com deficiência auditiva, qualquer pessoa pode ter tinnitus. É possível também deficiência auditiva sem contrair tinnitus.

A labirintite emocional é uma situação causada por alterações emocionais como excesso de estresse, ansiedade ou depressão que pode levar à inflamação dos nervos do ouvido ou do labirinto, que é uma estrutura presente no ouvido que é responsável pelo equilíbrio.

O zumbido também está associado a problemas cardiovasculares, como a hipertensão, também conhecida como pressão alta. Como o zumbido tem causas e fatores relacionados diversos, é muito importante entrar em contato com um médico e agendar uma consulta para descobrir a causa do zumbido e iniciar o tratamento adequado.

Doenças neurológicas como a esclerose múltipla também podem ser a causa. Além disso, tumores no nervo auditivo ou vestibular podem ser responsáveis pelo surgimento da sensação auditiva. Os tumores do ouvido também podem, além do zumbido, causar surdez, paralisia facial e perda de equilíbrio.