O que pode ser acordar tremendo?

Perguntado por: uferrari . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 18 votos

Os tremores podem ser provocados por diversos fatores, como o estresse e ansiedade, uso de medicamentos e substâncias, fraqueza muscular, cansaço físico ou doenças. Por ser um fenômeno clínico, os médicos analisam outros sintomas associados para fechar um diagnóstico.

Os tremores podem ser apenas respostas do seu corpo a algo, como: uso de drogas, deficiência de vitamina B12, estresse intenso, baixo nível de glicose no sangue, uma tireoide hiperativa ou danos nos nervos.

Entre as causas de tremores mais comuns estão:

  • tremor psicológico;
  • doença de Parkinson;
  • consequência de acidente vascular cerebral ou esclerose múltipla;
  • doença hepática grave;
  • abstinência de álcool;
  • hipertireoidismo;
  • doenças hereditárias;

Fraqueza muscular, tremores e dormência: Conheça alguns sintomas da deficiência de vitamina E.

Tremores no corpo
Para enfrentar o aparente perigo, nossos membros se preparam para agir, resultando em uma sensação de tremor ou espasmo. Os membros comumente atingidos são as mãos e as pernas, mas outras partes do corpo também podem sofrer com os tremores.

Medicamentos: Drogas de uso oral, como Propranolol, Primidona, Gabapentina, Topiramato e benzodiazepínicos, podem reduzir significativamente o tremor essencial. Injeções de Botox também podem ser uma opção de tratamento, principalmente em tremores vocais e de cabeça.

O tremor de repouso ocorre quando os músculos estão em repouso. Um braço ou uma perna tremem, mesmo que a pessoa esteja completamente relaxada. O tremor fica menos perceptível ou desaparece quando a pessoa move os músculos afetados. Os tremores de repouso geralmente são lentos e largos.

Os dois tipos de tremor incluem: Tremor de ação – um movimento voluntário como levar um copo até a boca. Tremor postural – manter uma posição, de forma voluntária e contra a gravidade, como deixar um braço ou mão estendida ou levantada.

Estresse, medo ou ansiedade - O organismo encara esses momentos de tensão e se prepara para uma reação de ataque. Uma série de hormônios estimulantes são liberados para manter a pessoa em alerta, como a adrenalina. Tais substâncias também levam à contração muscular involuntária que causa tremores, espasmos ou dores.

Lentidão dos movimentos;

  • Sensação de rigidez da musculatura;
  • Perda cognitiva e de memoria;
  • Dificuldades de discriminar odores;
  • Depressão;
  • Alterações da marcha;
  • Dores generalizadas.

Causas para o Tremor no Corpo
A causa é determinada baseada principalmente pelas características do tremor. Em linhas gerais, as causas mais comuns de tremor no corpo são: Tremor Fisiológico Exacerbado. Medicamentos (para asma, anfetaminas, corticosteroides e medicamentos psiquiátricos e neurológicos);

Coração acelerado, tremor nas mãos e pernas, insônia, irritabilidade são sintomas de ansiedade. Quando o nível de ansiedade é desproporcional aos acontecimentos geradores do transtorno, causa sofrimento e interfere na qualidade de vida, gerando diversos sintomas físicos e emocionais.

Medicamentos Inibidores Seletivos da Recaptação de Serotonina (ISRSs), os populares antidepressivos, podem causar efeitos colaterais, como rigidez, tremores e atividade tônica alterada, bem como um aumento do risco de desenvolver resistência à insulina e diabetes mellitus.

Fraqueza muscular é sinal de quê?

  1. A fraqueza se torna mais acentuada ao longo de dias;
  2. Há dificuldade em respirar;
  3. Há dificuldade em levantar a cabeça ao estar deitado;
  4. Há dificuldade para mastigar, falar ou engolir;
  5. Não consegue caminhar.

Desenvolve-se anemia, causando palidez, fraqueza, fadiga, e, se for grave, falta de ar e tonturas. Uma deficiência grave de vitamina B12 pode lesionar os nervos, causando formigamento ou perda de sensibilidade nas mãos e nos pés, fraqueza muscular, perda de reflexos, dificuldade em andar, confusão e demência.

Uma das principais causas de deficiência de vitamina B12 é a anemia perniciosa, na qual há uma deficiência na produção de uma substância essencial para a absorção da vitamina B12 pelo intestino.