O que pode romper os pontos da cesárea?

Perguntado por: aaraujo . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.1 / 5 16 votos

O que causa a abertura dos pontos? A principal causa de deiscência é o aumento da pressão sobre o local da ferida cirúrgica, o que pode acontecer ao realizar esforços físicos em excesso nas primeiras semanas ou até mesmo em casos de tosse ou espirros frequentes.

Diversos motivos podem levar à abertura dos pontos, mas a principal causa é o aumento da tensão sobre o local da cirurgia. Esforço físico em excesso ou até mesmo crises de tosse ou espirros frequentes podem levar à deiscência.

Se você identificar vermelhidão, calor e inchaço no local da cirurgia, saída de secreção vermelho viva ou purulenta, tiver febre ou dor forte no local da cirurgia, que não melhora com os medicamentos prescritos e por fim rompimento de algum ponto, comunique imediatamente seu médico.

A abertura dos pontos é uma complicação considerada rara, mas que pode ocorrer em diversos tipos de cirurgia, em especial no abdômen (abdominoplastia ou cesariana) e nos seios (mamoplastia).

A ferida operatória pós-cesariana deve ser limpa apenas com gaze e solução salina fisiológica, após as primeiras 48 horas, para evitar a formação ou manutenção de crostas hemáticas (restos de sangue), facilitando o momento da retirada dos pontos e a qualidade final da cicatriz (1,2).

As características da loquiação variam ao longo do tempo: cor de sangue nos primeiros 2 a 4 dias; mais rosadas à medida que a perda vai diminuindo; esbranquiçadas ou amareladas após 10 dias.

Uma das formas de saber se a cicatrização não está indo tão bem como esperado é observando uma possível presença de secreção cerosa, como um líquido rosado-amarelado, na gaze.

O seroma é absolutamente normal, pois faz parte do processo de cicatrização da região. As causas mais comuns que podem desencadear são a predisposição genética e a falta de uso de malhas de compressão após a cirurgia.

1 – Não faça esforço físico durante as 2 primeiras semanas ou até que o médico libere. Peça ajuda para realizar as tarefas em casa, inclusive as mais simples, como tomar banho, deitar e levantar da cama. 2 – Evite molhar o local da ferida durante as 2 primeiras semanas para diminuir o risco de infecções.

Se seu parto foi cesárea, você ainda deverá sangrar por algumas semanas. E assim como acontece após o parto normal, você ainda deve esperar a presença de um sangue vermelho escuro que muda gradualmente de marrom/rosado para amarelo/branco ao longo das semanas.

É o sangramento normal no pós parto. Ele ocorre em grande parte, por causa da ferida que surge quando a placenta se separa do útero, mas pode ter sua origem também em cortes e fissuras que ocorram durante o parto. Com a contração natural do útero e retorno ao seu tamanho original, o sangramento diminui até desaparecer.

Passados os cinco primeiros dias, ela pode voltar a se movimentar sem grandes esforços; após duas semanas, pode retomar algumas atividades mais leves. Conforme se sentir confortável, pode aumentar o ritmo, mas atividades mais intensas, apenas após 45 dias.

Para controlar a dor e melhorar a sua recuperação, você vai continuar tomando alguns medicamentos em casa, como analgésicos e antiinflamatórios, por até sete dias. Mesmo assim, durante um mês, é normal sentir fisgadas ou dores no local da cirurgia de vez em quando.

O que acontece com os pontos internos plástica? Os tecidos internos também passam por esse processo de cicatrização. Portanto, o corpo pode levar até 2 anos e meio para recuperá-los totalmente.

Tempo de repouso pós cesárea
Evite carregar peso ou realizar atividades físicas intensas ou esforços em vão, isso pode prejudicar a cicatrização e gerar complicações. Mantenha esse repouso durante sua licença a maternidade até que terminem as fases do Puerpério.

Em geral, de 10 a 15 dias depois da cesárea, a mãe já se sente confortável para voltar ao ritmo normal. Atividades físicas mais intensas devem esperar.

O corte realizado no parto cesárea cicatriza em quanto tempo? A incisão da cesárea, que tem cerca de dez centímetros, tende a cicatrizar depois de duas semanas, em média.

Parto normal - Exercícios pesados, como corridas, são proibidos nos primeiros 45 dias, porque o esforço pode atrapalhar o processo de recuperação. Caminhadas leves, de 20 a 30 minutos, podem ser feitas após o primeiro mês. Esse tempo é variável e depende do condicionamento físico da mulher antes de engravidar.

Aposte em drenagem linfática. Por fim, você pode apostar na drenagem linfática com um profissional qualificado para melhorar o inchaço e a dor da região. Quando a cicatriz de cesárea estiver completamente fechada e seca, será possível massageá-la a fim de melhorar seu aspecto para que a pele não pareça “costurada”.

Levantar da cama: Não levante com a barriga para cima. Você deve virar-se de lado e utilizando os braços, levando as pernas para fora da cama. Amamentar o bebê: A cadeira deverá ter encosto e braço de apoio, colocar um travesseiro nas costas e outro sob o braço que irá apoiar o bebê.