O que pode provocar a extinção dos animais?

Perguntado por: ocavalcante8 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.6 / 5 16 votos

A extinção pode ocorrer por vários motivos, dentre eles, destacam-se a destruição do habitat, competição, doenças, caça e matanças deliberadas, mudanças ambientais drásticas e catástrofes ambientais.

Quando uma espécie se extingue, libera espaço ecológico que pode ser explorado por outra espécie.

Resposta: a) Asteroides, mudanças no nível do mar e correntes, mudança de clima.

Animais em extinção são aqueles ameaçados de desaparecerem da Terra. Desmatamento, mudanças climáticas, caça ilegal e tráfico de animais são alguns dos motivos que têm colocado muitos animais em extinção. Apesar de ser relativamente comum na natureza, o processo de extinção está sendo intensificado pela ação humana.

Para evitar a extinção dos animais é muito importante preservar a natureza, que é o habitat dos animais e de outros seres vivos. Para isso, é necessário barrar devastação, queimadas, poluição dos ambientes, seja por meio de sons ou de gases poluentes, além de abolir a exploração desordenada dos recursos naturais.

As principais consequências da extinção de espécies são a perda de biodiversidade, a redução do fundo genético global do planeta, a diminuição do número de recursos naturais e de variedade alimentar, a redução da capacidade de autorregulação dos ecossistemas e a aceleração da extinção de outras espécies, já que nenhuma ...

Os 10 animais com maior risco de extinção

  • 1 – Urso-polar. O Urso-polar pode ser extinto devido a consequências das mudanças climáticas- Foto: Reprodução/Pexels. ...
  • 3 – Onça-pintada. ...
  • 4 – Baleia-azul. ...
  • 5 – Gorila-da-montanha. ...
  • 7 – Pinguim-africano. ...
  • 8 – Ariranha. ...
  • 9 – Rinoceronte-de-Sumatra.

A extinção é, sem dúvida, importantíssima para o processo de evolução. Imagine que a extinção dos dinossauros no Período Cretáceo nunca tivesse ocorrido. Será que os mamíferos teriam se desenvolvido de tal maneira? Apesar da extinção do Cretáceo ser a mais conhecida, a maior extinção em massa ocorreu no Permiano.

Especialistas coordenados pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade têm, agora, a missão de atualizar esse levantamento todo ano. O Brasil tem 1.249 espécies de animais com ameaça de extinção.

Animais em extinção é uma expressão utilizada, geralmente, para se referir às espécies ameaçadas de extinção. Destruição do habitat, caça e pesca predatórias, introdução de espécies, mudanças climáticas e catástrofes ambientais são fatores que podem levar espécies à extinção.

As principais causas são a caça e a pesca, destruição de habitats naturais, poluição e mudanças climáticas. A poluição é um dos principais pilares da destruição de habitats naturais, devido ao descarte inadequado de lixos em matas, rios, lagoas e mares.

O rinoceronte negro do oeste africano é o animal mais recentemente extinto desta lista.

Com a extinção, nós também perdemos na qualidade e quantidade de alimentos. Sem os predadores, lavouras ficam comprometidas pelo ataque contínuo de pragas. Com a perda de alimentos, há desemprego (muitos produtores e intermediários deixarão de faturar com a venda de sua produção) e prejuízos.

No entanto, é difícil demonstrar quais restos fósseis pertencem a animais extintos e quais não pertencem, o que não impediu a descoberta do que é atualmente o primeiro animal do mundo: a dickinsonia.

A tartaruga-do-casco-mole é considerada um animal sagrado desde o século XV por povos do lago vietnamita de Hoan Kiem. Isso porque muitos acreditam que ela é o lendário Kim Qui, Deus Tartaruga Dourada, presente ao longo da história do Vietnã.

Ameaça de Extinção

  • Ameaças naturais.
  • Ameaças causadas pelo homem: Caça e coleta de ovos. Captura incidental na pesca. Sombreamento. Iluminação artificial / Fotopoluição. Trânsito de veículos. Poluição.
  • Doenças e enfermidades.

7 animais mais raros do Brasil!

  1. Ararinha Azul. ...
  2. Onça Pintada. ...
  3. Lobo-guará ...
  4. Mico-Leão-Dourado. ...
  5. Onça-Parda-Da-Caatinga ou Puma. ...
  6. Boto-Cor-De-Rosa. ...
  7. Tatu-Bola-Da-Caatinga.

Considerado em estado de vulnerabilidade pela lista vermelha do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e em risco de extinção, as principais ameaças ao lobo-guará são caçadores, atropelamentos e a degradação do habitat natural por atividades resultantes da ação humana.

Se considerarmos que a menor estimativa do número de espécies como verdadeira (isto é, que existem mais ou menos 2 milhões de espécies diferentes em nosso planeta**), isso significa que todo ano ocorrem entre 200 e 2.000 extinções.

Desde 1500, um total de 311 espécies de vertebrados terrestres foram declaradas extintas, o que significa que existem mais espécies perdidas do que extintas.

Quais são as melhores medidas para proteger aos animais em extinção?

  • Reflorestar florestas e espaços naturais. ...
  • Evite contaminação. ...
  • Respeite áreas protegidas e parques naturais. ...
  • Lute contra o afago de animais exóticos e a caça de animais. ...
  • Torne-se voluntário para promover medidas para proteger animais em extinção.