O que pode prejudicar a coluna do bebê?

Perguntado por: dassis . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 15 votos

O que prejudica a coluna do bebê? Como a coluna do bebê é muito flexível, qualquer movimento brusco pode causar problemas para o bebê. Desta forma, chacoalhar, sacudir, jogar para cima e colocar o bebê em uma posição que force a coluna, pode ser muito prejudicial para a saúde da criança.

O especialista explica que a moleira facilita a passagem do bebê durante o parto normal. Depois do nascimento, o fechamento da fontanela acontece gradualmente, sendo que a posterior fecha até o segundo mês e a anterior, entre 9 e 18 meses.

Afinal, colocar bebês com menos de 3 meses sentados exerce uma pressão exagerada nos músculos da região da coluna, e não é recomendado nem mesmo com apoios nas costas.

Puxar o bebê para que ele fique sentado é uma ótima forma de fortalecer os músculos de ombro, tronco, braços e costas. Quando você estimula ele a se levantar, o equilíbrio também passa a ser construído.

Na posição sentada, o bebê tem que manter seu corpo ereto e lutar contra a gravidade do contrário, ele se desequilibra e cai. Para se manter nessa postura, sua cabeça fica como que enterrada entre seus ombros, seu pescoço desaparece, seu tronco fica arredondado e curvado.

Suas principais causas são os transtornos congênitos e perinatais, muitas vezes associados a agentes infecciosos deletérios à organogênese fetal, tais como os vírus da rubéola, da imunodeficiência humana (HIV), o vírus Zika, o citomegalovírus; o Treponema pallidum e o Toxoplasma gondii.

Rubéola, toxoplasmose, sífilis e infecções causadas pelo citomegalovírus são as principais causas conhecidas de malformações fetais – entre elas a microcefalia, quando o bebê nasce com o diâmetro da cabeça igual ou inferior a 32 centímetros.

Aos 3 meses, os bebês podem ficar nas cadeirinhas que têm todo o apoio para as costas e também para a cabeça. Entre 5 e 7 meses, podem se sentar com apoio correto para a coluna. Depois dessa idade, já não precisam de suporte para permanecer nessa posição.

O único perigo associado a jogar o bebê para o alto é o risco dele sofrer uma queda ou atingir algum objeto próximo. Chacoalhões ou sacudidas, fazem com que o bebê realize um movimento extremo de aceleração e desaceleração da cabeça, podendo ocorrer graves lesões cerebrais e, em casos raros, até a morte.

De modo geral, os bebês não ficam em pé com essa idade, especialmente porque a musculatura ainda não está pronta. Em situações raríssimas, porém, alguns bebês podem tentar ficar de pé sozinhos e até gostam dessa posição, normalmente quando estão no colo.

Entre três e seis meses de idade, muitos bebês começam a dormir a noite toda. É improvável que seu filho durma 10 horas de uma vez, mas provavelmente dará início a um sono longo e sem interrupções, acordando para mamar apenas uma vez durante a noite. Aos três meses, deverá dormir de 9 a 10 horas por noite.

7 meses

Quando dar água para bebê? Bebês a partir de 7 meses de vida já podem começar a beber água. A oferta de água ocorre simultaneamente com a introdução alimentar. Isso porque ao começar a ingerir certos alimentos, o bebê passa a sentir mais sede.

Com 6 meses aos 9 meses o bebê começa a formular palavras bilabiais como “dada”, “gugu” e a partir de 1 ano podem estar falando palavras como mamãe, vovô entre outras mais simples.

O bebê nunca deve dormir de bruços, segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria. Mas quando o pequeno estiver acordado e atento, colocá-lo nessa posição pode trazer benefícios físicos e motores. Isso poderá ser feito já no primeiro mês de vida, por períodos bem curtinhos.