O que pode piorar a hiperidrose?

Perguntado por: aviana . Última atualização: 10 de julho de 2023
4.8 / 5 3 votos

O sintoma da hiperidrose é justamente o excesso de suor em diversas partes do corpo, principalmente nas palmas das mãos, na planta dos pés e nas axilas, que podem piorar com o calor (apesar de ocorrer também em temperaturas mais amenas), com comidas condimentadas ou com alguns estímulos emocionais.

O suor que observamos na face, no tronco e nas costas estão relacionados ao esforço enquanto o que ocorre nas palmas das mãos e dos pés ocorrem por estímulos emocionais e não costumam ocorrer durante o sono. A hiperidrose parece ocorrer por uma resposta exagerada do cérebro aos estímulos emocionais/afetivos.

Então se você sofre com suor noturno excessivo regularmente, até o ponto de as roupas ficarem muito umedecidas, é recomendável buscar aconselhamento médico.

Tratamento de hiperidrose
No entanto, será encaminhado a um dermatologista. Assim, ele realizará o diagnóstico por meio de exames de sangue, urina, teste de iodo e suor, e teste específico. Após detectar o problema, o especialista indicará a melhor forma de tratamento, havendo variações de paciente para paciente.

Determinando-se o tipo de hiperidrose, é possível dar início ao tratamento. Alguns casos podem ser tratados com produtos tópicos, como antitranspirantes de fórmulas mais fortes. Em outras situações, a toxina botulínica tem aparecido como uma alternativa mais eficiente, principalmente para a hiperidrose axilar.

Os chamados alimentos termogênicos, como o café, o chá verde, o alho e a cebola, aceleram o metabolismo e aumentam a produção de hormônios, entre eles a adrenalina. O resultado é maior transpiração. O mesmo acontece com proteínas e carboidratos em excesso.

Medicamentos: RETEMIC 5MG. São drogas anticolinérgicas ajudam a impedir a estimulação das glândulas sudoríparas, mas, embora eficazes para alguns pacientes, são pouco receitadas. Mas quando corretamente orientadas, e bem usadas, SÃO FANTÁSTICAS PARA HIPERIDROSE GENERALIZADA !

Causas da hiperidrose

  • sintomas de doenças infecciosas, como gripe;
  • distúrbios hormonais, como alterações da tireoide;
  • alimentos picantes, muito condimentados e com cafeína;
  • temperatura ambiente, que quando elevada, também pode influenciar no aparecimento da sudorese.

Diagnóstico da hiperidrose
A hiperidrose pode ser primária ou secundária a uma doença clínica subjacente. É diagnosticada por história e exame, mas pode ser confirmada com o teste de iodo e amido. Para esse teste, solução de iodo é aplicada à área afetada e deixada para secar.

A hiperidrose emocional ou cortical é a forma generalizada, mais evidente nas axilas, palmas e plantas e ao redor da região genital. As glândulas sudoríparas nesses pacientes são normais em número, porém reagem de forma exagerada ao estresse (não é considerado um distúrbio psicológico).

Suor em excesso pode ser hiperidrose. Essa condição é caracterizada pela transpiração excessiva em várias regiões do corpo. Sendo que isso pode ocorrer até mesmo quando se está em repouso. O suor é um recurso fundamental para o bom funcionamento do organismo humano.

Febre que perdura por mais de uma semana e ocorre principalmente no final da tarde e início da noite, suor noturno — daqueles que encharcam os lençóis e travesseiros –, perda de peso sem motivo aparente e ínguas indolores na região da axila e da virilha.

Como a transpiração impede que seu corpo esquente demais e prejudique as funções dele, isso pode ser super perigoso. Se esse for o seu caso, consulte um médico.

Aspiração das glândulas sudoríparas
Habitualmente realizado pelo cirurgião plástico, é um método recomendado para hiperidrose na região das axilas e é uma cirurgia realizada por meio de pequenas incisões para sucção das glândulas responsáveis pela sudorese. A anestesia é local, e o paciente tem alta no mesmo dia.

O procedimento é feito pelo cirurgião com especialidade em cirurgia torácica. A operação de simpatectomia é realizada através de quatro pequenos e discretos cortes, dois de cada lado do tórax, pois a cirurgia é bilateral.

Hiperidrose axilar: situação em que o paciente tem transpiração excessiva na região das axilas, sendo comum formarem-se "halos" de suor na vestimenta. Hiperidrose crânio-facial: situação em que paciente tem transpiração excessiva na região do rosto, em especial na testa.

O valor para botox axilar varia entre R$1.500 a R$2.500. Os valores exatos serão informados pelo médico na avaliação. A toxina botulínica é considerada um dos tratamentos não cirúrgicos mais recomendados para Hiperidrose Axilar (suor excessivo).

Alimentos que ajudam a reduzir o suor excessivo

  • Água. Quando ingerimos bastante água, mantemos o corpo hidratado e contribuímos para o pleno funcionamento. ...
  • Folhas verdes. Folhas ricas em clorofila são grandes amigos de quem quer reduzir o suor! ...
  • Cereais. ...
  • Legumes. ...
  • Frutas.

Cebola e alho: temperos com forte presença de enxofre, substância com maior peso para o mal cheiro corporal; • Couve-flor e Brócolis: vegetais também ricos em enxofre; • Carnes em excesso: quanto mais o consumo de proteínas, mais a produção da amônia no nosso corpo, que deixa o odor do suor mais forte; • Leites e ...

Arritmia, dor no peito, pressão baixa, inchaço, vermelhidão, pressão alta, palpitação, dor de cabeça, nervosismo, insônia, confusão mental, depressão, cansaço, pele descamativa, hiperglicemia, diarreia, desconforto abdominal, dor abdominal, garganta seca, dificuldade para engolir, eructação, flatulência, refluxo ...

RETEMIC® (cloridrato de oxibutinina) alivia os sintomas relacionados com a dificuldades para urinar. O tempo estimado para o início de ação é de 30 a 60 minutos, com o pico de ação ocorrendo após 3 a 6 horas. A duração do efeito é de 6 a 10 horas.