O que pode piorar a bursite?

Perguntado por: obrites . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.7 / 5 11 votos

Se a bursa lesionada for submetida a esforço anormal ou tensão contínua, a inflamação tende a piorar. Dor e inchaço persistentes podem limitar a movimentação, enfraquecendo os músculos. Exacerbações de bursite crônica podem durar vários meses e retornar frequentemente.

O tratamento de bursite envolve, basicamente, algumas medidas sugeridas por médicos especialistas. Entre elas está o repouso, aplicação de gelo no local da inflamação e uso de remédios analgésicos para aliviar a dor.

Um dos motivos para a bursite piorar à noite acontece devido ao relaxamento da musculatura quando o paciente se deita, o que faz com que o úmero se aproxime do acrômio, aumentando o contato da bursa inflamada com esses ossos, provocando dor.

A medicação ou remédio mais usualmente usados para o tratamento da bursite no ombro são os anti-inflamatórios. Os mais comuns são o ibuprofeno, diclofenac, naproxeno, entre outros. A sua toma tem como objetivo aliviar a dor e diminuir a inflamação sempre presente nestes quadros.

No primeiro caso, ela pode durar horas ou dias e normalmente há dor quando a área inflamada é tocada. Além disso, a área afetada pode ficar avermelhada e quente. Já a bursite crônica pode ser resultado de episódios repetidos e frequentes de bursite aguda, que duram semanas ou meses.

Seu tratamento é, a princípio conservador, com medidas analgésicas e fisioterapia, as quais geralmente oferecem bons resultados. Porém, em alguns casos crônicos, a bursite no quadril pode gerar incapacidade para o trabalho, mas isso deve ser comprovado por laudos e perícia médica.

A bursite crônica poderá ser tratada com doses reduzidas, uma vez que os sintomas agudos estejam controlados. Em tenossinovite aguda, tendinite e peritendinite, uma injeção de DIPROSPAN Injetável poderá trazer alívio.

A bursite crônica pode durar muitos meses e ter recorrências múltiplas. Os episódios podem durar de poucos dias a várias semanas. Se a inflamação persistir perto da articulação, a amplitude de movimento pode ficar limitada. Limitação prolongada do movimento pode levar à atrofia muscular.

Você pode utilizar uma bolsa de água quente ou improvisar usando uma toalha molhada com água quente, dentro de um saco plástico, e colocar sobre a região por cerca de 20 minutos ou até esfriar. Tome cuidado com a temperatura para não queimar a pele. A massagem também ajuda a aliviar a dor na região.

Antes de mais nada, a posição deve ser, de preferência, de “barriga para cima”. Você não deve dormir de bruços porque a força da gravidade pode exercer diretamente uma pressão sobre o ombro. Por consequência, você não vai conseguir diminuir a dor nem dormir nessa posição.

Exercícios para bursite no ombro

  • 1 – Desenvolvimento. Você pode fazer esse exercício sentado (a), com a coluna bem apoiada em uma cadeira. ...
  • 2 – Elevação frontal. ...
  • 3 – Puxada alta. ...
  • 4 – Elevação lateral. ...
  • 5 – Exercícios com faixa elástica.

Quanto tempo dura a bursite no ombro? A bursite aguda leva a um quadro doloroso que pode durar alguns dias, diminuindo em algumas semanas. No entanto, caso não seja tratada adequadamente e o indivíduo ainda necessite fazer constantemente movimentos repetitivos, a bursite aguda poderá evoluir para uma bursite crônica.

Se você foi diagnosticado(a) com bursite, atrapalhando a realização de atividades normais do dia a dia e até mesmo incapacitando-o(a) ao trabalho, pode ser que você tenha direito a aposentadoria por invalidez, tudo dependerá do grau da lesão e das consequências físicas que ela trouxer.

Rotação externa: em pé, com as pernas afastadas na largura dos ombros e ligeiramente flexionadas, segurando um halter em uma das mãos e com o braço encostado na lateral do corpo e o antebraço flexionado, faça um giro apenas do antebraço em direção ao corpo e volte à posição inicial. Faça 3 séries com 30 repetições.

Os anti-inflamatórios devem ser usados por poucos dias e devem ser interrompidos logo que a dor começar a diminuir.

Nos casos de bursite séptica, na qual a bursa está infectada, antibióticos também devem ser usados para prevenir a propagação da infecção. É importante aguardar até que todos os sintomas da bursite do quadril tenham desaparecido antes de retomar as atividades regulares.