O que pode passar no cabelo durante a gravidez?

Perguntado por: omoura . Última atualização: 10 de julho de 2023
4.9 / 5 9 votos

Hidratação por meio de substâncias orgânicas, como a manteiga de karité, cupuaçu e óleos vegetais, como o de jojoba, por exemplo; Utilização de babyliss para enrolar as mechas.

Durante a gestação o recomendado é que a mulher não faça nenhum tratamento que envolva a utilização de produtos químicos. Ou seja, relaxamentos, colorações e permanentes devem ser evitados. Em especial produtos contendo amônia ou formol estão contra-indicados durante a gestação pelo risco de algum efeito no feto.

Opte por produtos naturais e suaves, sem componentes que podem deixar seus cabelos mais oleosos, pesados e sem volume. Escove os cabelos com menos frequência. A escovação pode deixar seus fios mais oleosos. Se você pinta o cabelo, fique longe dos produtos com amônia.

A grávida pode pintar o cabelo somente após o primeiro trimestre. No entanto, pode ser que você não consiga usar os produtos com os quais já estava acostumada. Antes de tingir as madeixas, observe se a coloração é livre de amônia, parabeno, propilenoglicol, formol e metais pesados.

Os riscos de cuidar das unhas durante a gravidez são mínimos. Não há provas de que as substâncias químicas envolvidas nesse ritual de beleza – esmaltes e removedores, como a acetona e o tolueno – possam trazer complicações ao feto e ao andamento da gestação.

A indicação é que na fase da gravidez e amamentação sejam utilizados os tonalizantes, que mesmo que tenha menor durabilidade nos cabelos é seguro por não conter além da amônia o chumbo que também é prejudicial à vida da mãe e bebê.

Utilização do Botox Capilar durante a gravidez:
O tratamento não traz nenhum risco à gestação, pois não contém formol nem substâncias químicas como amônia e chumbo, que podem ser nocivas ao organismo.

Também é recomendado para as futuras mamães que deixem o retoque da raiz para depois do parto3. Os fios aguentam a química e não levam nada para a corrente sanguínea, mas a raiz sim. Então é melhor evitar passar a tintura tão na raiz mesmo se você estiver com semanas avançadas de gestação.

O principal risco da ureia é, em casos extremos, acarretar a má formação do feto. Por isso, prefira hidratantes com glicerina, lactato de amônia, aloe vera, dexpantenol, óleo de semente de uva ou óleo de amêndoas, por exemplo.

Portanto, como os cabelos costumam ter o crescimento acelerado durante a gravidez, o ideal é cortá-los a cada 3 meses para retirar todas as pontas secas e evitar que as madeixas fiquem sem um corte definido.

Não existem efeitos colaterais conhecidos do óleo de rícino nos cabelos, mas o uso é contraindicado para grávidas, crianças de até 12 anos e mulheres que amamentam, alerta a Dra. Fernanda Cortez.

As gestantes também podem realizar hidratação, já que os produtos utilizados nesse procedimento não possuem agentes tóxicos. Normalmente, essas questões geram diversas opiniões entre os especialistas. O recomendado às mamães é que vocês consultem um médico antes de realizar qualquer procedimento químico.

Devido à produção do hormônio da gravidez HCG aumentam os níveis de progesterona, elevando também a oleosidade do couro cabeludo. Isso resulta em cabelos mais brilhosos e com muita maciez.

O ritmo de crescimento do cabelo na gravidez acelera devido ao aumento da produção de alguns hormônios, à aceleração da circulação sanguínea e do metabolismo. Geralmente, os cabelos parecem mais volumosos e mais brilhantes”, explica a dermatologista Luisa Kelmer Silveira.

  1. Aposte no corte long bob ou estilo pixie para disfarçar raiz escura.
  2. Fios ao natural e babyliss também ajudam a disfarçar raiz.
  3. Penteados podem esconder textura diferente dos cabelos.

Sim, há risco aumentado de ocorrer problemas com o feto e também efeitos reprodutivos (infertilidade) ao se comparar cabeleireiros e cosmetologistas com a população em geral. A composição de produtos para selagem e pintura industrializadas são variadas e o médico precisa analisar a bula para uma orientação adequada.

O cabelo cresce de um a dois centímetros por mês e essa fase é mais longa nas mulheres.

Dicas para prevenir e tratar as estrias

  1. Hidratação. A hidratação da pele é importante em todas as fases da vida e ainda mais durante a gravidez. ...
  2. Uso de óleos. ...
  3. Massagem. ...
  4. Não utilizar roupas apertadas. ...
  5. Não tomar banhos quentes. ...
  6. Visita ao dermatologista. ...
  7. Cuidado com a alimentação.

Primeiramente por causa dos também já citados produtos químicos utilizados nesse tipo de tratamento. Muitos deles podem conter amônia, uma substância tóxica que em contato com o sangue, pode causar má formação do feto. Inclusive, é por esse mesmo motivo que os médicos não recomendam que as gestantes pintem o cabelo.

Como a gestante tem tendência a ficar com a pele mais sensível, pode haver inflamação. Além disso, para retirar as unhas em gel é necessário mergulhar as unhas por alguns minutos em acetona.

Cauterização. Assim como o botox capilar e a selagem, a grávida pode fazer cauterização, já que este também é um tratamento que tem o objetivo de reconstruir os fios, diminuir o frizz e reduzir o volume sem o uso de substâncias químicas proibidas para gestantes e para o bebê.