O que pode ocasionar um curto-circuito?

Perguntado por: ldinis . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.8 / 5 9 votos

“Um curto-circuito ocorre quando a resistência elétrica em um circuito é muito pequena e a corrente elétrica que o atravessa atinge uma intensidade muito elevada.” Esse aumento na corrente elétrica causa uma grande liberação de energia e, consequentemente, um superaquecimento dos condutores.

Como evitar curto-circuito em casa?

  1. Verifique os aparelhos. Antes de usar um aparelho, verifique se ele está em boas condições de uso. ...
  2. Reduza o uso durante tempestades. ...
  3. Faça manutenção no disjuntor. ...
  4. Revise as instalações elétricas. ...
  5. Proteja as tomadas. ...
  6. Desligue a energia.

Dessa forma, o aquecimento de um circuito em curto está relacionado com esse efeito. 2. Qual das alternativas abaixo representa uma das causas do curto-circuito? a) redução da resistência elétrica.

O curto-circuito é um termo que define a conexão de baixa resistência entre os pólos de um dispositivo elétrico, que causa a passagem de um excesso de corrente capaz de provocar acidentes.

A corrente de curto-circuito se refere à quantidade de eletricidade que flui quando uma carga externa, como um transformador, causa um curto na saída da fonte de alimentação para o fio terra.

Um curto-circuito consiste em um contato entre condutores sob potenciais diferentes. Este contato pode ser direto (entre os condutores ou através de impedância) ou indireto (através de arco voltaico).

Resposta: Curto-circuito é a passagem de corrente elétrica acima do normal em um circuito devido à redução abrupta da impedância deste. Normalmente o curto-circuito provoca danos tanto no circuito elétrico em que ocorre como no elemento que causou a redução de impedância.

Como evitar um curto-circuito
Primeiramente, o mais recomendado é que você faça uma manutenção elétrica com um profissional, pelo menos a cada 5 anos. E quando perceber que os problemas e ajustes estão se acumulando, viabilize uma reforma elétrica!

Abaixo listamos cinco maneiras de evitar um curto-circuito:

  1. 1.Verifique as tomadas antes de usar. ...
  2. Verifique os aparelhos eletrônicos antes de usá-los. ...
  3. Reduza o uso de equipamentos eletrônicos durante tempestades. ...
  4. Solicite uma manutenção no disjuntor. ...
  5. Faça a revisão de suas instalações elétricas a cada cinco anos.

Resposta: 1) O curto circuito é um fenômeno que ocorre quando há passagem de corrente elétrica acima do normal pela fiação e as resistências, devemos ter os seguintes cuidados: evitar a sobrecarga de tomadas, sempre evite fios oxidados ou desencapados.

Resposta verificada por especialistas
Os curtos-circuitos são a passagem desenfreada de corrente elétrica por um circuito, o qual não apresenta resistência. Algumas consequência são os danos às fiações elétricas e a queima de aparelhos eletrônicos.

Os sinais da presença de um curto-circuito incluem:

  1. Disjuntor que desarma constantemente.
  2. Cheio de queimado perto de equipamentos elétricos.
  3. Aumento inesperado na conta de luz.
  4. Choque leve ao encostar em equipamentos com carcaças metálicas.
  5. Lâmpadas piscando ou que queimam depois de pouco tempo de uso.

Por ordem de gravidade, os principais tipos de curtos-circuitos podem ser divididos em [3]: (a) trifásico; (b) fase-fase e fase-fase com terra; (c) fase-terra.

Fase: Fio condutor onde há uma Tensão (127V ou 220V) ou DDP (diferença de potencial). Na linguagem de obra é o condutor que possui “carga”. Neutro: Condutor que não possui Tensão, 0 volts.

Fusível

O que é Fusível? Fusível é um dispositivo utilizado para proteger um circuito elétrico de um curto-circuito (sobrecorrente) e sobrecarga de longa duração.