O que pode negar o visto canadense?

Perguntado por: acorte . Última atualização: 22 de maio de 2023
4.5 / 5 16 votos

Continue a leitura e confira!

  • Problemas com a documentação. A falta de documentação ou informações incompletas são alguns motivos pelos quais o visto para o Canadá pode ser negado. ...
  • Propósito inconsistente. ...
  • Falta de vínculo com o país de origem. ...
  • Histórico de viagens. ...
  • Problemas sérios de saúde. ...
  • Falta de recursos financeiros.

Quem deseja ter o visto canadense aprovado deve estar preparado para provar que possui condições de arcar com todos os custos da viagem. Passagem, estadia, atividades turísticas, alimentação, entre outras, custam dinheiro. Logo, o oficial canadense precisa saber que o solicitante tem como custear tudo isso.

Comprovantes financeiros (extratos), contracheque, IRRF e de preferência uma carta de custeio dos seus pais dizendo que irão te ajudar financeiramente caso seja necessário durante a sua viagem. Algumas nacionalidades têm dificuldade em fazer um processo de visto levando toda a família consigo.

Contudo, subtende-se que quem esteja com o nome sujo tenha dificuldades financeiras ou para comprovar renda. E esse é um requisito obrigatório na entrega da documentação. Se você tem holerites, extratos bancários ou declaração de Imposto de Renda, não deverá ter maiores problemas.

eTA. Essa é a autorização eletrônica. É o mais simples e rápido de solicitar! Ele é exatamente igual ao visto de turista, permitindo a permanência por até 6 meses no país.

Deixar de entregar todos os documentos
Além de realizar o preenchimento correto dos formulários, é importante levar todos os documentos exigidos. Caso se esqueça de algum deles, as chances de ter o visto negado é enorme ou, no mínimo, você terá de esperar mais tempo para que ele seja aprovado.

Até setembro, a Embaixada e Consulados dos Estados Unidos no Brasil já emitiram mais de 500 mil vistos de turismo e negócios (B1/B2) para brasileiros, e a taxa de aprovação está em torno de 85%.

Exatos 14,5% dos vistos norte-americanos de turismo e negócios (B1/B2) concedidos a brasileiros em 2022 foram negados pelos Estados Unidos. O índice de rejeição ficou levemente acima ao do ano anterior (14,3%) e bem abaixo do recorde de 23,2% de 2020, durante a pandemia.

eTA para o Canadá: 2 dias úteis. Visto de trabalho em aberto para o Canadá: 56 dias úteis. Visto de turismo para o Canadá: 57 dias úteis. Visto de estudos para o Canadá: 49 dias úteis.

Visto canadense de turismo
Mesmo você preenchendo todos os requisitos, o visto pode ser negado. Além disso, o visto de turismo para o Canadá também não é certeza da entrada no país. A última análise para a aprovação é realizada pelo oficial de imigração, na porta de entrada do país.

Comprovação financeira recomendada para o visto canadense
pelo menos CAD$1.500,00 por mês e por pessoa incluída no pedido de visto + o valor correspondente ao 1º ano do curso no Canadá.

Comprovação financeira ao governo canadense
De acordo com o site oficial da imigração canadense, hoje, um casal precisa comprovar o valor de CAD $ 14.000. Esta quantia aumenta conforme o número de membros da família. Para comprovação, o montante deve estar em conta bancária, aplicações, poupança, etc.

Oficialmente não existe uma renda mínima para tirar o visto americano, alguns especialistas aconselham que você comprove a renda com pelo menos dois salários mínimos, porém na prática é possível ver pessoas com rendas menores tendo o visto aprovado e pessoas com rendas maiores tendo o visto negado.

Na verdade, é bem menos difícil tirar o visto para o Canadá do que para os Estados Unidos, por exemplo.

Diferença entre eTA e o visto canadense
O processo do eTA é muito mais simples que o pedido de visto, oferecendo diversas vantagens: O pedido do eTA Canadá 100% online, ou seja, você não precisa se deslocar até a embaixada ou agendar horário para coleta de dados biométricos.

Quem tem apenas o visto canadense não pode entrar nos Estados Unidos mesmo se o documento for tirado com base em um cruzeiro que inclua parada nos dois países. Para desembarcar em qualquer cidade americana será necessário tirar um visto específico para os EUA.

Se tiver família acompanhando, além desse valor, você deve ter + 4.000 dólares canadense para o primeiro membro da família e + 3.000 dólares canadenses por cada membro da família acompanhante adicional. Para o Quebec, você precisará comprovar o valor de 1 ano de curso + 11.000 dólares canadenses para o estudante.

Visto canadense ou o eTA
As regras relacionadas ao visto de turismo para entrar no Canadá não mudaram. Dessa forma você precisa do visto canadense ou do eTA: ETA (Autorização eletrônica de Viagem): a forma mais rápida, prática e muito mais barata de viajar para o Canadá.

O melhor preço que encontramos para um voo de ida e volta para Canadá foi de R$ 2.571.