O que pode me reprovar no ProUni?

Perguntado por: spereira . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 10 votos

O bolsista pode perder o benefício em algumas situações: Reprovação em mais de 25% das disciplinas cursadas por semestre/período. Faltas que ultrapassem 25% da carga horária de cada semestre/período. Matrícula em outra instituição de ensino superior (pública ou privada).

Deve-se usar pelo menos um dos comprovantes relacionados. A decisão quanto aos documentos a serem apresentados cabe ao coordenador do Prouni.

Em primeiro lugar, tenha atenção à nota mínima da faculdade, pois o Prouni será cancelado caso você não consiga aprovação em 75% das disciplinas cursadas em um mesmo período letivo. Em um exemplo prático, se seu curso tem seis disciplinas naquele semestre, é imprescindível que você tenha aprovação em cinco delas.

O Prouni cobre qualquer disciplina que esteja dentro do semestre vigente da concessão, apenas não cobre disciplinas que não constam do currículo regular do curso, taxas para expedir documentação, ou quaisquer outros gastos, como material didático.

A prova da disciplina é liberada a 1ª Chamada para realização sem custo excedente, contudo, caso perca o prazo a 2ª Chamada possui custo para realizar no valor da taxa de R$ 43,90, porém o período encerrou no dia 28/11/2021 às 23:59.

Pra consultar a situação da bolsa do Prouni, você pode acessar o site do programa ou baixar o aplicativo no celular. Ele está na loja pra aparelhos com sistema Android, Windows Phone e iOS. Assim que estiver na página principal, escolha uma das opções de consulta.

A fraude só existe se, no momento do ingresso, o aluno mentir sobre sua renda para obter o benefício. Para pleitear uma bolsa integral do ProUni a renda familiar per capita máxima do aluno tem que ser de 1,5 salários mínimos. No caso do benefício parcial, o teto se estende a 3 salários por membro da família.

Como saber se fui pré-selecionado pelo Prouni? Para saber se você foi pré-selecionado na lista de espera do Prouni, basta acessar o portal do programa ou verificar o site da instituição de ensino em que se inscreveu.

A análise dura no máximo uma semana.

Apesar de poder ser difícil passar no Prouni em determinadas instituições e cursos, há outras oportunidades oferecidas pelo programa que possuem uma nota de corte menor. Com uma média acima de 500 pontos já é possível conquistar uma vaga na graduação de cursos menos procurados.

Boleto bancário de mensalidade escolar, de mensalidade de plano de saúde, de condomínio ou de financiamento habitacional. Fatura de cartão de crédito. Extrato ou demonstrativo bancário de outras contas, correntes ou de poupança. Extrato ou demonstrativo bancário de empréstimo ou aplicação financeira.

Para concorrer à bolsa de 100%, os candidatos ao Prouni precisam comprovar renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa. Enquanto para a bolsa parcial (50%), a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa.

Quantas matérias o aluno pode reprovar? Geralmente, não existe limite para a reprovação na faculdade. Portanto, você pode reprovar diversas disciplinas, sem maiores problemas com a instituição.

Desde que cumpra os requisitos do Programa, você pode participar do processo seletivo do ProUni quantas vezes quiser. Ou seja, você pode tentar uma bolsa do ProUni quantas vezes for necessário, até conseguir. Não existe um limite de tentativas (e nem de idade) para participar do ProUni.

Um estudante pode se inscrever quantas vezes quiser no Prouni. No entanto, a partir do momento em que ele conclui sua graduação através de uma bolsa parcial ou integral do programa, ele perde o direito de participar de novo.

Como conseguir bolsas de estudo com nota baixa no Enem
Só que para concorrer a uma bolsa do ProUni é preciso alcançar determinada nota mínima no Enem, que atualmente é de 450 pontos na média das provas, sem ter zerado a redação. Abaixo desse desempenho, não é possível entrar na seleção.

Preciso pagar o ProUni de volta? Não. O ProUni é uma bolsa de estudo que o estudante recebe e, ao terminar a faculdade, não fica devendo nada ao Governo.