O que pode limitar o crescimento populacional?

Perguntado por: ocamilo7 . Última atualização: 1 de março de 2023
4.6 / 5 16 votos

Finalmente, podemos descrever os estresses ambientais como um conjunto de fatores que limitam o crescimento populacional. Distúrbios naturais ou antropogênicos (causados por ação humana) podem aumentar a mortalidade de indivíduos. Outros exemplos são a temperatura, ciclo de chuvas e a quantidade de nutrientes.

Dependendo da situação concreta, o fator limitante pode ser o espaço, a temperatura, a disponibilidade de abrigo, de água, de luz ou de um qualquer nutriente ou ainda a presença de tóxicos ou inibidores.

O número de indivíduos de uma população irá variar em função da disponibilidade de alimento, predadores, locais para a reprodução, além de vários fatores ecológicos dentro do habitat.

Determinantes do tamanho populacional

  • Determinantes do tamanho populacional. Os determinantes do tamanho populacional são divididos em quatro fatores:
  • Taxa de natalidade. É a descrição do número de nascimentos ocorridos em um ano.
  • Taxa de mortalidade. ...
  • Taxa de imigração. ...
  • Taxa de emigração.

Causas dessa redução da população
O aumento do nível educacional e o melhor acesso aos cuidados e às práticas contraceptivas também influenciam o fato de as famílias terem menos filhos. Por último, a pandemia do novo coronavírus (Covid-19) acentuou a tendência de queda do número de nascimentos.

Resposta. as emigrações( quando a pessoa sai da sua cidade de origem), taxa de mortalidade ou seja tantas pessoas morreram, varias doenças que viram epidemias, guerras, faltas de empregos..

Portanto, o processo de crescimento está influenciado por fatores intrínsecos (genéticos) e extrínsecos (ambientais), dentre os quais destacam-se a alimentação, a saúde, a higiene, a habitação e os cuidados gerais com a criança, que atuam acelerando ou retardando esse processo.

Os pontos limitantes são os nossos pontos fracos que interferem na nossa rotina, seja pessoal ou profissional, nos deixando defasados em relação a determinado assunto. Por isso, é importante que trabalhemos os nossos pontos limitantes, para melhorar a rotina de trabalho.

São fatores que agem diretamente sobre os seres vivos, limitando o seu território, alterando as suas taxas de reprodução, fazendo por vezes aparecer, numa população, variedades que têm características ecológicas diferentes.

Dentre os fatores limitantes, temos os fatores abióticos, como a temperatura, a umidade, o pH, a sali- nidade e a concentração de poluentes, os quais, ao contrário dos recursos, são condições e por isso não são consumidos ou esgo- tados pelos organismos.

Fatores físicos - fatores naturais que influenciam a distribuição da população. Clima: Em contraposição aos lugares desérticos e polares, é possível notar que nas áreas tropicais e temperadas, sobretudo úmidas há maior concentração populacional.

Os principais fatores que influenciam a distribuição de uma espécie estão relacionados principalmente com a capacidade de dispersão, o comportamento (seleção de habitat), a presença de outras espécies e aos fatores físico–químicos (KREBS, 1985).

Pelo menos dois fatores explicam a desigualdade na distribuição da população: os de ordem natural, como o clima, o relevo, a disponibilidade de água e a qualidade do solo para fins de agricultura; e os de ordem histórico-econômica, relacionados aos povoamentos antigos, ao crescimento de cidades, à implantação de ...

A densidade populacional pode sofrer alterações. Mantendo-se fixa a área de distribuição, a população pode aumentar por causa dos nascimentos ou da imigração de novos indivíduos e população pode diminuir como conseqüência de mortes ou de emigrações.

Deficiência hormonal – o hormônio do crescimento (GH) é produzido pela hipófise, glândula localizada no cérebro, e possui papel importante no crescimento. Sua deficiência reduz a taxa de crescimento, que pode resultar em baixa estatura.

A influência do fator genético no crescimento pode ser demonstrada por meio do crescimento linear na correlação entre as medidas de altura dos pais e a altura dos filhos em determinadas idades ou pela correlação da medida de estatura de uma criança em sucessivas idades e sua própria altura na idade adulta.