O que pode levar à desidratação?

Perguntado por: uespinosa . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.5 / 5 5 votos

A desidratação é a deficiência de água no corpo.

  • Vômito, diarreia, sudorese excessiva, queimaduras, insuficiência renal e uso de diuréticos podem causar desidratação.
  • A pessoa sente sede e, conforme a desidratação piora, ela pode suar menos e excretar menos urina.

Falta de água no organismo provoca sintomas que vão de tontura a confusão mental e coma, por isso é fundamental se atentar aos primeiros sinais. Sentir sede é uma necessidade fisiológica tão comum que está ligada a um dos hábitos mais importantes para a sobrevivência do ser humano.

Sintomas da desidratação
São sinais clássicos da desidratação leve e moderada a sede exagerada, boca e pele secas, olhos fundos, ausência ou pequena produção de lágrimas, diminuição da sudorese e, nos bebês, a moleira afundada.

Incluem o hematócrito e a albumina, os quais aumentam de forma proporcional ao grau de perda de água.

Outra consequência, que infelizmente é comum devido a falta da ingestão de água, é a insuficiência renal. O problema ocorre quando os rins não conseguem mais remover impurezas e resíduos do sangue. Quando não tratada prontamente e da maneira correta, uma desidratação severa pode levar ao coma.

Nos adultos e idosos, quando o caso de desidratação é leve ou moderada, beber muita água filtrada ou fervida em goles pequenos e intervalos curtos pode ser o suficiente para reidratar o organismo. É importante também manter a pessoa em ambiente com temperatura agradável para evitar a perda de água pelo suor.

Soro Fisiológico O soro fisiológico é usado para introdução na veia quando há diminuição de líquidos ou sal no organismo, garantindo a reidratação de pacientes. Conhecido como cloreto de sódio 0,9%, essa solução fisiológica também serve para higienização de feridas, olhos, nariz e lentes de contato.

A pele deve retornar à sua posição normal em menos de dois segundos. Verifique sua urina. Se você estiver bem hidratado, sua urina ficará mais clara com um tom amarelo (a cor da limonada leve antes de atingir a tigela). Mais escuro amarelo ou laranja são as cores de alerta a serem observadas.

Pessoas desidratadas apresentam menor volume de sangue que o normal, o que acaba atrapalhando o funcionamento do coração; A falta de água pode causar fraqueza, tontura, dor de cabeça, fadiga e, se for muito prolongada, levar à morte.

7 sinais de que você está bebendo pouca água

  • Dor de cabeça e tonturas.
  • Urina escura.
  • Suor com odor mais forte.
  • Prisão de ventre.
  • Irritabilidade e cansaço.
  • Câimbras.
  • Secura na boca e pele.

Prevenção. Basicamente, a desidratação é prevenida por meio da ingestão regular de líquido. Por isso, nos dias mais quentes, é preciso incentivar que as crianças tomem constantemente água, chás ou sucos naturais. “Já refrigerantes, entre outros tipos de bebidas industrializadas, devem ser evitados.

A desidratação é classificada em leve (< 5% de perda de peso), moderada (5%-10%) e grave (> 10% de perda de peso). Conforme o grau de desidratação em vários níveis de gravidade, existem diversos sinais e sintomas que podem ser observados na tabela 1.

Basta que belisque, com o polegar e o dedo indicador, a pele nas costas da mão. Mantenha essa ação durante alguns segundos e depois liberte a pele. Se o tecido cutâneo recuperar imediatamente então significa que está hidratado, se não a turgência ou inchaço da pele está a pedir-lhe mais H2O.

Sinais de uma língua saudável
Se sua língua estiver ressecada e áspera, pode significar que não está bem hidratada.

Leite é mais hidratante que água
O mesmo pode ser dito para as bebidas de reidratação oral usadas para tratar a diarreia.

Um estudo revelou uma descoberta surpreendente: o leite pode hidratar mais do que a água! De acordo com a pesquisa, a composição do leite, que inclui proteínas, carboidratos e eletrólitos, contribui para sua capacidade de hidratação eficaz.