O que pode lavar o olho?

Perguntado por: lourique . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 12 votos

A lavagem da parte interna dos olhos só deve ser feita com água filtrada ou mineral. Evite usar água da torneira. De novo: lave muito bem as mãos antes de colocá-las nos olhos. Além disso, é preciso que essa lavagem interna seja feita com bastante cuidado…

A resposta é não. O soro fisiológico embora possa ser um grande aliado em alguns momentos - para limpar feridas, lavar as narinas, tratar a desidratação - ele não é recomendável para ser aplicado nos olhos e nem nas lentes de contato. Em sua composição carrega muito sódio e pode irritar ainda mais os olhos.

Para limpar as pálpebras e região em volta dos olhos, deve-se passar a compressa de soro fisiológico no sentido do canto do olho para fora, para ajudar a limpar as secreções nos olhos. É importante usar uma gaze para cada olho e após a limpeza, deve-se descartar a gaze e o frasco de soro utilizados.

O soro fisiológico é um dos remédios caseiros mais eficazes para infecções oculares. Isso porque ele se assemelha às lágrimas, que é a forma mais natural do olho se manter limpo.

Faça compressas geladas
No caso de coceira, ela ajuda. Para isso, porém, é preciso que as rodelas sejam finas e tenham ficado na geladeira por um período de 15 a 20 minutos. Depois, é só deixá-las por cerca de 10 minutos sobre os olhos para perceber o alívio da coceira.

Para prepará-la, ferva 1 copo médio de água com um colher de chá de sal. Desligue assim que atingir o ponto de ebulição. Em seguida, depois que esfriar, pode ser usado normalmente como colírio. Tenha apenas a atenção de transferir o líquido para um frasco devidamente limpo e seco, e que possa ser bem fechado.

Quando usar a água? A água é mais indicada para a lavagem externa dos olhos, como as pálpebras e também para a higienização do rosto. Lembrando sempre que o ideal é que a água seja mineral, filtrada ou fervida. Pode parecer até algo bobo, mas muitas pessoas não fazem a higienização das pálpebras.

Aplique compressas embebidas em água fria ou soro fisiológico sobre os olhos fechados para aliviar o desconforto; Repita estas operações várias vezes por dia até o problema estar resolvido.

Para o soro fisiológico caseiro, use sal de cozinha ou sal marinho fino. Porque o sal grosso não se dissolve tão bem e pode causar irritação; Não use soro fisiológico para limpar ou armazenar suas lentes de contato; Não aplique soro fisiológico no olho.

As sensações são bem parecidas com as da conjuntivite: você pode sentir sensação de corpo estranho nos olhos, perceber vermelhidão, irritação, coceira e ardor. Quando não tratada, pode evoluir para cicatrizes na córnea que ocasionam quadros de cegueira.

Como se precaver dos olhos secos ?

  1. 1) Piscar sempre. ...
  2. 2) Use Soro Fisiológico ou Lágrimas Artificiais. ...
  3. 3) Evite Iluminação em excesso. ...
  4. 4) Hidratação é fundamental. ...
  5. 5) Umidifique o ambiente. ...
  6. 6) Se usa Lente de Contato, faça a higiene correta!

Mas, o que é irritação no olho? A irritação no olho é quando algum fator externo está interferindo na saúde do seu olho. Os sintomas da irritação são a ardência do olho, dor de cabeça, comichão, olhos vermelhos e até mesmo sensibilidade à luz e ao vento. Ter irritação no olho é algo muito mais comum do que se pensa.

Água e açúcar: É comum que um copo de água com açúcar seja oferecido a uma pessoa nervosa, não é verdade? Há controvérsias sobre sua eficácia como calmante, mas, para aliviar a vermelhidão dos olhos, essa combinação é eficiente, desde que preparada corretamente.

Não use o soro caseiro para enxaguar os olhos nem lentes de contato — seu uso também é extremamente contra indicado para o seu armazenamento. Embora comumente usado para tratar a desidratação, é melhor consultar um médico.

camomila

Tradicionalmente, o chá de camomila é utilizado como compressa ou banho ocular para aliviar a irritação, vermelhidão e inchaço nos olhos, assim como para tratar conjuntivite e outras inflamações oculares.