O que pode jogar no lixo?

Perguntado por: aprates . Última atualização: 13 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 5 votos

O segundo passo é entender o que é o lixo comum: todo material como restos de comida, frutas e legumes, lixo do banheiro, guardanapos sujos, bitucas de cigarro, folhas secas e esponjas de limpeza, entre outros.

– Plástico e isopor:
Reciclável: Garrafas, Copos, Embalagens Pet (Refrigerantes, Vinagre, Óleo…), Sacos/Sacolas, Tampas, Frascos de produtos, Caneta (Sem a tinta), Canos e Tubos de PVC, Embalagens de produto de limpeza, Embalagens tipo Tupperware, Brinquedos de plástico, Baldes.

Ou seja, jogar roupas no lixo é desperdiçar recursos naturais. No Brasil, apenas 15% das roupas são reaproveitadas ou recicladas. Por esses motivos… Jamais jogue roupas no lixo!

Roupa não se joga no lixo. Primeiro, que roupa não degrada em solo, muitas tem plástico na composição e tecidos que não são biodegradáveis. Segundo que dá para aproveitar transformando em outras coisas, enchimento de almofada, até como pano de limpeza antes de pensar em descarte.

O ideal seria realizar o descarte do papel higiênico no vaso sanitário, evitando o contato com as fezes e demais contaminantes, diminuindo a quantidade lixo produzido e também o impacto no meio ambiente.

O descarte correto dos resíduos inicia com o acondicionamento adequado e a separação do que é reutilizável, reciclável, lixo comum e resíduo tóxico. De modo geral, o ideal é que papel, alumínio, plástico, vidro e orgânicos sejam separados devidamente nas residências.

Na lixeira para resíduos orgânicos e rejeitos devem ser colocados restos de comida, cascas de frutas, legumes e ovos, filtro de café e saquinhos de chá, papéis sujos e engordurados, lixo de banheiro, papel higiênico, fraldas e vidro.

Medidas simples devem ser feitas no momento de descartar vidro quebrado e outros objetos pontiagudos ou cortantes. Quando tiver que jogar fora o vidro, o mais adequado é colocar em uma embalagem de papelão devidamente identificada ou uma garrafa pet lacrada e com alerta, como, por exemplo, “cuidado: vidro quebrado”.

Destacam-se como metais recicláveis: latas de alumínio, latas de aço, tampas, ferragens, canos, esquadrias e molduras de quadros. Já os não recicláveis são: clipes, grampos, esponjas de aço, latas de tintas, latas de combustível e pilhas.

Como visto, o lixo acumulado atrai micro-organismos e animais vetores de doenças, aumentando as chances de adoecimento por leptospirose, cólera, disenteria, febre tifoide, cisticercose, filariose, giardíase, leishmaniose, leptospirose, peste bubônica, salmonelose, toxoplasmose e tracoma.

Já papel celofane, plastificado ou carbono são rejeitos, então, devem ser colocados no lixo orgânico. O mesmo vale para papel toalha e guardanapo sujos, palito de fósforo, de dentes, de picolé, fita crepe, durex e isolante. Tudo vai para o lixo orgânico.

Se você tem sobras de panos que ainda não foram usados (por exemplo, retalhos que sobraram de uma cortina ou toalha de mesa) e não sabe onde descartar, leve-as ao Banco de Tecidos. Para participar, basta levar suas peças para uma avaliação.

Onde descartar roupas e tecidos
Conheça algumas iniciativas: Roupas em qualquer condição podem ser levadas aos pontos de coleta do Movimento Reciclo, da C&A, ou Ecoestilo, da Renner -- programas que recebem roupas em qualquer condição que são destinadas para reúso ou reciclagem.

REUTILIZE OU RECICLE AS ROUPAS VELHAS, RASGADAS E MANCHADAS. Transforme em paninhos para limpar a casa ou fazer enchimento para almofadas. Doe para abrigos de animais.

Qualquer pessoa pode doar suas meias velhas em uma das 160 unidades da Puket de todo o Brasil. Não interessa a marca, se tem apenas um pé ou se a meia está rasgada ou furada, ela terá a mesma serventia para o projeto.

O sal pode ser um grande aliado na limpeza por conter sódio, esse elemento é muito útil na limpeza e na esterilização de superfícies. Dessa forma, você não precisará mais se preocupar com os germes no seu vaso sanitário e o manterá sempre limpo!

pode entupir. Devido ao descarte incorreto de rejeitos na rede de esgoto, o papel higiênico pode se misturar a outros componentes, como lixo sólido e gordura. Não só isso agrava a poluição, como aumenta a possibilidade de obstrução nas tubulações.

Jogar papel higiênico no vaso sanitário é uma prática comum em diversos países do mundo. Porém, no Brasil não é possível aderir a este costume, já que há diferenças estruturais na nossa rede de tratamento de esgoto, no tipo de encanamento e na qualidade do saneamento básico.

O que são os 5 rs? Os 5 rs são um estilo de vida sustentável preocupado com a diminuição geração de resíduos no planeta. As cinco palavras, repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar, ajudam a construir um comportamento humano em compromisso com meio ambiente.

Jogar lixo na rua é proibido e gera multa. A Lei Distrital nº 5.650/2016 estabelece as normas para fiscalização e cobrança de multa para pessoas que jogarem qualquer tipo de lixo nas ruas ou demais espaços públicos do Distrito Federal.

Continuar lendo Pode jogar sal no lixo?