O que pode inflamar o piercing?

Perguntado por: amendes2 . Última atualização: 1 de junho de 2023
4.9 / 5 15 votos

A reação alérgica pode acontecer ao próprio metal da joia, e qualquer corpo estranho no nosso organismo pode levar ao desenvolvimento de um granuloma, que é uma inflamação em forma de nódulo.

Café e refrigerantes
Ela também pode atrasar o movimento de células na superfície a ser cicatrizada, dificultando o processo de recuperação. O mesmo vale para refrigerantes, que além de poderem conter cafeína, levam outros aditivos na composição, incluindo uma alta quantidade de açúcar que aumenta inflamações.

Para otimizar o processo de cicatrização é fundamental que o paciente siga as orientações do profissional especializado que realizou o furo, como, por exemplo, higienizar o local, mantê-lo arejado e seco, além de desinfetar a região e aplicar um creme cicatrizante, caso seja prescrito.

Tomar anti-inflamatórios, como ibuprofeno, nimesulida ou cetoprofeno, por exemplo, ajudam a melhorar a dor e o inchaço; Evitar o atrito do piercing com roupas ou acessórios; Ter cuidado com a alimentação, pois existem tipos de comida que podem dificultar a cicatrização, como doces, refrigerantes, frituras e embutidos.

Podem acontecer quando o coloca, mas também passado algum tempo. O melhor é ter atenção. Assim que coloca um piercing convém estar atento aos primeiros sinais. Uma pele ligeiramente avermelhada e inchada nessa zona do corpo não é nada positivo.

“Regiões de cartilagem podem levar meses para cicatrizar, o umbigo toma cerca de duas semanas e a língua apenas uma.” A região da boca pode ser considerada um dos piores lugares para a perfuração.

A fase inicial do processo cicatricial, inflamatória, é iniciada no exato momento da lesão e dura cerca de três dias.

1 – Fase inflamatória:
Caracterizada pela presença de exsudato (secreção), que dura de um a quatro dias, dependendo da extensão e natureza da lesão.

Quando a ferida já está fechando e cicatrizando, diminuem as células inflamatórias, com isso pode restar a sensação de coceira. Pode parecer estranho, mas a coceira é o sintoma mínimo da dor. Quando a dor já foi embora a coceira pode começar. Uma dica de ouro é: NÃO COÇE!

Sua boca e língua pode inchar demais durante o processo de cicatrização e isso pode fechar suas vias aéreas. Por isso todo o cuidado é pouco. Certifique-se de que a sua jóia seja de qualidade.

Você conhece o termo 'alimentos remosos'? São os que podem dificultar o bom funcionamento do corpo e podem provocar inflamação alérgica. Eles dificultam a cicatrização, sendo contraindicados na dieta de pessoas que recentemente fizeram tatuagem, piercing ou estão em processo pós-operatório.

Em caso de inchaço ou secreção, o uso de compressa de soro morno gaze ajuda muito, principalmente para “desmanchar" aquelas bolinhas que começam a nascer no furo. Para isso é só posicionar a gaze úmido em cima e ir pressionando em movimentos circulares, com a mão leve pelo menos 3 vezes ao dia.

Marca

  • Belfar (1)
  • Cifarma (1)
  • Fibrinase (1)
  • Kollagenase (3)
  • Ktriz (1)
  • Medley (1)
  • Nebacetin (2)
  • Prati (2)

12) Não utilize álcool ou água oxigenada no piercing. Por mais que ajudem a esterilizar a perfuração, eles podem ressecar a área, matando a pele saudável e prolongando o tempo de recuperação.

É recomendável o uso de uma camada fina de pomada antibiótica, composta por sulfato de neomicina e bacitracina zíncica, para evitar possíveis infecções.

Caso você retire a joia antes, além de deixar a ferida exposta, seu corpo irá estranhar ainda mais o piercing. Com isso, ele vai criar alternativas para expulsá-lo, gerando células em excesso que podem acarretar em um granuloma ou queloide.

Precisa procurar um dentista ou médico para a indicação de anti-inflamatórios e até antibióticos. É recomendável tirar, mas, muitas vezes, a própria pessoa não consegue por conta da infecção”, explica a profissional.

Por se tratar de uma região cartilaginosa, o piercing no tragus possui dor mediana. Além disso, sua cicatrização completa pode demorar de 3 a 6 meses, chegando a um ano em alguns casos.

Uma perfuração não cicatriza em trinta dias, inclusive, esse processo pode se estender de quatro a seis meses. E como eu vou saber se meu piercing já está cicatrizado? Sua perfuração não tem mais vermelhidão e nem inchaço, também, não tem mais secreções e ela sempre está sequinha, tem ausência de dor.

"A maioria das causas de intercorrências está relacionada a falta de cuidados pós-procedimento do cliente ou por uma técnica inadequada do profissional executante. Exemplo disso é o granuloma, o primeiro alerta de que a cicatrização do seu piercing ou brinco não vai bem.

“Os granulomas são pequenas bolinhas, normalmente avermelhadas, que aparecem ao redor do piercing quando algo não vai bem. Essas bolinhas, ou granulomas, indicam que algo falhou durante a cicatrização do seu piercing, e para fazer com que esse granuloma vá embora é preciso identificar qual sua causa.”