O que pode impedir a compra de um imóvel?

Perguntado por: eandrade . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
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Se existe uma questão que pode impedir a compra de um imóvel é o excesso de dificuldades no caminho, ou seja, a burocracia determinada para que tudo esteja em conformidade quanto à transação imobiliária. Embora esse fator não possa ser controlado, é preciso evitar que mais empecilhos sejam causados ao processo.

A escritura pública é o que garante a finalização da compra. Este documento mostra que você e o antigo dono cumpriram todas as etapas do acordo e que a negociação chegou ao fim. Então, enquanto a promessa de compra e venda assegura o andamento do negócio, a escritura pública garante o final da transação.

Kátia Evangelista. Em ambas as perguntas a resposta é sim, você tanto pode comprar quanto vender um imóvel inscrito na dívida ativa. Porém nenhuma das ações é recomendada, ainda que a dívida não esteja ligada diretamente ao imóvel, pela possibilidade de transtornos futuros.

A Caixa Econômica Federal irá analisar tudo o que conter seu CPF, como BACEN, seu score, seu registrato (se possui dividas em pagamento, divida presumida) se possui restrições em seu nome e CPF, se possui débitos com o leão (fazenda).

A dívida mais comum é o IPTU, mas outros débitos, como taxas de coleta de lixo e multas causadas por alguma infração às leis municipais também podem impedir a venda do imóvel. Isso ocorre porque a propriedade fica em situação irregular.

Quem já teve o nome sujo pode sim fazer financiamento, porém, é preciso cumprir outros requisitos além de estar com o nome limpo para que as chances de ele ser aprovado aumentem.

A matrícula da casa é o item mais importante da documentação de imóvel. É ela que diz se o edifício carrega algum ônus como caução, penhora ou hipoteca. Além disso, também revela se o vendedor em questão é realmente o dono do imóvel ou alguém que o representa.

Depois de identificar as dívidas relacionadas ao imóvel, o comprador e vendedor negociam um acordo. Na prática, o comprador se compromete em pagar as dívidas, que devem ser abatidas do valor do imóvel, e ainda negocia um abatimento no valor total, já que poucas pessoas topam comprar um imóvel nessas condições.

Documentos do Comprador do Imóvel

  • RG.
  • CPF.
  • Comprovante de residência.
  • Comprovante de estado civil - certidão de casamento, de ambos os cônjuges, ou certidão de nascimento, para os solteiros.
  • Comprovante de renda - principalmente no caso de financiamento imobiliário, esse tipo de comprovação é solicitada.

Através de uma consulta ao CEDI (Cadastro de Edificações do Município) é possível emitir o histórico da Edificação. É este documento que comprova a situação da edificação e diz se ele está regular ou irregular.

Para consultar a dívida ativa de IPTU com o CPF basta acessar o site da Prefeitura do município onde se localiza o imóvel ou presencialmente na própria Prefeitura. Dessa forma, é possível emitir uma guia para pagamento e regularizar a situação.

  1. Acesse o portal REGULARIZE e clique na opção "Consultar Dívida Ativa".
  2. Selecione uma das abas referentes à natureza da dívida que tem interesse em consultar: "Dívida Não Previdenciária", "Dívida Previdenciária" ou "Dívida FGTS".

É possível ter o financiamento aprovado em caso de score baixo, no entanto o processo é mais complicado e não muito barato. Como mencionamos aqui, o score de crédito é uma das formas que as empresas têm de saber se o consumidor é um bom pagador ou se elas correm risco ao emprestar o dinheiro.

O que pode estar impedindo a contratação é o fato do cliente ser um mau pagador. O nome pode estar limpo, mas pagamentos realizados em atraso impossibilitam a obtenção de crédito ou financiamentos, visto que o prazo para que o nome vá para os órgãos de proteção ao crédito é de 30 a 40 dias.

O critério utilizado para determinar o valor máximo que poderá ser financiado é a regra dos 30%, ou seja, o valor da prestação não deve comprometer mais do que 30% da renda familiar mensal. Caso contrário, o banco não realizará seu financiamento.

Caixa Econômica Federal

Qual banco financia 100% do imóvel usado? A Caixa Econômica Federal é o banco que “financia” 100% do imóvel, nas operações enquadradas no antigo modelo do Minha Casa Minha Vida.

Uma família com renda mensal de R$ 6 mil já possui renda mínima para financiar um imóvel de R$ 180 mil a R$ 220 mil, a depender do banco, pagando uma entrada de até R$ 66 mil. Na simulação é possível ainda fazer a distinção do sistema financeiro a ser usado.

Mas afinal, quanto tempo demora para um banco aprovar um financiamento? De acordo com a Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip), o tempo médio de liberação é de 40 dias. A Caixa Econômica Federal, que responde por 70% do total de financiamentos, costuma pedir 10 dias de prazo.

Para verificar se sobre um imóvel existe o gravame da indisponibilidade, o interessado deve comparecer ao cartório de registro de imóveis competente (aquele da localidade do imóvel) e pedir uma certidão da matrícula do imóvel. Neste documento é possível verificar todo o "histórico" daquele imóvel.

Sim, em geral a vista pode comprar porém vai depender de análise. Pagamentos em dinheiro acima de 30 mil existe obrigatoriedade de informar a Receita Federal.