O que pode dificultar a gravidez?

Perguntado por: ucastro . Última atualização: 13 de maio de 2023
4.9 / 5 11 votos

Medicamentos, problemas anatômicos, DSTs – Doenças Sexualmente Transmissíveis e o estilo de vida são outras fatores que impedem um casal de realizar o sonho de ter filhos. O especialista em infertilidade do Centro de Reprodução Humana do IPGO – Instituto Paulista de Ginecologia e Obstetrícia, dr.

Saber os melhores dias para ter relações sexuais
Isto significa que uma relação sexual ocorrida até uma semana antes da ovulação pode gerar uma gravidez. Estudos mostram que o período de maior chance para engravidar ocorre quando a relação sexual se dá dentro do intervalo de 48 horas antes da ovulação.

Os distúrbios ovulatórios estão entre os possíveis motivos para não conseguir engravidar, sendo ligados a 20% dos casos de infertilidade em pacientes com ciclos irregulares. Isso porque, eles podem levar à baixa frequência de ovulações ou à anovulação (interrupção completa).

As causas de infertilidade são diversas. A idade avançada da mulher é a principal das causas. As doenças sexualmente transmissíveis também podem levar à infertilidade. O estresse afeta a fertilidade porque o sentimento influencia na maneira de como os hormônios são produzidos.

Um dos indutores de ovulação mais conhecidos é o clomifeno, também conhecido por Clomid®, Indux® ou Serophene® e cloridrato de metformina como coadjuvante. Outras formulações com FSH puro e FSH recombinante (Fostimon, Puregon, Gonal e Rekovele) podem ser utilizados.

Se o ciclo de menor duração for de 28 dias (menos 14 dias = 14) e o maior for de 35 dias (menos 14 dias = 21), o período mais propenso para engravidar será entre o 14º e 21º dia de cada mês.

Algumas posições que 'desafiam' a gravidade, como a mulher sentada, por cima do homem, durante a relação sexual, podem dificultar o acesso do sêmen à cérvix. “É uma questão de gravidade e o sêmen pode 'se perder' nesse caminho.”

O ato de tomar água inglesa para limpar o útero é recomendado por alguns médicos, inclusive, no pós-parto. Em alguns casos também é recomendado em casos de aborto, para que o corpo da mulher possa eliminar mais facilmente as toxinas que possam ter permanecido.

"O que importa de fato é a concentração de espermatozoides com mobilidade progressiva no esperma, não a força da gravidade." Os espermatozoides devem percorrer um caminho difícil de cerca de 20 centímetros até chegar ao final do trajeto pela trompa de Falópio.

Normalmente, após seis meses de tentativas, cerca de 70% dos casais obtêm sucesso na gestação, enquanto 85% tendem a engravidar com até um ano de tentativas. Após esse período, problemas de fertilidade passam a ser considerados para um ou ambos os parceiros e representam 15% dos casais com infertilidade.

Como a gravidez leva algumas semanas para ser confirmada, os médicos costumam indicar a ingestão da vitamina cerca de um mês antes de a mulher engravidar, seguindo com o tratamento ao longo de todo o primeiro trimestre gestacional, a fim de promover outros benefícios à saúde da mãe e do bebê.

Os chás e seus benefícios. O chá é uma ótima opção para mulheres que querem engravidar. Existem várias opções na natureza, sendo os chás mais populares: chá de inhame, de unha de gato, uxi amarelo, ginseng e urtiga.

A ultrassonografia transvaginal é utilizada em diversos momentos no processo de diagnosticar infertilidade feminina. Por de ser um exame de imagem bastante completo, ele é usado rotineiramente para avaliar a saúde dos órgãos reprodutivos, como útero, ovários e trompas.

Do ponto de vista biológico, recomenda-se que a gestação ocorra entre 20 e 30 anos de idade, quando a fertilidade feminina está no ápice. Nesse período, além das células reprodutoras estarem propícias à fecundação, são menores os riscos da mulher desenvolver complicações na gestação.

A ovulação pode ocorrer mais cedo quando você tem um ciclo curto. O espermatozoide pode sobreviver em seu organismo por até 5 dias e pode fecundar o óvulo assim que ele é liberado. Os dias menos férteis são logo antes da menstruação, mas ainda existe um risco pequeno de gravidez.

É importante lembrar que a partir da ovulação os gametas femininos permanecem viáveis por até 24h nas tubas uterinas, e os espermatozoides sobrevivem até 72h dentro do corpo da mulher. Portanto, a fecundação pode acontecer em até 3-4 dias depois da relação sexual.