O que pode desidratar o bebê?

Perguntado por: lsalgueiro3 . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.9 / 5 2 votos

Alimentos mal acondicionados ou em estado ruim de conservação podem ser os grandes vilões em praias, festas e até mesmo em restaurantes, por conterem germes que podem se multiplicar e causar sintomas como vômitos e diarreia. Os mais comuns são as bactérias coli e salmonela.

Se, mesmo assim, os sintomas da desidratação persistirem, o pediatra pode indicar o soro, eficaz para repor tanto a água quanto o sódio e outros sais importantes para o funcionamento do sistema neurológico humano é através do soro caseiro, ingerido oralmente, no caso da diarreia aguda.

Depende da idade, do peso, do distúrbio causador e da quantidade de líquido perdida. Por exemplo: um bebê de 1 mês, excessivamente agasalhado em um dia de calor, pode ficar desidratado em apenas uma hora. Já uma criança de 1 ano que tenha vomitado três vezes e evacuado outras três, estará desidratada em um dia.

São três tipos de desidratação: isotônica, hipertônica e hipotônica. Você certamente já passou por alguma situação em que teve muita vontade de beber um copo de água.

Prevenção. Basicamente, a desidratação é prevenida por meio da ingestão regular de líquido. Por isso, nos dias mais quentes, é preciso incentivar que as crianças tomem constantemente água, chás ou sucos naturais. “Já refrigerantes, entre outros tipos de bebidas industrializadas, devem ser evitados.

A desidratação pode ser classificada em leve, moderada e grave. São sinais mais comuns da desidratação leve e moderada, a sede exagerada, boca e pele secas, olhos fundos, ausência ou pequena produção de lágrimas, diminuição da sudorese e, nos bebês, a moleira afundada.

Sinais de uma língua saudável
Se sua língua estiver ressecada e áspera, pode significar que não está bem hidratada.

Bebê hipoativo
Bebê hipoativo é o bebê mais quietinho, dorme muito, chora pouco, só vai ao seio se estimular bastante, não suga de modo eficaz, vai ao seio e dorme. Você se identifica com essas características? Esses bebês merecem muita atenção. E acompanhamento de perto.

Se a moleira do seu recém-nascido estiver baixa ou até mesmo funda, pode ser um indicador de que o crescimento do crânio esteja em um nível menor do que o esperado. Além disso, estes quadros também podem indicar desidratação ou outras possíveis doenças identificáveis pelo pediatra.

No caso de bebês que já não são mais amamentados, deve ser oferecido liquido constantemente, de preferencia água ou soro caseiro.

Acordar vários dias com a fralda seca pode ser um sinal para que a família inicie a retirada das fraldas da noite. Ainda assim, escapes eventuais de xixi podem ocorrer à noite e são normais.

Pode sim usar soro caseiro em bebê! Mas nele não vai bicarbonato: Receitinha de soro caseiro: Em 1 litro de água mineral, filtrada ou fervida (mas já fria), misture 1 colher de sopa de açúcar (20 g) e 1 colher de café de sal (3,5 g).

Sintomas da desidratação
São sinais clássicos da desidratação leve e moderada a sede exagerada, boca e pele secas, olhos fundos, ausência ou pequena produção de lágrimas, diminuição da sudorese e, nos bebês, a moleira afundada.

Pele ruça ou acinzentada
Esse é um dos sinais mais claros e comuns de uma pele desidratada. "A falta de hidratação deixa a pele sem vida, sem viço. Por conta desse ressecamento, as células da camada córnea (que são células mortas) e a queratina ficam sem aquele brilho característico de uma pele hidratada.