O que pode deixar a barriga inchada?

Perguntado por: lpeixoto . Última atualização: 8 de maio de 2023
4.8 / 5 15 votos

O que causa a barriga inchada? A principal causa da barriga inchada é o acúmulo de gases no estômago. É um sintoma temporário que acontece quando uma refeição foi farta demais ou pelo excesso de algum alimento que libera mais gases durante sua digestão.

Consumo excessivo de alimentos ricos em sódio, desidratação, são várias as causas de um quadro de inchaço que provoca desconforto e aumento no peso. Mas quando a condição provoca aumento muito significativo da barriga, a ponto de parecer uma gravidez, pode ser sinal de uma doença chamada colite.

Canela e gengibre podem ajudar a limpar o organismo, então aposte em uma xícara de chá para desinchar a barriga antes de ir se deitar. O chá de menta também pode ajudar a aliviar o mal estar no estômago, então lembre-se dessa opção se precisar aliviar o organismo depois do jantar.

A sensação de barriga inchada, geralmente, está relacionada ao excesso de gases no organismo, provocado pelo consumo de alimentos de digestão mais lenta. Feijão, brócolis, repolho, ervilha, milho e lentilha são alguns deles.

De acordo com a expert, há algumas frutas que são grandes aliadas de quem se sente inchada e quer “secar” sem passar fome.

  • Abacaxi. Rico em vitamina C e potássio, esse alimento é altamente “purificante” e diurético. ...
  • Melancia. ...
  • Amoras. ...
  • Limão. ...
  • Dicas:

Se a barriga começar a crescer antes disso, pode ser devido a um inchaço, parecido com aquele que você sente próximo à menstruação, provocado por gases, má digestão ou intestino preso -- todos sintomas comuns desde o comecinho da gravidez, devido às mudanças hormonais por que seu corpo passa.

Barriga inchada e dura é sintoma de intolerância alimentar, gases ou consumo de álcool. Nos homens, costuma ser mais predominante, mas quando não passageira, tem a ver com retenção de gordura visceral, relacionada a estresse (cortisol), colesterol alto, hipertensão e síndrome metabólica.

4 A barriga inchada se torna sintoma de gravidez quando a parte inferior do abdômen começa a apresentar mudanças e a mulher começa a sentir desconfortos nos movimentos. 5Só se deve relacionar o inchaço da barriga com gravidez quando constatado o atraso menstrual e confirmado com um teste de gravidez.

Canela e gengibre podem ajudar a limpar o organismo, então aposte em uma xícara de chá para desinchar a barriga antes de ir se deitar.

Simeticone. O principal ingreditente de Dulcogas é Simeticone um agente antiespumante que dispersa o gás preso no estômago e intestinos. Desta forma, a sensação de inchaço reduz. Não é absorvido pelo corpo, atua de forma local e não-química assim que tiver atingido o ar aprisionado na sua barriga.

Quando a barriga inchada gera um desconforto passageiro, a causa não é algo grave. Porém, se o inchaço é crônico e não passa, é importante procurar orientação médica para investigar, diagnosticar e tratar.

Ninguém merece se sentir inchada! Para solucionar esse problema, aposte nestes aliados da barriga sequinha

  1. Pimenta-caiena. Caiena, jalapeño, habanero. ...
  2. Iogurte. ...
  3. Gengibre. ...
  4. Banana. ...
  5. Limão e suco de limão. ...
  6. Alho. ...
  7. Melancia e melão.

Algumas indicações são: hibisco, cavalinha, chá-verde, canela, gengibre, salsinha e hortelã. Basta fazer a infusão com água quente e aproveitar os benefícios que cada um oferece para o corpo.

Suco de abacaxi

Suco de abacaxi
O abacaxi é rico em uma enzima chamada bromelaína. Esta enzima tem efeito anti-inflamatório e estimula a digestão, ajudando a reduzir o inchaço na barriga. Para um bom suco de abacaxi, basta a fruta e gelo.

Uma das queixas comuns entre pacientes com a síndrome, além das fortes cólicas e problemas de infertilidade, é o acúmulo de gordura na região abdominal, chamado popularmente de “barriga de SOP”.

Quando a pessoa está com um inchaço na região inferior da barriga, abaixo da linha do umbigo, as causas podem ser outras, como constipação (dificuldade para evacuar), excesso de gases presos, intoxicação alimentar ou mesmo um sintoma de doenças como apendicite, diverticulite e até endometriose.

A paciente fica com a barriga bastante inchada e com sensação de estar cheia. Muitas vezes esse inchaço é doloroso. É comum as mulheres relatarem que essa distensão aparece em um certo momento do ciclo menstrual, mas pode também não ter relação com tal período.

“A concentração de gordura no abdômen favorece a proliferação de células que produzem substâncias inflamatórias que se alojam nos vasos sanguíneos. As placas de gordura que se formam dificultam a passagem do sangue – o que pode causar infartos e derrames”, alerta o cardiologista.

Dessa forma, a especialista confirma que, logo no início da gravidez, a mulher pode se sentir mais inchada e mais 'barriguda' na região abaixo do umbigo, devido à retenção de líquido e gases. Além disso, as gestantes se preocupam com a textura da barriga no início da gravidez, se fica mole ou dura durante a gestação.

Quando a gravidez silenciosa desperta sinais, eles tendem a ser semelhantes aos sintomas de gravidez comum: náuseas; sono excessivo; enjoos; atraso menstrual; seios sensíveis; cólicas no abdômen; repulsa a cheiros; alteração do paladar; oscilação de humor; escurecimento da aréola; entre outros.

SEMANA 2 – 3º dia
Após a fecundação, o futuro bebê – ainda muito, muito pequeno – chega ao útero, através das trompas, e lá se firma ou se “implanta”, onde então começa a crescer a placenta. Durante o processo, algumas veias podem acabar se rompendo, causando um ligeiro sangramento.