O que pode dar gases no bebê?

Perguntado por: omello8 . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.5 / 5 20 votos

Quais são as causas de gases do bebê?

  • Ingestão de leite em grande quantidade. ...
  • Constipação. ...
  • Alimentação da mãe. ...
  • Alimentos ingeridos pelo bebê ...
  • Mexer e movimentar as perninhas dos bebês. ...
  • Estimular a pega correta. ...
  • Preparar adequadamente o leite do bebê

Geralmente os alimentos que tendem a produzir gases no bebê e gerar cólicas são: cebola e alho, as leguminosas (ervilha, feijão, lentilha e grão de bico), o ovo, alimentos com lactose, (leite e derivados), nas brássicas (brócolis, repolho, couve e bruxelas), alimentos ricos em amido (milho, macarrão, e batatas).

Os gases podem afetar tanto os bebês que tomam mamadeira quanto os que recebem leite materno. Uma criança pequena que tem gases com frequência não costuma ser motivo para preocupação, pois isso é bastante normal.

A cólica em bebês, como já explicamos, é mais dolorosa para os pequenos e acompanha alguns outros sintomas. Já os gases, por si só, são normais (até mesmo para os adultos). Eles não são grandes incômodos para o bebê, desde que não haja excesso, o que pode ocasionar a cólica e o desconforto na criança.

Quando o bebê está com gases ele pode sofrer de cólicas e demorar a pegar no sono. Nesse caso, é recomendado fazer alguns truques para diminuir os gases do bebê antes durante esse período, sendo assim ele pode dormir seguro com a barriga para cima.

A lista de alimentos que pioram ou estimulam o quadro são: feijão, ovos, batata, milho, farelo de trigo, brócolis, alho, repolho, couve-flor e cebolas. Bebidas gaseificadas, caso de refrigerantes e cervejas, também entram no grupo.

Costuma começar depois de duas ou três semanas de vida e costuma melhorar por volta dos três meses (mas nem sempre).

Camomila: além das propriedades calmantes, o chá também ajuda a diminuir a frequência das cólicas; Erva doce: auxilia no sistema digestivo e no alívio de gases e cólicas, além de ser bem aceito por conta do sabor naturalmente adocicado; Capim-santo: excelente para ajudar no funcionamento do intestino do bebê.

Luftal Infantil é um medicamento de uso oral indicado para bebês e crianças com excesso de gases no aparelho digestivo, proporcionando alívio nas dores e cólicas.

Prefira, na medida do possível, alimentos frescos e naturais. Feijão, brócolis, couve-flor, repolho e batata doce, entre outros, são alimentos que provocam gases intestinais e, por isso, não devem ser consumidos todos de uma única vez.

Os gases também podem ser eliminados mais facilmente com massagem abdominal, que consiste em movimentos circulares, de cima para baixo, como se estivesse tentando eliminá-los para fora do corpo. Ingerir bastante água também ajuda, assim como tomar chá de erva-cidreira com funcho ou remédios com efeito laxante.

O choro constante causado pela cólica em recém-nascido costuma preocupar os pais. No entanto, se for apenas um caso de desconforto abdominal, não há necessidade de procurar um médico. Por outro lado, o bebê pode apresentar sinais relacionados a outros quadros, que não devem ser ignorados.

Isso não significa que eles tenham acordado de vez ou que estejam sofrendo ou com dores. “Boa parte dos pais fica assustada quando vê o pequeno se contorcer, chorar ou balbuciar e corre para acudir a criança. É importante que eles saibam que esses são despertares fisiológicos e que logo eles voltam a dormir.

Caso procure um leite para bebê que apresente benefícios vitamínicos e componentes que estimulam o desenvolvimento, sem ocasionar cólicas e gases, a opção certa é a Fórmula Infantil – Nan Supreme 1.

Entre 10 e 30 minutos após a sua ingestão, Luftal atua no estômago e no intestino, diminuindo a tensão superficial dos líquidos digestivos, levando ao rompimento das bolhas, à dificuldade de formação destas bolhas, ou à formação de bolhas maiores que serão facilmente expelidas.

A maior parte do ar acumulado no estômago do bebé é expelida quando arrota. Contudo, o bebé pode não arrotar após todas as refeições ou demorar mais ou menos tempo a fazê-lo. Mesmo arrotando, o bebé pode não conseguir expelir todo o ar o que provoca mal-estar e gases.

- Depois de mamar mantenha o bebê no seu colo e em posição ereta para arrotar. Se o bebê não arrotar depois de 10-15 minutos, pode ser colocado novamente no berço para dormir. Recém-nascidos dormem bastante, principalmente logo após a mamada. Esse intervalo é o momento ideal para a mãe relaxar, dormir ou alimentar-se.

Para que possamos estudar os gases, é necessário antes de qualquer coisa definir três tipos de gases: O gás real, o gás ideal e o gás perfeito.