O que pode dar gases em bebês?

Perguntado por: alima . Última atualização: 11 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 5 votos

Quais são as causas de gases do bebê?

  • Ingestão de leite em grande quantidade. ...
  • Constipação. ...
  • Alimentação da mãe. ...
  • Alimentos ingeridos pelo bebê ...
  • Mexer e movimentar as perninhas dos bebês. ...
  • Estimular a pega correta. ...
  • Preparar adequadamente o leite do bebê

Costuma começar depois de duas ou três semanas de vida e costuma melhorar por volta dos três meses (mas nem sempre).

Ou seja, legumes, verduras, cereais, frutas e proteínas. Já as comidas processadas têm de ser evitadas, não apenas porque são pobres em nutrientes, como por causa do excesso de gordura, açúcar, sal e conservantes. + Meu bebê não toma nenhum tipo de leite.

Frutas cítricas: os cítricos podem ser prejudiciais na função digestiva e causam azia no bebê. Outros alimentos a serem evitados durante a amamentação: pimenta, cebola, alimentos processados, alimentos crus, peixes de carne escura e bebidas alcoólicas.

Quando o bebê está com gases ele pode sofrer de cólicas e demorar a pegar no sono. Nesse caso, é recomendado fazer alguns truques para diminuir os gases do bebê antes durante esse período, sendo assim ele pode dormir seguro com a barriga para cima.

A cólica em bebês, como já explicamos, é mais dolorosa para os pequenos e acompanha alguns outros sintomas. Já os gases, por si só, são normais (até mesmo para os adultos). Eles não são grandes incômodos para o bebê, desde que não haja excesso, o que pode ocasionar a cólica e o desconforto na criança.

Confira: Camomila: além das propriedades calmantes, o chá também ajuda a diminuir a frequência das cólicas; Erva doce: auxilia no sistema digestivo e no alívio de gases e cólicas, além de ser bem aceito por conta do sabor naturalmente adocicado; Capim-santo: excelente para ajudar no funcionamento do intestino do bebê.

Para evitar cólicas no bebê, é importante que a mãe não coma em excesso alimentos que provocam gases, como feijão, ervilhas, nabo, brócolis ou couve-flor, por exemplo. Além disso, o uso de alguns chás na amamentação também pode provocar cólicas no bebê.

OBJETIVO: alertar que o uso da associação dimeticona/homatropina (Espasmo Luftal®) em recém-nascidos e lactentes de até dois meses, pode causar episódios disfuncionais transitórios extrapiramidais.

Os bebês tem muitos gases e isso é perfeitamente normal. Mas quando esse acúmulo começa a causar desconforto, é hora de descobrir o porquê.

Dor causada por gases
Você vai notar que o bebê se "espreme" e se contorce, e parece ter alívio quando solta um pum ou quando consegue fazer cocô. Ele também pode começar a chorar no meio de uma mamada. Algumas sugestões: Ponha o bebê para arrotar depois de cada mamada.

Veja alguns sinais de quando o bebê está com gases:

  1. Barriga mais durinha e globosa;
  2. Mãozinhas fechadas;
  3. Rosto avermelhado;
  4. Choro mais de força, do que de dor ou fome;
  5. O bebê pode ficar fazendo força, como se quisesse soltar puns ou evacuar para se livrar dos gases.

O chá de hortelã é bastante eficaz no alívio das cólicas intestinais e auxilia na melhora da digestão. Por isso, é uma alternativa para as mães que amamentam exclusivamente e procuram alívio das cólicas dos seus bebês.

Não é preciso fazer uma dieta especial quando se amamenta, mas a alimentação deve ter equilíbrio nutricional. Isso significa ingerir muitas frutas e legumes, grãos integrais como aveia e arroz, além de cereais e pães identificados como "integrais" ou de "trigo integral".

Os mais indicados são os chás de camomila e erva-doce.