O que pode dar errado na cirurgia do siso?

Perguntado por: laraujo . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.1 / 5 16 votos

2 - Quais possíveis complicações da extração do siso? Além de risco de sangramento e infecções, inerentes a qualquer cirurgia, a extração do siso pode apresentar outras complicações. No caso dos sisos superiores, pode haver um comprometimento da comunicação entre a boca e o seio maxilar, que forma a cavidade nasal.

Em alguns casos muito raros, uma infecção bacteriana após a cirurgia de extração do siso pode se manifestar. Quando isso acontece, o paciente pode sofrer com dores de dente, febre, inchaço, gostou ruim ou salgado na boca, com ou sem o aparecimento de secreções.

O paciente deve tirar todas as suas dúvidas. Além disso, o ideal é fazer uma boa higiene oral, não fumar ou beber nas 12 horas que antecedem a cirurgia, usar roupas confortáveis no dia da cirurgia e ir acompanhado. Se a sua preocupação é com o tempo de duração da extração do siso, não se desespere.

O caso da jovem Isadora Belon Albanese, 18 anos, que morreu após complicações provocadas pela retirada de dentes do siso, na cidade de Porto Feliz, no interior de São Paulo, em abril, chamou atenção para os cuidados pré e pós-operatórios necessários e as condições para a cirurgia.

É importante procurar ajuda médica após a extração do siso se ocorrerem os seguintes sintomas: Dor intensa e persistente, que não melhora com o uso de analgésicos. Inchaço ou vermelhidão na área, que não diminui após alguns dias. Sangramento excessivo, que não para após a aplicação de compressas de gaze ou algodão.

O dente do siso é um terceiro molar e, como dente molar que é, tem entre duas a três raízes, dependendo da posição que ocupa na boca. Se for um dente do siso superior (molar superior), temos um dente com três raízes, enquanto que um dente do siso inferior (molar inferior), temos um dente com duas raízes.

O tempo de repouso depois da cirurgia de siso é bem rápido!
“Na maioria dos casos, de um a dois dias de repouso são o suficiente”, indica a especialista. Além disso, também se recomenda evitar a exposição ao sol e atividades físicas por, no mínimo, 5 dias.

Danos aos nervos – Caso a agulha atinja diretamente um nervo, o resultado pode ser dormência e dor, que podem durar semanas ou meses. Danos aos nervos são muito raros em injeções locais, de acordo com a American Society of Regional Anesthesia and Pain Medicine (ASRA) (Associação Americana de Anestesia Regional).

2 a 3 dias: diminuição do inchaço da boca e bochechas; 7 dias: remoção dos pontos realizados pelo dentista; 7 a 10 dias: diminuição da rigidez e a dor na mandíbula; 2 semanas: recuperação e cicatrização por completo.

2 a 3 dias : O inchaço da boca e bochechas deve melhorar; 7 dias : O dentista pode remover todos os pontos que restarem; 7 a 10 dias : a rigidez e a dor na mandíbula devem desaparecer; 2 semanas : Qualquer ferimento leve no rosto deve desaparecer.

Para identificar se seus pontos estão infeccionados ou inflamarem, observe se há vermelhidão ao redor dos pontos, inchaço, sensação de que o local está mais quente, dor, odor ruim no local da ferida/cirurgia e, em alguns casos, febre alta.

A extração de dente do siso leva entre 5 e 30 minutos por cada dente retirado e disso depende a situação de cada siso. O paciente, que deverá estar acompanhado, vai para casa assim que a extração foi finalizada, ou seja não é preciso ficar internado.

Alimentação: Até duas horas antes do procedimento, água, chá, café puro e suco, pequena fatia de pão, por exemplo, são permitidos em pequena quantidade. Não comer carne, ovos, leite e derivados.

Nas primeiras 24 horas depois da cirurgia, evite conversar e repouse a maior parte do tempo, mantendo a cabeça mais elevada que o corpo, em uma posição quase sentada. Continue nesse repouso por mais 2 dias. Evite também se expor ao sol, fazer atividades físicas e tomar banhos muito quentes por 5 dias.

Apesar de causar certo medo em muitas pessoas, no geral, a extração do dente siso é considerado um procedimento simples pelos dentistas. A cirurgia é segura e, sendo realizada por um profissional capacitado, tem tudo para ser um sucesso.