O que pode dar errado na cirurgia do nariz?

Perguntado por: vcapelo . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.4 / 5 14 votos

Voltando a falar dos riscos, na rinoplastia as maiores razões de insucesso da cirurgia são: Características desfavoráveis, tais como pele fibrótica, pele aderida ao esqueleto nasal, forro nasal insuficiente, grandes perfurações septais. Expectativas não realistas do paciente.

O desvio de septo pode voltar depois da cirurgia
Isso pode acontecer nos casos que citamos em que crianças realizam a septoplastia. Como o desenvolvimento facial e o crescimento do osso e da cartilagem do septo delas ainda não foram finalizados, ele pode continuar crescendo e se desenvolver com desvio novamente.

Após a Cirurgia
Depois da cirurgia, você sentirá um pouco de inchaço e sensibilidade dentro do nariz, mas isso é normal. Você poderá apresentar sintomas parecidos com uma forte gripe ou sinusite. Isso ocorre por causa do inchaço, do sangue seco, do muco e das crostas no nariz.

O medo de que algo vai dar errado é o segundo mais comum que meus pacientes têm antes da cirurgia. Na literatura médica, o risco de necessitar de uma revisão após a rinoplastia primária é entre 5% e 27%.

Em geral, as chances de algo dar errado variam entre 5% e 27%. Ou seja, a cada 100 pacientes, de 5 a 27 podem precisar de uma cirurgia de revisão. Perceba que o intervalo é bem amplo. Um dos fatores que mais contribuem para a redução dessa taxa para o mínimo aceitável é a experiência e conhecimento do cirurgião.

Os primeiros dias após a cirurgia de nariz são os mais complicados, sobretudo as primeiras 48 horas. A sensibilidade do local e a demora na cicatrização são alguns dos fatores que podem gerar desconforto aos pacientes.

O nariz torto após a rinoplastia é uma complicação rara que ocorre se os ossos nasais são comprimidos para um lado ou outro durante a fase de cicatrização.

Uma perfuração pós-operatória do septo nasal não deve ser classificada como perigosa. Essa perfuração septal pode variar em tamanho e localização. Pode ser assintomática, ou causar uma variedade de sinais e sintomas. Dentre os quais, podemos destacar: respiração ruidosa, sangramento nasal e eliminação de crostas.

Sim, a cirurgia de septoplastia e a cirurgia de amigdalectomia requerem intubação para poder realizar o procedimento.

Nos primeiros 2 dias deve-se dormir com a cabeceira elevada (dormir com 2 travesseiros). Se quiser coloque compressa gelada ou bolsa de agua gelada na região do nariz 3x ao dia com duração de 15 minutos.

EVITE ESPIRROS!
Isto pode levar a remoção abrupta de uma crosta, provocando um sangramento nasal.

Dormir com a cabeceira da cama elevada: use, pelo menos, três travesseiros (pelo menos 30 graus de elevação) nos dias seguintes à cirurgia. Isso ajuda a diminuir o edema e inchaço no pós-operatório das cirurgias nasais.

A resposta para tal questionamento é: não. A rinoplastia é um procedimento muito seguro, desde que realizado por um cirurgião plástico que tenha grande experiência no assunto.

Com cerca de um mês essa condição passa por completo e o paciente volta a sorrir novamente, sem que haja a queda da ponta nasal. Compressas e massagens na região podem aliviar a sensação e potencializar a recuperação.

Muitos falam que o nariz aumenta de tamanho, é que na verdade existe um relaxamento das estruturas de conexão da ponta. Essa perda de sustentação das estruturas da ponta do nariz e a flacidez da pele, fazem com que o nariz relaxe e desça um pouco.

Repouso e atividades físicas depois da rinoplastia
O paciente deverá fazer um repouso relativo nos primeiros 7 dias, permitindo-se descansar. Em geral, o paciente se sente disposto para retomar suas atividades profissionais em 3 dias, mas o inchaço e os edemas podem chamar muita atenção.

Tempo de cicatrização
Uma recuperação relativamente simples após a correção da estética do nariz leva em média até 15 dias. Geralmente, o trabalho pode ser retomado dentro de 7 a 15 dias. Após 4 semanas, volte aos exercícios.

– É permitido lavar os cabelos 3 dias após a cirurgia, preferencialmente em salão de beleza. Não lave os cabelos debruçando-se para a frente, pois isto pode propiciar sangramento. Não deixe shampoo ou sabonete acumular por baixo do curativo (Aquaplast).

Quanto tempo demora a cirurgia? A rinoplastia costuma levar de 2 a 3 horas. No entanto, o tempo de permanência no centro cirúrgico é maior, pois existe a preparação anestésica e a posterior recuperação.

O retorno do desvio do septo após a cirurgia é uma complicação não habitual, mas que pode ocorrer. Quando feito por um bom cirurgião, treinado e experiente, é muito difiícil que haja tal complicação. Podem permanecer pequenos desvios sem causar problemas obstrutivos.

quais sao os cuidados depois da cirurgia de desvio de septo? O Nariz é uma região bastante vascularização e, por isso, o principal cuidado no pós-operatório a ser tomado é a diminuição do risco de sangramento. Para isso, deve-se evitar esforço físico, calor, sol, mantendo uma dieta fria e um repouso relativo.