O que pode danificar um transformador?

Perguntado por: asampaio . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 12 votos

Os transformadores não estão livres deste processo, visto que, embora sejam equipamentos sem partes móveis, podem se danificar devido às variações de temperatura, tensão, vibrações, e outras condições adversas que podem ser prejudiciais ao seu funcionamento. Estes desgastes, com o tempo podem dar origem à falhas.

Um transformador cheio de óleo pode queimar durante dias e o incêndio pode danificar o equipamento ao redor e se espalhar para transformadores adjacentes e canecosde buchas, gerando perdas substanciais de ativos e a possível destruição de toda a usina.

20 anos

A vida útil técnica estimada de um transformador a operar em plena carga é de 20 anos, mas quando opera em sub carga, a sua vida útil técnica passa a ser superior a 20 anos e, quando opera em sobrecarga, a sua vida útil técnica torna-se inferior a 20 anos.

Como qualquer outro equipamento elétrico, os transformadores podem apresentar falhas e queimar.

Dicas

  1. Um som de zumbido ou estalo geralmente é um indicativo de que o transformador pode queimar.
  2. Nem sempre o primário e o secundário do transformador estão conectados no mesmo aterramento elétrico. Eles geralmente ficam em aterramentos diferentes. Fique atento a essa situação quando for fazer os testes e aferições.

Você também pode sempre verificar e não deixar sobrecarregar o transformador por exceder a carga nominal. Sobrecarga pode levar ao superaquecimento e danos ao transformador.

A temperatura do isolamento sólido é o principal factor do envelhecimento do transformador. Esse isolamento, com a temperatura e o tempo, entra num processo de despolimerização, provocando a degradação das propriedades mecânicas do papel, tais como a elasticidade e a resistência aos esforços de tracção.

Transformador é vendido em especificações diferentes do ar-condicionado, o que faz com que muita gente leve em conta apenas a voltagem e acabe adquirindo um transformador sem potência o suficiente para o aparelho. Isso causa quedas de tensão e pode sobreaquecer e queimar componentes do equipamento de climatização.

A água no transformador induz uma redução progressiva das propriedades de isolamento do papel-óleo (tensão de descarga, fator de dissipação) gerando defeitos elétricos (por exemplo, descargas parciais) que podem evoluir em descargas elétricas e cordas de alimentação com falhas elétrico para o transformador.

Já um equipamento de 220V em uma rede de 110V pode não queimar, mas corre o risco de sofrer prejuízos. Utiliza-se então o transformador que, por meio da indução eletromagnética, consegue elevar ou reduzir a tensão elétrica. Com isso, os equipamentos podem operar sem risco, mesmo em redes incompatíveis.

200VA - Suporta até 140W. 300VA - Suporta até 210W. 500VA - Suporta até 350W. 750VA - Suporta até 525W.

Manutenção Preditiva
Essa manutenção faz a análise dos componentes do transformador e a sua termografia. Também é realizada uma inspeção, ultrassom e testes do transformador. Sendo assim, é possível fazer uma análise completa das condições gerais de um transformador sem ter que paralisar o seu funcionamento.

pode-se ligar quantos equipamentos for necessário, mas a soma das potências dos equipamentos não devem ultrapassar o limite do transformador.

R: Em média de 3 a 5 casas...

Falha no projeto da fonte de alimentação; Baixa qualidade do transformador usado; Componentes em curto circuito na ligação correspondente (lado primário); Componentes em curto no lado secundário, entre outros.

Não é aconselhável deitar o Transformador, seja ele de qual modelo ou potência for, devido ao aquecimento causado pelo mesmo durante seu funcionamento, pois isso pode acarretar em acidentes. O ideal é posicioná-lo em pé, e em local fresco e arejado, longe de materiais inflamáveis, fora do alcance de crianças.

Na hora da compra, atente-se que a potência (Watts) do seu transformador precisa ser ao menos 30% maior que a potência do aparelho em que será ligado. No caso da ligação de mais de um aparelho no transformador, faça a soma das potências dos equipamentos, para respeitar esse limite.