O que pode cortar um diamante?

Perguntado por: epaz . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4 / 5 11 votos

Existem duas maneiras de cortar o diamante bruto:

  • clivagem: o método é o mais comum, no qual a pedra é partida com um rápido golpe. ...
  • serragem: é mais demorada e tediosa, feita com serra elétrica rotatória e, mais recentemente, com o auxílio do laser.

O diamante é a pedra mais dura que conhecemos. Só pode ser riscada por um outro diamante. Mas isso não significa que não possam se quebrar. Diamantes quebram, sim.

Geralmente, os diamantes não resistem a um martelo. Os diamantes têm uma resistência à quebra melhor que a do vidro, mas pior a que a de muitas cerâmicas industriais e muito pior que a dos metais. Claro, os diamantes têm alta dureza, mas isso significa somente que eles arranham a superfície do martelo ao se partir.

Quando aquecido pela primeira vez, um diamante brilhará em vermelho e depois em branco. O calor permite uma reação entre a superfície do diamante e o ar, convertendo o carbono no gás incolor e inodoro monóxido de carbono (um átomo de carbono mais um átomo de oxigênio).

Por muito tempo, a humanidade acreditou que os diamantes eram os minerais mais duros do mundo. Entretanto, uma nova descoberta questiona essa crença. Pesquisadores australianos identificaram um novo mineral que é 58% mais forte do que os diamantes.

Os diamantes primários podem ser encontrados em dois tipos distintos de rochas, conhecidas como kimberlito e lamproíto (Figura 4), que se originam em ambientes de grande pressão e temperatura no manto terrestre.

Segundo SVISERO (1995), diamantes aluvionares são amplamentes distribuidos em todo o território nacional, sendo encontrados desde o Rio Uraricoera (Roraima) no norte, até o Rio Tibaji (Paraná) no sul, e do Rio Pardo (Bahia) a leste, ao Rio Madeira (Ácre) no oeste.

A wurtzita é tão dura quanto o diamante, mas quando colocada sob pressão fica mais resistente. Quando isso acontece, os elétrons presentes em sua estrutura começam a se repelir para aliviar a tensão entre eles, o que os faz com que se rearranjem e o material endureça.

Por incrível que pareça, o pequeno diamante encrustado no anel que você deu a sua esposa provavelmente durará, sim, para sempre – pelo menos enquanto a Terra existir.

As características de um diamante em estado natural são: ele é opaco quando retirado da terra mas, após lavado e polido, pode revelar um brilho acinzentado.

Um diamante verdadeiro possui reflexos em tonalidades acinzentadas — e nunca coloridas (mesmo os diamantes coloridos). Com isso em mente, se a pedra for analisada e apresentar reflexos em cores diferentes, é melhor ficar atento. Não se esqueça que as pedras preciosas originais possuem um elevado grau de refração.

É o diamante. Ele ainda mantém o posto de material mais duro existente na natureza. O mineral suporta uma pressão de até 97 megapascals (cerca de 9 mil vezes a pressão atmosférica) antes de se romper e só é riscado por outro diamante.

Aqueça a pedra suspeita com um isqueiro por 30 segundos. Logo em seguida, deixe a pedra cair dentro de um copo de água. A rápida expansão e contração vai sobrecarregar a força de tensão de materiais mais frágeis como o vidro ou quartzo. Já o diamante é forte o suficiente para passar por esse teste.

Cristais, ao contrário dos diamantes, podem vir em diferentes formatos e tamanhos, além de cores variadas. Outra diferença entre as duas pedras é que os diamantes possuem uma dureza 10 na escala Mohs, enquanto os cristais têm um número menor — algo em torno de 6 ou 7.

No entanto, é muito frágil, pois possui clivagem octaédrica perfeita {111}. A propriedade que exerce maior influência no valor estético é o Índice de Refração. Essa propriedade e sua dureza fazem do diamante a gema mais valiosa.

Pode-se então dizer que, por terem lapidação superior, os brilhantes são mais caros que os diamantes 8/8. Para baratear os custos, algumas joalherias utilizam diamantes 8/8. Por isso, sempre pesquise bastante antes de adquirir sua joia.

Ele é o material natural com alta dureza. Segundo a Escala de Mohs, convenção adotada para essa medição, ele tem dureza de 10, que é o valor máximo que essa medida pode atingir. Ou seja ele é uma pedra que não pode ser riscada com qualquer material. Portanto, apenas um diamante consegue riscar outro.

Continuar lendo Tem diamante em Saturno?