O que pode cortar o efeito do anticoncepcional injetável?

Perguntado por: dbarros . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.4 / 5 20 votos

Os únicos antibióticos que, comprovadamente, podem diminuir os efeitos dos anticoncepcionais são a rifampicina, utilizada no tratamento inicial da tuberculose pulmonar ou no tratamento de infecções com resistência aos medicamentos, e a rifabutina, utilizada também para o tratamento da tuberculose.

4 - consumo de alguns tipos de chás
Os diuréticos, como os de cavalinha ou de hibisco, por exemplo, podem colocar em jogo o efeito da pílula quando consumidos em excesso, isto é, mais ou menos umas cinco xícaras.

Mesigyna® pode influenciar o efeito de outros medicamentos, tais como ciclosporina. Contraceptivos hormonais combinados podem também interferir no mecanismo de outros medicamentos.

Os únicos antibióticos que, comprovadamente, podem diminuir os efeitos dos anticoncepcionais são a rifampicina, utilizada no tratamento inicial da tuberculose pulmonar ou no tratamento de infecções com resistência aos medicamentos, e a rifabutina, utilizada também para o tratamento da tuberculose.

A maioria dos antibióticos não interfere com os contraceptivos hormonais. Apenas as rifamicinas, incluindo a rifampicina, tornarão o seu método contraceptivo menos eficaz.

É um método contraceptivo muito eficaz, com apenas 0,1% a 0,6% de falha para a injeção mensal e de 0,3%, para a injeção trimestral, o que é equivalente à eficácia da ligadura de trompas. O uso desse método deve ser recomendado pelo médico ginecologista e a sua aplicação deverá ser realizada em farmácia com receita.

Como Saber se o Anticoncepcional Está Fazendo Efeito
Não há sintomas que assegurem que o anticoncepcional esteja fazendo efeito no presente. O ideal é não esquecer das doses e utilizar outros métodos contraceptivos caso haja esquecimento, passe mal ou e tome algum remédio que possa cortar o efeito do anticoncepcional.

Implante hormonal – índice de falha 0,1%; Anel vaginal – falha de 0,1%; Adesivo anticoncepcional – índice de falha 0,1%; Pílula do dia seguinte – falha entre 5% a 20%.

Tomar anticoncepcional com leite, suco ou álcool não corta o efeito dele.

Isso significa que atualmente não há base científica para indicar nenhum tipo de cuidado adicional para as pacientes em uso de contraceptivos hormonais que precisam ser tratadas com os seguintes antibióticos: Amoxicilina (com ou sem ácido clavulânico).

Ervas. Alguns tipos de ervas, especialmente em infusão, também podem colocar o efeito do seu anticoncepcional em risco. Por isso, se você não quer engravidar, não saia tomando qualquer chá por ai. Também conhecida como Hypericum, essa erva é muito usada no tratamento caseiro da depressão e da ansiedade.

Contudo, o fluxo menstrual pode diminuir devido a maior quantidade de hormônios1. De acordo com as indústrias farmacêuticas responsáveis pela fabricação deste medicamento, este é um método contraceptivo muito eficaz, que varia de 0,1% a 0,6% de falha para a injeção mensal e de 0,3%, para a injeção trimestral.

A eficácia depende da regularidade nos retornos: o risco de gravidez é maior quando uma mulher atrasa uma injeção ou deixa de tomá-la. As Tal como usado em geral, ocorrem cerca de 3 gravidezes por 100 mu- lheres que utilizam injetáveis mensais no primeiro ano.

O risco nos dois casos é pequeno, mas real
Porém, embora a probabilidade seja pequena, é possível engravidar tanto fazendo uso de métodos contraceptivos quanto estando menstruada.

Muitas pessoas têm dúvidas em relação à existência de período fértil em pessoas que recorram a anticoncepcional oral, mas a resposta é não, quem toma pílula anticoncepcional de maneira regular não tem período fértil, dado que não há ovulação e, por conseguinte, não há óvulo para ser fecundado.

Uma pílula padrão se dissolve em 10 minutos. A segunda melhor opção é de pé, pois o remédio dilui em cerca de 23 minutos, apenas um pouco mais rápido do que deitado de costas.

O anti-inflamatório não corta o efeito da pílula pelo que demostram estudos, tanto que não constam nas bulas dos anticoncepcionais um alerta específico. O que pode acontecer é que o uso de muitos medicamentos podem levar a vômitos e diarréia e isto indiretamente levar a perda do efeito do anticoncepcional.

Quanto aos anticoncepcionais, não há indícios de que a nimesulida possa reduzir seu efeito.

O Benzetacil pode ser administrado em mulheres que usam anticoncepcional hormonal, já que não há estudos que indiquem a redução do efeito da pílula (leia: Antibióticos cortam o efeito da pílula anticoncepcional?).

Quando posso ter relação sexual? Após iniciar o tratamento contraceptivo com injeção é fundamental aguardar 30 dias para que os hormônios façam o efeito desejado.