O que pode comer na dieta Hipolipidica?

Perguntado por: sgodinho . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.9 / 5 4 votos

São retirados da dieta as gorduras de adição como manteiga, margarina, óleo e azeite, e também os alimentos ricos em gordura, como embutidos, queijos, abacate, frituras e gema de ovo. O leite administrado é do tipo desnatado. Frutas permitidas: todas, exceto abacate. Todos os vegetais são permitidos.

Dieta Hipoglicídica
Dieta de consistência normal, constituída principalmente de carboidratos complexos e rica em fibras solúveis. A sacarose é substituída por adoçante artificial à base do edulcorante aspartame, ciclamato e sacarina, esteviosídeo e sucralose. Todas as frutas e vegetais são permitidos.

A dieta hiperlipídica composta de quantidades elevadas de ácidos graxos poliinsaturados facilitou o aparecimento do estresse oxidativo. A prática de exercício físico aeróbio de intensidade moderada propiciou a redução do malondialdeído apenas entre os animais que consumiram dieta normolipídica.

Carnes frescas: de vaca, galinha, porco, peixes e vísceras. Leite e Ovos: todos os tipos. Cereais: arroz, macarrão, milho, aveia etc. Leguminosas: feijão, ervilhas frescas, lentilha, grão-de-bico, soja.

Significado de hipolipídica: Pouco rico em lipídios, ou seja, que possui pouca gordura.

Importância do consumo de alimentos ricos em lipídios
Porém em excesso, podem fazer mal ao corpo, porque aumentam taxas de colesterol e triglicérides e se acumulam no tecido adiposo, aumentando também o peso, afinal são gorduras.

Gelatina,geléia, sorvetes, mel, margarina, creme de leite, chantilly, frutas cozidas sob a forma de papa, purê ou creme sem casca e sucos.

"Os carboidratos do bem que substituem o arroz são: batata-doce, quinoa cozida em grãos, inhame e mandioca. A quinoa tem aminoácidos, vitaminas do complexo B e é rica em proteína vegetal. Os demais são carboidratos do bem com menor índice glicêmico, ajudam a dar saciedade e são ricos em fibras.

Significado de hipoglicidica: Se diz de dieta pobre em carboidratos e açúcar.

Uma colher de sobremesa é suficiente para experimentar os efeitos positivos contra a hipoglicemia. Além disso, são fonte de vitaminas e minerais que ajudam a manter o nosso organismo saudável.

Uma dieta hiperproteica é aquela onde há um maior consumo de proteínas e gorduras, aliado a uma baixa ingestão diária de carboidratos. Também conhecida como dieta das proteínas, a dieta hiperprotéica prioriza carnes, laticínios e verduras, e praticamente exclui do cardápio massas, pães, doces e a maioria das frutas.

Dieta hipercalórica: Dieta com valor calórico total acima de 3000 calorias diárias. É indicada nos casos de anorexia severa.

Conheça os principais tipos de dietas hospitalares

  • Tipos de dietas hospitalares. A equipe de nutrição dos hospitais costuma criar diversos planos alimentares para cada paciente. ...
  • Dieta de rotina. ...
  • Dieta geral. ...
  • Dieta branda. ...
  • Dieta pastosa. ...
  • Dieta líquida completa.

A dieta hipossódica pode ser definida como uma alimentação restrita em sódio, com o conteúdo de sódio extrínseco (sódio adicionado ao alimento) e intrínseco (presente naturalmente no alimento) podendo variar entre 250mg a 4g dependendo da gravidade do quadro clínico do paciente (MAHAN & SCOTTSTUMP, 2002).

Dietas hiperlipídicas – para necessidades aumentadas de gorduras, como em quadros de insuficiência pulmonar crônica. A quantidade de lipídeos na fórmula é superior a 30% do valor calórico total da dieta (VET)/dia. Dietas hipolipídicas – para casos de restrição na ingestão de gorduras, como em alterações no pâncreas.

A carne possui L-carnitina, que tem efeito benéfico sobre hipertensão, inflamação e até em pacientes com insuficiência cardíaca.

Sal hipossódico, o produto elaborado a partir da mistura de cloreto de sódio com outros sais, de modo que a mistura final mantenha poder salgante semelhante ao do sal de mesa fornecendo, no máximo, 50% do teor de sódio na mesma quantidade de cloreto de sódio.

Dieta com restrição em sódio

  • EVITAR. - Embutidos: linguiça, salsicha, salame, mortadela, presunto, chouriço, paio, patês. ...
  • MODERAR. - Leite e derivados: leite, iogurte, queijo tipo minas ou frescal, ricota. ...
  • PREFERIR. ...
  • Essas informações não possuem a intenção de substituir atendimento médico.

A dieta hipocalórica significa um cardápio de baixas calorias. Assim, é utilizada por quem deseja perder peso de maneira mais rápida. Isso porque ela restringe a alimentação a um limite de calorias a serem consumidas durante determinado período, o que facilita a perda de peso.