O que pode comer frango na Semana Santa?

Perguntado por: lmoreira . Última atualização: 29 de abril de 2023
4.9 / 5 12 votos

Dessa forma, o frango também não é permitido. Somente peixes e vegetais não entram nessa categoria e o consumo é permitido. "Para nós que somos católicos existem dois significados: o de não derramar sangue para imprimir sofrimento em um animal e o de permitir que os rebanhos se recuperem.

PODE COMER FRANGO NA PÁSCOA? A abstinência de carne da Igreja Católica é advinda do judaísmo. O costume se refere a animais de sangue quente, sejam eles mamíferos ou aves, com a intenção de que não se derrame sangue nesse dia. Por isso, também não se deve consumir frango.

A tradição milenar se opõe ao consumo de carne vermelha e ... Se você está se perguntando se pode comer ovos na sexta-feira santa, a resposta é sim.

Devido ao costume seguido mencionado, frango também não deve ser consumido na Sexta-feira Santa. Para Igreja, o ideal é que o consumo seja de peixes. Entretanto, muitos cristãos seguem apenas a questão de abstenção de carne vermelha.

Porém, segundo o padre Cido, o frango não está liberado para ser consumido pelos cristãos na Sexta-Feira Santa. “Não há nenhuma explicação teológica a respeito do consumo de frango nessa data, mas a tradição sempre pregou a troca da carne pelo peixe, que é um alimento bíblico.

Hoje em dia, a prática da privação de carne durante a Sexta-Feira Santa segue vigente. O Código de Direito Canônico afirma que todas as sextas-feiras do ano devem ser reservadas para a abstinência de carne ou outro alimento, mas o jejum pode ser substituído pela realização de uma obra de caridade, por exemplo.

Não existe uma determinação sobre comer carne vermelha ou apenas consumir peixe para o Sábado de Aleluia. Orienta-se que em todas as sextas-feiras seja feito a abstinência de carne ou outro alimento.

PODE COMER FRANGO NA PÁSCOA? Devido ao costume seguido mencionado, frango também não deve ser consumido na Sexta-feira Santa. Para Igreja, o ideal é que o consumo seja de peixes. Entretanto, muitos cristãos seguem apenas a questão de abstenção de carne vermelha.

Embora alguns dos católicos, praticantes ou não, deixem de comer carne vermelha nas quartas e sexta-feiras da Quaresma, período entre a quarta-feira de cinzas e o domingo de Páscoa, a Igreja não considera pecado a quebra desta tradição que vem sendo mantida geração após geração.

Não pode matar qualquer animal, mesmo que seja para a alimentação. Não pode tirar leite.

Segundo o padre Nilton Pereira, não há nenhuma recomendação por parte da Igreja Católica para o fato dos fieis deixarem de tomar banho, limpar a casa e não pegar em dinheiro. “Nesta época, a espiritualidade é muito forte e neste período as pessoas associam o dinheiro ao fato de Judas ter vendido Jesus.

Ouvir música alta ou dançar; Tomar café da manhã (o jejum como penitência só deve terminar depois do meio-dia);

O vinho é a única bebida permitida na sexta-feira santa.
Porém, é importante salientar que, para os cristãos mais conservadores, a embriaguez é tida como pecado. Ainda de acordo com os costumes da igreja, não é permitido a participação em qualquer festa ou balada antes da meia noite.

Frutos do mar, ovos e produtos laticínios, como o queijo, também podem ser ingeridos pelos católicos durante a Semana Santa e durante todas as sextas-feiras do ano.