O que pode colocar na quartinha de Exu?

Perguntado por: ataveira . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.1 / 5 16 votos

Podendo usar somente água, ou água com ervas, cachaça, vinho, champanhe. Cada entidade passa a forma que quer que seja montada. Porém para assentamento de anjo de guarda é sempre usada somente a água.

As quartinhas servem para abrigar fundamentos do orixá ou entidade de uma pessoa, sendo, muitas vezes, tratada como se fosse o próprio orixá ou entidade. A quartinha contém em si as partes essenciais do orixá ou da entidade por ela representada.

é uma quartinha de louça Branca. se você for menino você vai usar de louça branca sem Asa e se você for menina você vai usar com asa.

Ele é seu, não precisa deixar na água, não deixe outras pessoas ficarem pegando na mão, guarde ele em um lugar mais alto do que você (ele deve ficar acima da sua cabeça), em lugar que seja seco e arejado (senão a semente mofa), e cuidado para não perder, pois caso você decida virar médium da corrente, você deverá trazê ...

Quartinha é um pequeno pote, geralmente de barro, no qual deposita água sagrada, água purificada ao Orixá e fica ao lado do assentamento do Orixá.

Obi é um fruto indispensável em rituais do Candomblé e Umbanda. Usado principalmente em ritual de Ori, Ebori, feitura de santo e outros.

Este banho serve, principalmente, para tirar as energias negativas e para a prosperidade.

A quartinha é um pequeno pote, que pode ser de barro ou louça, no qual de deposita água purificada ao Orixá e está presente nos assentamentos de todos os Orixás. Não existem opiniões para este produto.

As QUARTINHAS servem de imã espiritual para o médium, tanto o lado bom ou ruim que lhe desejam ou que assimila durante os trabalhos, nas giras ou simplesmente no que acontece diariamente. Todos os fluidos são absorvidos pelas energias constantes da água contida nas QUARTINHAS.

A Pemba é um giz em formato cônico e sua principal função nos rituais é para a escrita do ponto riscado, representando determinada falange de espíritos ou guia. Seu pó tem uso para rituais de limpeza energética e proteção.

Segundo Leal de Souza, que vivia a Umbanda em sua origem, as Sete Linhas da Umbanda eram:

  • OXALÁ;
  • OGUM;
  • OXOSSI;
  • XANGÔ;
  • IANSÃ;
  • IEMANJÁ;
  • AS ALMAS.

Existem outras formas de trabalhar com a quartinha que são diferentes, dentre elas existe as quartinhas de proteção, as quartinhas para Orixás e também a quartinha com uso de mais elementos, como é o caso do Obi e Orobo.

Quarta-feira - Vela amarela
Acenda a vela e, olhando fixamente para a chama, faça uma oração de sua preferência para o seu anjo da guarda, pedindo proteção e alegria. Você pode realizar a oração antes de começar a trabalhar ou estudar, para ficar mais motivado(a) e concentrado(a) para realizar as tarefas.

Se a pessoa não tem uma casa espiritual onde firmar sua vela, pode ser em casa mesmo sem problema algum.

Omi (água) e obi (semente africana), por exemplo, são elementos indispensáveis no Bori. Bori é um ritual da religião tradicional iorubá e consequentemente das suas afrodescendentes, como o candomblé, e principalmente os da candomblé Queto. É um rito elaborado a quem se propõe a ingressar na religião dos orixás.