O que pode causar uma inflamação no olho?

Perguntado por: aalmada . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.9 / 5 16 votos

Inflamações no olho geralmente resultam de uma infecção por vírus ou bactérias. Mas a inflamação também pode ser inespecífica. Diferentes quadros clínicos são diferenciados dependendo de quais partes do olho estão afetadas.

1) Use gelo ou colheres geladas na região. O truque com gelo é um dos mais conhecidos para amenizar o inchaço dos olhos, mas vale ser lembrado para quem quer uma ajuda rápida para disfarçar o problema e não sabe por onde começar. Basta separar dois cubinhos pressioná-los um em cada olho por alguns minutos.

Conjuntivite é a inflamação da conjuntiva, membrana transparente e fina que reveste a parte da frente do globo ocular (o branco dos olhos) e o interior das pálpebras. Em geral, ataca os dois olhos, pode durar de uma semana a 15 dias e não costuma deixar seqüelas.

O glaucoma é uma doença silenciosa e a principal causa da perda irreversível da visão. Ela surge quando o nervo óptico passa a apresentar algum tipo de dano. A informação deixa de ser levada de forma correta entre o olho e o cérebro.

Seus principais sintomas são vermelhidão, secreção, inchaço e sensação de “areia” nos olhos. Ela é normalmente transmitida por contato, ou seja, se você tocar em uma superfície contaminada e levar a mão aos olhos, poderá se contaminar.

Tipos e causas mais comuns de infecções no olho

  • Conjuntivite. A conjuntivite é uma inflamação da conjuntiva, a membrana transparente que cobre a parte branca do olho e a superfície interna das pálpebras. ...
  • Ceratite (queratite) ...
  • Celulite. ...
  • Blefarite bacteriana. ...
  • Uveíte.

A resposta é não. O soro fisiológico embora possa ser um grande aliado em alguns momentos - para limpar feridas, lavar as narinas, tratar a desidratação - ele não é recomendável para ser aplicado nos olhos e nem nas lentes de contato. Em sua composição carrega muito sódio e pode irritar ainda mais os olhos.

O que causa a secreção nos olhos? Entre as principais condições oculares comuns associadas a secreção excessiva nos olhos estão: Conjuntivite: uma inflamação da conjuntiva – a fina membrana que reveste o “branco” do olho (esclera) e a superfície interna das pálpebras. Herpes ocular: infecção ocular viral recorrente.

Infecções oculares ocorrem quando microrganismos nocivos — bactérias, fungos e vírus — invadem qualquer parte do globo ocular ou tecidos vizinhos, incluindo a superfície transparente frontal do olho (córnea) e a fina membrana que reveste o exterior do olho e a parte interior das pálpebras (conjuntiva).

Ceratite é o nome científico dado para a inflamação da córnea, uma membrana transparente que fica na região frontal do olho. Também conhecida por “ceratomalacia” e “queratite”, essa inflamação pode surgir devido a uma série de fatores, sobretudo por lesões ou infecções causadas por vírus, fungos ou bactérias.

Para lavar o olho com muitas secreções, molhe uma gaze com soro fisiológico armazenado previamente em geladeira e passe no sentido do canto do olho para fora. Não se esqueça de usar uma gaze para cada olho, para evitar contaminações.

Tratamento. O tratamento com antibióticos (tetraciclina, eritromicina, azitromicina, ou sulfa) de uso local (colírios e pomadas oftálmicas), ou por via oral, deve ser introduzido tão logo tenha sido feito o diagnóstico clínico, antes mesmo de saírem os resultados dos exames laboratoriais.

A tobramicina é um antibiótico prescrito para diversas doenças, entre elas a conjuntivite bacteriana. Sua resposta ao tratamento, geralmente, se inicia em um a dois dias, melhorando a saída de secreção ocular e melhorando a hiperemia e a irritação.

O Glaucoma é uma doença que possui tratamentos, mas não tem cura.

Passar muito tempo ao computador, ler em movimento, não usar óculos de sol ou adiar constantemente a visita ao médico oftalmologista. São vários os comportamentos que adotamos no quotidiano (muitas vezes, sem nos apercebermos) e que nem imaginamos que podem estar a prejudicar os nossos olhos.

Conheça as principais doenças e distúrbios que afetam nossa visão, seus sintomas e tratamentos

  • ECTASIAS DE CÓRNEA. Doença mais rara, é o afinamento corneal central ou paracentral. ...
  • AMETROPIA. ...
  • CONJUNTIVITE. ...
  • CATARATA. ...
  • GLAUCOMA. ...
  • BLEFARITE. ...
  • HETEROCROMIA.

Uma das infecções oculares mais conhecidas, a Conjuntivite pode ser causada por vírus, bactérias ou fungos e é transmitida por contato, em ambientes fechados ou a partir do compartilhamento de objetos como toalhas e maquiagens contaminados.

Por exemplo, o mapeamento de retina e a fundoscopia (popularmente conhecida como exame de fundo de olho) podem detectar doenças infecciosas, crônicas, vasculares, neurológicas, hematológicas, reumáticas e, claro, também dos olhos.

O tratamento do terçol é feito com aplicação de calor úmido no local. Nos casos de infecção por bactérias, o oftalmologista irá indicar a aplicação de colírios ou pomadas com antibióticos e a aplicação de compressas de água quente.

Diagnóstico: O mais importante para o diagnóstico da toxoplasmose ocular é o exame de fundo de olho com as pupilas dilatadas, quando o médico oftalmologista encontra a típica do toxoplasma. Geralmente não são necessários exames de sangue para confirmar o diagnóstico, apesar da sorologia negativa excluir a toxoplasmose.