O que pode causar uma febre de 40 graus?

Perguntado por: igeraldes . Última atualização: 28 de janeiro de 2023
4.5 / 5 8 votos

Infecções por vírus, bactérias e parasitas, doenças do sistema nervoso ou cardiovasculares são fatores que podem provocar o aumento da temperatura corporal. Em geral, a febre é um sintoma passageiro e ao perceber esse quadro o paciente deve buscar auxílio médico para descobrir qual é a real causa do problema.

De modo geral, as nossas dicas para baixar a febre alta são:

  1. Use roupas leves e folgadas;
  2. Fique em locais bem arejados;
  3. Coloque uma toalha umedecida sobre a testa e pulsos;
  4. Tome banho com água morna;
  5. Beba bastante água e líquidos em geral.

A temperatura mais alta já registrada na Terra foi de 56,7°C, em julho de 1913, no Vale da Morte, no meio do deserto do Mojave, na Califórnia (EUA).

Como já referido, o grau de febre associado às convulsões febris é variável e depende do limiar de cada criança. Na maioria das vezes, a temperatura precisa estar acima dos 39ºC, mas em cerca de 25% dos casos as convulsões surgem com febre entre 38 e 39ºC.

127ºC

Testes mais recentes e menos perigosos foram capazes de descobrir a exata temperatura máxima que podemos aguentar: 127ºC, por 20 minutos.

A temperatura para febre acima de 39,4ºC pode indicar uma infecção bacteriana, principalmente se for acompanhada de calafrios. Além disso, a febre alta é capaz de desencadear convulsão febril em crianças de seis meses a três anos que tenham predisposição genética e febre repentina7.

A febre pode aparecer nos dois tipos de infecção, mas com características diferentes em cada uma. Na bacteriana, elas geralmente são mais altas e pioram após alguns dias, enquanto na viral, elas melhoram depois desse mesmo período.

Mas toda febre merece atenção, em especial, quando ela varia dos 39,4º e 41,1º a situação é bastante grave. Pode causar irritabilidade, alucinação e até mesmo convulsão. Cuidados também para os quadros febris persistentes, aqueles que duram vários dias, mesmo que não haja doença evidente.

A gripe é a campeã das doenças nas quais a febre se manifesta em primeiro lugar. Nesses casos, a temperatura corporal pode atingir até os 42 ºC, dependendo da força no vírus naquele organismo.

Os medicamentos utilizados para o tratamento da febre chamam-se antipiréticos (baixam a temperatura corporal) e aqueles que mais se utilizam são o paracetamol e o ibuprofeno.

Mas se a gente ver que essa febre é uma febre mais alta, acima de 38,5 ºC, e ela está mantendo ao longo dos dias, mesmo com o uso de antitérmicos, essa situação merece ser avaliada por um médico”. O médico explica que a maioria dos quadros de infecção pelo coronavírus são quadros com pouco ou nenhum sintoma.

Algumas pessoas podem até dizer: quando tive febre fiquei sonolento, dormi por horas seguidas. Mas não é um sono de boa qualidade. Porém, ainda que durante a febre o sono tenha uma qualidade inferior, dormir é parte importante do processo de cura”, explica o especialista.

Esses casos são principalmente infecções bacterianas e localizadas, que podem variar bastante em relação ao risco e à severidade da doença. Por exemplo, a febre intermitente pode ser sinal de infecção urinária, mas também é um sintoma comum de infecções como a tuberculose ou pneumonia.

Febre é uma resposta natural do corpo para combater invasores, tais como vírus, infecções, parasitas, bactérias ou outros agentes nocivos a nossa saúde.

Pode demorar de 30 a 60 minutos para que a dipirona comece a surtir efeito, e sua ação tem posologia de 6 em 6 horas ou de 8 em 8 horas.

Algumas crises convulsivas podem acontecer durante o sono.

Compressa fria e repouso são aliados para evitar o mal-estar provocado pela alta temperatura. Veja outras dicas para baixar a febre sem medicamentos. Compressa fria e repouso são aliados para evitar o mal-estar provocado pela alta temperatura.

Causas da hipotermia
A principal e única causa da hipotermia é a longa exposição ao frio intenso. Ou seja, quando o ser humano se encontra em um ambiente com temperaturas muito baixas. Este estado acontece porque o corpo humano libera mais calor do que consegue reter, resultando na diminuição da temperatura corporal.

A hipertermia acontece quando a temperatura central do corpo (que é definida entre 36,6ºC e 37,6ºC) passa por um aumento abrupto, geralmente acima de 40ºC, comprometendo os tecidos e órgãos do nosso corpo.