O que pode causar um prolapso retal?

Perguntado por: amonteiro . Última atualização: 1 de junho de 2023
4.1 / 5 6 votos

Em geral, o prolapso é mais frequente em pessoas com mais de 60 anos, tendo como principal causa o músculo anal fraco devido ao envelhecimento, contudo também pode ocorrer devido a um esforço muito intenso para evacuar, à prisão de ventre ou a infecção pelo verme Trichuris trichiura.

Vinocard Q10 10mg, caixa com 30 comprimidos revestidos.

Tricuríase é uma infecção causada por Trichuris trichiura.

Pode ocorrer sangramento retal. A perda do controle sobre a defecação (incontinência fecal.

Se o prolapso retal foi causado por uma prisão de ventre, é recomendado o tratamento com laxantes e o aumento da ingestão de alimentos ricos em fibras, a fim de tentar reduzir o esforço na hora de evacuar e regular o intestino.

É importante não confundir o prolapso retal com as hemorroidas. Enquanto no prolapso é o reto que se projeta para fora do ânus, as hemorroidas são veias do intestino que se dilatam e podem ou não vistas via anal.

Coloproctologista é um médico especializado em doenças do intestino grosso: cólon, reto e ânus. Ele é o profissional responsável pelo diagnóstico e tratamento, tanto clínico quanto cirúrgico, dessas doenças.

Proctosan 05 + 2 + 2 + 10% pomada retal tubo com 20 g + 1 aplicador | Farmácia Online Drogal.

O tratamento para prolapso retal inclui a compressão das nádegas para tentar reintroduzir o reto para dentro do ânus ou, caso seja necessária, a reintrodução manual do reto pelo médico proctologista.

O fortalecimento da musculatura do assoalho pélvico, com os exercícios de Kegel e o pompoarismo, representam o pilar do tratamento fisioterápico e indicada no prolapso grau 1 e 2. A fisioterapia auxilia tanto no tratamento, como na prevenção do prolapso dos órgãos pélvico.

Você deve aumentar a quantidade de fibras na sua dieta gradativamente – um aumento repentino pode causar dor abdominal e gases. Se a quantidade de fibra na sua alimentação não for suficiente para manter as fezes macias, você deveria pensar em tomar um suplemento de fibras. Também é importante tomar bastante líquido.

Você tem sentido dores abdominais, cansaço excessivo e alterações no apetite? Saiba que estes podem ser sintomas clássicos de verme na barriga, além deles tem vários outros que você precisa conhecer.

Uma das possíveis consequências do parasitismo intenso é o prolapso retal, sendo esse o sinal mais característico da doença. O prolapso retal ocorre pelo esforço contínuo decorrente do tenesmo, sendo, nesse caso, comum avistar vermes aderidos à mucosa do reto exteriorizada.

Pseudoprolapso retal
Verificação: exteriorização da ampola retal. Mecanismo de formação: o aumento da pressão intra-abdominal e intra-pélvica causada pelo meteorismo post mortem é o fator desencadeador desta alteração.