O que pode causar tontura e vontade de vomitar?

Perguntado por: lmendes . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.6 / 5 12 votos

Dor de cabeça, enjoo, tontura, sonolência e fraqueza: o que pode ser? Dor de cabeça, enjoo, tontura, sonolência e fraqueza são sintomas típicos de várias alterações no organismo, como hipoglicemia, anemia, estresse e má qualidade de sono, bem como doenças, especialmente infecções virais.

Náusea e vômito são sintomas da labirintite? Um incômodo no abdômen ou até mesmo o vômito podem ser sinais aparentes de labirintite. Isso ocorre porque as náuseas e a regurgitação são, na maioria das vezes, consequências de outros sintomas da doença.

O que fazer ao sentir tontura?

  1. Sentar. A primeira coisa a fazer ao sentir tontura é se sentar ou encontrar um lugar seguro para se apoiar, a fim de evitar quedas e possíveis lesões. ...
  2. Tomar ar e respirar profundamente. ...
  3. Mantenha os olhos abertos. ...
  4. Evite ingerir líquidos e alimentos.

Quando a tontura é preocupante? De acordo com o Dr. Marcus Tulius, este sintoma causa preocupação quando está acompanhado de outros sinais que afetam a rotina, ou seja, impedem de trabalhar, fazer atividades físicas ou provocam mudanças no sono. Em casos assim, busque uma avaliação médica.

São exemplos de doenças que causam tontura: doenças cardíacas, diabetes Mellitus descompensado com hiper ou hipoglicemia, pressão alta ou pressão baixa, beber pouca água, desidratação, qualquer tipo de infecção, estresse, ansiedade, depressão, síndrome do pânico, distúrbios do sono e outras.

Quais são os principais sintomas?

  • Perda súbita da força, formigamento e/ou dormência em um dos lados do corpo.
  • Dificuldade repentina de falar ou compreender o que se fala.
  • Perda visual, particularmente quando afeta um lado só
  • Tontura ou desequilíbrio súbitos.
  • Dor de cabeça intensa.

Alteração da força muscular ou formigamento, principalmente dos braços, pernas ou de um lado do corpo. Assimetria facial. Dificuldade na fala.

De acordo com o especialista, geralmente os sintomas do “AVC Silencioso” são inespecíficos, como queixas de memória, alguma dificuldade leve de mobilizar ou sentir membros e alterações de linguagem.

Como reconhecer a labirintite? O sinal mais conhecido da labirintite é a vertigem, quando você sente que tudo ao seu redor está se movimentando. Porém, existem outros sintomas que pedem atenção: tonturas, náuseas, suor excessivo, perda da audição, desequilíbrio, zumbido.

O procedimento mais importante para o diagnóstico de labirintite é o exame otoneurológico, um tipo de exame que testa a função do labirinto, responsável pelo equilíbrio e os sistemas envolvidos para o seu bom funcionamento. Além disso, ele também testa outros elementos ligados ao sistema nervoso.

O tratamento para Labirintite, que é um quadro viral na maioria dos casos, consiste em repouso, hidratação, alimentação saudável, sono de qualidade e medicamentos para aliviar os sintomas, quando muito intensos.

Erva-doce, limão, mel ou gengibre.

Frutas. Maçã e banana são exemplos de frutas relacionadas à melhora de sintomas de enjoo, segundo a ciência.

Tontura psicológica (emocional)
Este tipo de tontura possui relação direta com nosso subconsciente e consciente. Pessoas que têm problemas emocionais ou psicológicos, quando estão em estado de crise, tendem a perder o ritmo da respiração, causando alterações graves.

O colesterol também pode causar a tontura. Isso porque ocorre um engrossamento do sangue que afeta a oxigenação do labirinto. E, consequentemente, prejudica o equilíbrio da pessoa. Por isso é muito importante em casos de vertigens constantes fazer um exame de sangue para detectar o LDL, o mau colesterol.

É possível considerar que a tontura pode ser causada por sono. Isso ocorre, uma vez que interação sintomática da tontura e distúrbios do sono é frequente e deveria ser motivo de abordagem terapêutica conjunta.

A relação entre tontura e ansiedade é frequente no relato de pacientes, mas não podemos afirmar que a ansiedade é a causa única de um quadro persistente de tontura. Na maioria dos casos, episódios de estresse ou ansiedade agravam ou funcionam como gatilho para disfunções ou doenças que não foram diagnosticadas.

Vertigem é um tipo particular de tontura, caracterizando-se por sensação de rotação. Labirintite é uma enfermidade de rara ocorrência, caracterizada por uma infecção ou inflamação no labirinto. O termo é utilizado de forma equivocada para designar todas as doenças do labirinto.

Dor de cabeça, enjoo, tontura, sonolência e fraqueza são sintomas típicos de várias alterações no organismo, como hipoglicemia, anemia, estresse e má qualidade de sono, bem como doenças, especialmente infecções virais. É fundamental realizar uma avaliação médica para obter um diagnóstico.