O que pode causar ressecamento nos pés?

Perguntado por: acastro8 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.9 / 5 10 votos

Podem ser causados por hábitos prejudiciais como passar muito tempo em pé durante o dia, utilizar calçados abertos com frequência ou mesmo andar sem sapatos.

"Em alguns casos, as fissuras podem estar associadas a algumas doenças, como hipotireoidismo, diabetes, psoríase plantar, dermatites e as ceratodermias, doenças genéticas mais raras.

Pés descascando por problemas no fígado
Como o fígado é responsável por produzir a bile, que ajuda a solubilizar as gorduras e absorver os ácidos graxos essenciais, como é o caso do ômega-3, os pés rachados e descascando podem ser um sinal de que ele não tem funcionado bem na absorção das gorduras.

O tratamento caseiro inclui, ainda, um escalda-pés duas vezes por semana para amolecer a pele e garantir melhor penetração do creme hidratante. Para o escalda-pés, é necessário uma bacia com água morna e duas colheres de creme hidratante. Basta misturar e deixar o pé de molho por 5 a 10 minutos.

Top 5 Melhores Cremes para os Pés de 2023: Guia de Compra

  • Ureadin Podos Hidratante ISDIN.
  • Creme para os Pés 10% Ureia + Ceramida FNH UreiaRepair Plus Eucerin.
  • Creme Renovador Para os Pés CeraVe.
  • Creme Hidratante para os Pés Weleda.
  • Hidratante Para Pés Norwegian Neutrogena.

A principal causa do pé rachado é a falta de hidratação, que deixa a pele menos flexível e mais fácil de quebrar. Quem não bebe a quantidade de água necessária durante o dia também tem uma pele mais seca e, por isso, tem maiores chances de ficar com os pés rapidamente ressecados.

A razão mais comum de pés descascando é a desidratação da pele. A região dos pés sustenta todo o peso do corpo ao longo do dia. Por esse motivo, a circulação de sangue é mais lenta nessa região, o que também desfavorece a hidratação.

Identificar características como alteração de cor e calosidades nos pés pode ser sinal de doenças como diabetes, hipertensão e má circulação. No consultório médico, a análise dos pés é essencial. Ela pode detectar doenças como diabetes, hipertensão e má circulação.

Óleo de Coco Extravirgem

Os pés merecem cuidados especiais, pois estão mais expostos ao ressecamento, já que não possuem glândulas sebáceas. O Óleo de Coco Extravirgem é um grande aliado na recuperação deste tecido, pois prolonga a hidratação dos pés, deixando-os macios e suaves.

Em um primeiro momento, os sinais costumam ser dor e inchaço abdominal. A pele e os olhos também podem ganhar um tom amarelado, característico das doenças hepáticas, sendo também o sintoma mais famoso, junto com a urina em tonalidade escura e as fezes esbranquiçadas, acompanhadas ou não por odor forte.

A saída é aplicar um hidratante específico para a região, de preferência um creme hidratante que, além de repor a água perdida e amaciar a pele, forma uma película protetora que previne a desidratação. Se quiser potencializar a absorção do produto, aplique o creme nos pés antes de dormir e enrole-os em plástico PVC.

Essa quebra acontece pela perda de elasticidade da pele do calcanhar. O uso frequente de calçados apertados ou abertos que ocasionam uma agressão aos pés. Hereditariedade, má alimentação, excesso de peso e doenças como a psoríase e diabetes são alguns dos fatores que ocasionam as rachaduras.

Uma colher de sopa de mel, uma colher de sopa de azeite de oliva e um pouco de água. Duas colheres de sopa de vaselina com algumas gotinhas de limão. Depois de massagear bem os pés, você coloca uma meia e deixa agir durante a noite.

“Então, não é recomendado utilizar calçados abertos?”, alguém pode perguntar. Você pode, sim, utilizar as rasteirinhas e chinelos no seu dia a dia, mas procure alternar o uso com calçados fechados, que protegem mais a pele da sola do – além de procurar modelos abertos que proporcionem uma boa sustentação.

O exame com o baropodômetro computadorizado é indolor, não invasivo e com alta precisão. É indicado para pacientes com qualquer idade, sejam atletas profissionais, amadores, portadores de deformidades posturais e nos pés ou mesmo quem sente dores regulares.

Os pés ajudam a identificar diversos problemas de saúde, entre eles, a hiperidrose dos pés. Nessa situação, os membros exalam odor desagradável mesmo após o banho e, além disso, apresentam também excesso de suor. O mais indicado é que os pés sejam higienizados com sabão antibacteriano e mantidos sempre secos.