O que pode causar queda de cabelo e unhas fracas?

Perguntado por: igonzaga . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.5 / 5 16 votos

As unhas quebradiças e a queda de cabelo excessiva podem alertar para problemas, em que os mais comuns são: anemia, falta de nutrientes e vitaminas, má circulação ou até distúrbios hormonais como hipotireoidismo e hipertireoidismo.

Alguns alimentos são recomendados para fortalecer as unhas e os cabelos. Peixes como salmão, atum e sardinha, por exemplo, são benéficos por possuir zinco, proteína e ômega 3. Já as vitaminas do complexo B podem ser encontradas em cereais como arroz integral e aveia, e ajudam a prevenir a calvície.

A vitamina A auxilia no crescimento capilar e no combate à queda de cabelo, desde que seja ingerida e não adicionada em produtos capilares. Ela ainda tem a função de fortalecer o sistema imunológico, garantir um bom funcionamento dos órgãos reprodutivos e manter a saúde da nossa visão e pele.

A deficiência de vitaminas, como a vitamina D, vitamina B12 e ferro, pode levar à queda de cabelos. Essas vitaminas são importantes para a saúde do cabelo, pois ajudam a fortalecer as raízes e promover o crescimento saudável dos fios.

TRATAMENTO COM AZEITE DE OLIVA
Esse procedimento hidrata as unhas e evita que elas se quebrem com facilidade. Ferva uma xícara de água e coloque duas colheres de azeite de oliva. Coloque as mãos na água quente por 10 minutos. Não enxague as mãos após o procedimento, deixe o produto agir e secar naturalmente.

Receita caseira para queda de cabelo com óleo essencial de alecrim e hortelã Os óleos de alecrim e de hortelã também são ótimos no tratamento contra a queda capilar. Isso porque ambos ativam a circulação do couro cabeludo, nutrindo a região e estimulando o crescimento dos fios.

Quando cabelo cai, o que fazer para reverter a situação inclui, na maior parte das vezes, o uso de um shampoo antiqueda ou tônico antiqueda. Esses produtos têm formulações com substâncias antioxidantes, como a cafeína, que ajuda a reduzir o envelhecimento celular.

Diabetes, hipertensão e outras doenças silenciosas
Assim como o cigarro, algumas doenças silenciosas podem causar o mesmo tipo de dano, resultando na perda de cabelos, como é o caso da diabetes, hipertensão, taxa de triglicerídeos alta ou obesidade.

A queda excessiva de cabelo pode estar relacionada a predisposições genéticas e alterações hormonais, ligadas a distúrbios de tireoide e síndrome dos ovários policistos, por exemplo. Pode ser também sintoma de doenças autoimunes, como o lúpus, ou ser desencadeada pelo estresse ou uso de determinados medicamentos.

Não se deve tomar vitaminas sem a orientação de um profissional da saúde. Isso porque, se elas forem ingeridas em excesso, podem levar a reações alérgicas, além de causar toxicidade ao organismo.

biotina

Também conhecida como biotina, a B8 é sua principal aliada quando você quer unhas mais fortes. Ela ajuda no fortalecimento da imunidade do corpo e renova as células da pele, assim como cabelo e unhas. Você a encontra em carnes vermelhas, grãos, ovos e legumes como ervilhas e cenouras, cogumelos e castanhas.

Para fortalecer as unhas fracas e quebradiças o que se pode fazer é usar uma base fortalecedora de unha, proteger as mãos diariamente com luvas durante as tarefas domésticas, usar creme hidratante nas mãos e nas unhas e ter uma alimentação saudável, rica em alimentos fontes de ferro, vitamina A e do complexo B.

Entre os benefícios da folha de goiabeira para o cabelo estariam, principalmente o combate à queda capilar, com o fortalecimento dos fios, e o estímulo ao crescimento do cabelo. Mas além disso, acredita-se que a planta ainda possa colaborar com a hidratação e o brilho dos fios e ainda com o controle da oleosidade.

Em geral, a queda de cabelo por estresse manifesta-se cerca de três meses após o evento estressor ou o pico de cortisol no organismo. Também é comum que esse quadro, quando os níveis de estresse retornam ao normal, melhore naturalmente em cerca de seis meses.

em torno de 3 a 6 meses após a normalização do estoque de ferro. em torno de 3 a 6 meses após a normalização dos níveis de um hormônio. em torno de 3 a 6 meses do início do tratamento de uma calvície. em torno de 3 a 6 meses após o início do tratamento de um eflúvio telógeno crônico primário.

O que é e para que serve Lavitan A-Z? Lavitan A-Z é um suplemento vitamínico e mineral para complementar a alimentação de adultos. Com sua fórmula balanceada rica em zinco, auxilia os homens na produção de testosterona, além de fortalecer o sistema imunológico e fornecer mais energia para o dia a dia.

Chás e extratos de plantas para queda de cabelo

  • Saw Palmetto. O Saw palmetto, Serenoa repens ou Serenoa serrulata, talvez seja a mais conhecida das plantas para queda de cabelo. ...
  • Extrato de cavalinha para queda de cabelo. ...
  • Ginkgo biloba. ...
  • Ginseng. ...
  • Urtiga para queda de cabelo. ...
  • Chá verde. ...
  • Uso de plantas para queda de cabelo.

Nesses casos solicitar: testosterona total e/ou testosterona livre, sulfato de dehidroepiandrosterona (SDHEA), 17-hidroxiprogesterona e prolactina.

Infecções pelo HIV, hepatites B e C são alguns exemplos de doenças infecciosas que podem levar ao aumento da queda de cabelo, devendo, portanto, serem investigadas. A queda de cabelo nessas infecções costuma ser difusa, crônica, sem grandes diferenciais para a queda provocada por outras causas.

Queda excessiva de cabelo pode ser sinal de câncer de próstata.