O que pode causar problemas na fala?

Perguntado por: ipaz7 . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.9 / 5 19 votos

A causa mais comum é o AVC, mas também pode ser causada por tumores cerebrais, encefalites, traumatismos cranioencefálicos, entre outras. Esse transtorno de linguagem pode alterar a fala, a compreensão, a leitura e a escrita e assim comprometer a comunicação do indivíduo em diversos graus.

A dislexia, a disgrafia e disortografia são alguns dos distúrbios de linguagem mais freqüentes.

Quais são as causas por trás do atraso na fala?

  • falhas na audição;
  • distúrbios específicos de linguagem;
  • alterações neurológicas;
  • deficiência intelectual;
  • autismo;
  • apraxia da fala;
  • falta de estimulação verbal;
  • uso excessivo de aparelhos eletrônicos.

As afasias normalmente ocorrem após lesões cerebrais, que geralmente acometem o lado esquerdo do cérebro (hemisfério esquerdo) principalmente nas regiões frontais e temporais à esquerda, onde a maioria das pessoas possuem as redes neurais, que possibilitam as funções cerebrais da linguagem.

OS SINAIS DE ALERTA DO ATRASO DA FALA

  1. Dificuldade de compreender frases ou solicitações verbais.
  2. Não tentar imitar sons ou palavras.
  3. Preferir gestos do que a voz para se comunicar.

De acordo com a literatura, os indivíduos sob o efeito da ansiedade podem apresentar alguns problemas da comunicação, como: voz mais aguda ou quebras na frequência, ressonância laringo-faríngea, respiração superficial, aumento da tensão muscular, restrição do vocabulário, disfluência, entre outros(16,22).

A apraxia da fala (AFI) é um distúrbio neurológico que afeta a condição motora da fala, criando dificuldades na pronúncia de palavras, sílabas e sons.

Alteração no ritmo da fala; Dificuldade em se fazer entender oralmente por uma pessoa estranha a ele.

O distúrbio da comunicação ocorre quando um indivíduo não consegue compreender ou expressar suas ideias, seja pelo meio verbal e/ou gestual. Dificuldades relativas à aquisição dos sons ou fonemas da língua, caracterizada pela ocorrência de omissões, trocas ou distorções dos sons que compõem as palavras.

Alterações na fala podem ser encontradas tais como: substituições, omissões e/ou distorções dos sons, podendo estar relacionadas às dificuldades da língua (o que caracterizaria uma dificuldade cognitivo-linguística), com a percepção auditiva dos sons e/ou com a produção dos mesmos2.

O que é TDL ? TDL significa Transtorno do Desenvolvimento da Linguagem. Crianças com TDL têm dificuldade para se comunicar e se expressar com clareza, muitas vezes também têm problemas para entender o que as pessoas dizem, independente do idioma utilizado.

O atraso no desenvolvimento da fala e da linguagem podem ser os primeiros sinais que leva ao diagnóstico de doença graves, com repercussões em outras esferas do desenvolvimento que naquele momento ainda não são perceptíveis, e por isto não deve ser negligenciado.

Para o médico, em geral, os atrasos de linguagem são "maturacionais", e portanto, transitórios, à medida que a criança cresce, se desenvolve e amadurece. Mas também há casos "lesionais" que revelam um distúrbio. "A fala errada, por exemplo, é normal e transitória até os quatro anos.

Atraso na fala é sinal de autismo?

  1. Falta ou ausência de contato visual;
  2. Dificuldade em entender e compartilhar emoções;
  3. Prejuízos na interação social;
  4. Não se virar para olhar quando chamado pelo nome;
  5. Fixação por objetos que não chamem a atenção das demais pessoas;
  6. Movimentos repetitivos com o corpo ou fala.

O diagnóstico de afasia é clínico. Por meio da observação clínica e testagem, como: conversas, exercícios de linguagem, solicitação para nomear objetos, repetir frases, formular frases, teste de compreensão de frases, entre outros.