O que pode causar problemas emocionais?

Perguntado por: rvarela . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.5 / 5 17 votos

Vários fatores podem ocasionar uma crise emocional, entre eles:

  • conflitos em relacionamentos;
  • perda de um ente querido;
  • estresse e pressão em excesso no trabalho;
  • situações de violência;
  • problemas financeiros;
  • perda de emprego;
  • uso de substâncias tóxicas.

A crise emocional é uma reação do corpo perante a situações de sofrimento e pressão psicológica intensa, onde a pessoa não sabe como lidar e não consegue controlar da maneira correta.

O psicólogo conta com habilidades para tratar, por meio de técnicas da psicoterapia, os diversos transtornos mentais, comportamentais e emocionais que o paciente possa ter. Em geral, a psicoterapia é realizada por meio do diálogo entre psicólogo e paciente.

O cansaço mental ou estafa mental pode gerar problemas físicos e mentais, como insônia, hipertensão, dores, gastrite, dificuldade para se concentrar, baixa imunidade, entre outras doenças. Ele pode até chegar ao burnout, uma síndrome causada pela exaustão extrema, geralmente relacionada ao trabalho.

Os sintomas mais comuns incluem dor de cabeça, desordens do sono, dificuldade de concentração, temperamento explosivo, estômago perturbado, insatisfação no trabalho, moral baixo, depressão e ansiedade. Tanto o estresse de curto quanto o de longo prazo podem ter efeitos sobre o seu corpo.

A depressão é uma doença psiquiátrica que afeta o emocional da pessoa, que passa a apresentar tristeza profunda, falta de apetite, desânimo, pessimismo, baixa auto-estima, que aparecem com frequência e podem combinar-se entre si.

A crise emocional é caracterizada por um desgaste psicológico que pode ser decorrente de diversos fatores na vida de uma pessoa. Também conhecida como surto emocional, ela se instala quando o sofrimento psíquico é muito grande, ultrapassando a capacidade do indivíduo de lidar com a crise.

O Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG) é um tipo de ansiedade intensa, excessiva e persistente. Na TAG, a condição da ansiedade é permanente, interferindo na qualidade de vida do portador de forma significativa.

Dores musculares, enxaquecas e problemas gastrointestinais podem ter causas psicossomáticas. Depressão e outras questões mentais costumam enfraquecer o sistema imunológico. Por isso, ao observar dores que não passam e gripes e resfriados constantes, vale a pena procurar um psiquiatra.

As doenças emocionais, também chamadas de psicossomáticas, são sintomas físicos causados por algum nível de sofrimento emocional, isto é, quando uma emoção ou sentimento tem a capacidade de gerar ou agravar uma doença ou sintoma no corpo.

Você deve ir ao psicólogo (a) primeiro pois é ele(a) que cuida de conflitos psicológicos, em terapia sem uso de medicamentos. O psiquiatra trata de doenças mentais com medicamentos, ou seja, em casos mais graves. O psicólogo(a), em primeira instância saberá avaliar a sua situação e orientá-lo (a).

A esquizofrenia é a principal condição designada como Transtorno Grave e Persistente, não só por ter a maior prevalência entre os distúrbios graves em Saúde Mental (cerca de aproximadamente 1% da população sofre deste transtorno), como também por seu caráter estigmatizante, seu curso longo e persistente, bem como pelo ...

Fantasiar é muito normal sim, faz parte da vida desde muito cedo e são inclusive necessárias para lidar com as angustias e desejos. Agora, se está de alguma forma causando prejuízo ou sofrimento é importante buscar auxilio e ajuda profissional.

8 sintomas psicológicos da ansiedade

  1. Ver perigo em situações cotidianas. ...
  2. Preocupação excessiva. ...
  3. Inquietação. ...
  4. Medos ilógicos. ...
  5. Estar sempre à beira de um ataque de nervos. ...
  6. Falar em público, nem sonhando. ...
  7. Pensamentos obsessivos. ...
  8. Insônia.

O esgotamento psicológico é um termo que pode ser confundido com a fadiga, embora tenham certas diferenças. A fadiga mental está relacionada aos sintomas prolongados de estresse, ansiedade, depressão ou excesso de trabalho. Esse tipo de fadiga é diferente do esgotamento psicológico, por exemplo.